Alimentação

Chá de Cavalinha: Como Funciona? Emagrece Mesmo? 2024

3.4/5 - (5 votes)

Você já ouviu falar sobre o chá de cavalinha? Essa bebida é poderosa e repleta de diversos benefícios para o corpo como ação antioxidante e emagrecimento. Esse chá de cavalinha é feito a partir de uma planta medicinal da espécie Equisetum arvense, que tem origem brasileira, e também é conhecida como equisseto e cana-de-jacaré.

A planta cavalinha é rica em diversos nutrientes e sais minerais como cálcio, potássio, ferro, além de conter substâncias antioxidantes como flavonoides e vitamina C, e o consumo regular do chá pode ajuda no processo de emagrecimento.

Saiba quais são os benefícios do chá de cavalinha e como ele pode ajudar a emagrecer!

Benefícios do chá de cavalinha

O chá de cavalinha é um ótimo aliado para quem está em busca de emagrecer com saúde, além disso, ele proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo,veja alguns:

Chá De Cavalinha Como Funciona Emagrece Mesmo

Alivia tensões

O chá de cavalinha é uma ótima opção depois de um dia cheio e estressante, pois ele alivia dores, tensões e o estresse, por conter propriedades calmantes e antiinflamatórias.

Ação antioxidante

O chá de cavalinha é rico em antioxidantes, principalmente rico em vitamina C.Os antioxidantes são essenciais para a saúde, pois ajuda o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce. Além de prevenir doenças como o câncer.

Propriedades anti inflamatórias

Alguns estudos foram feitos acerca dos benefícios da cavalinha. E em um deles,  a Pharmacal Research (Pesquisa da Área da Farmácia, tradução livre) publicou um artigo científico apresentando as propriedades antiinflamatórias da cavalinha, onde foi mostrado que 30% do inchaço em ratos foi reduzido com essa erva.

Portanto, o chá de cavalinha possui propriedades anti inflamatórias, e ajuda no processo de cicatrização da pele e do corpo como um todo.

Ajuda a tratar Amigdalite, gengivite e feridas bucais

Utilizar o chá de cavalinha como enxaguante bucal pode auxiliar o tratamento de amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais.

Para ter os resultados esperados, é  importante fazer o bochecho durante 3 minutos

Ajuda a tratar infecção da urina

O chá de cavalinha pode auxiliar bastante em casos de infecção urinária, pois além de conter propriedades anti inflamatórias, a cavalinha é alcalinizante da urina, o que ajuda a reduzir a sensação de queimação ao urinar.

Para tratar, tomar as 3 xícaras de chá de cavalinha com bastante água, assim, as toxinas da infecção serão eliminadas facilmente.

Reduz e previne a celulite

A cavalinha contém silício, um mineral que tem ação remineralizante e que contribui para a manutenção e aumento do colágeno no corpo, ajudando a aumentar a elasticidade dos tecidos e favorecendo o desaparecimento da celulite e também prevenir o aparecimento delas.

O chá de cavalinha emagrece mesmo?

Cavalinha

E quanto ao emagrecimento? O chá de cavalinha ajuda na perda de peso? Bom, o fato é que o chá de cavalinha é um ótimo diurético, por ter uma ação de eliminação de toxinas e aumentar a diurese, e devido à isso, ele contribui para o emagrecimento, pois elimina todo o inchaço causado pela retenção de líquidos, estudos foram feitos e comprovaram que esse chá aumenta a diurese em até 30%.

Atrelado a isso, a cavalinha também elimina as toxinas do corpo que causam doenças, através dos marcadores glicosídeos flavonoides, saponinas, ácido gálico, potássio e sílica.

Diante disso,  é evidente que ele ajuda  no processo de emagrecimento, pois ele acelera o metabolismo, é diurético e queima gorduras, e portanto, é uma ótima opção para quem sofre de problemas de trânsito intestinal e quer emagrecer com saúde.

Porém, é  importante associar o chá de cavalinha com uma dieta saudável  e exercícios físicos para ter os efeitos desejados, e para isso, é essencial procurar ajuda de um nutricionista para realizar um programa de reeducação alimentar conforme as suas necessidades, afinal, nenhum elemento sozinho é capaz de proporcionar um emagrecimento eficaz, isso ocorre por meio de um conjunto de ações que contribuem para o emagrecimento.

Como preparar o chá?

Preparar o chá de cavalinha é bastante simples, é igual o preparo dos chás de plantas, e aqui vai um modo de preparo para uma xícara, se quiser fazer quantidades maiores, é só aumentar conforme a proporção.

 

  • Ferva 200 ml de água
  • Após ferver, desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) de folha de cavalinha
  • Abafe por 5 minutos
  • Coe e está pronto para ser consumido!

Como tomar

O chá preparado pode ser consumido em até 15 horas, após o seu preparo, e o ideal é tomar 2 xícaras por dia e no máximo 3 xícaras, pois o chá de cavalinha é forte, e tem efeitos colaterais graves caso seja consumido em excesso. Para saber mais, consulte um nutricionista!

Contraindicações

O chá de cavalinha, apesar de ser natural e ter propriedades bastante benéficas para a saúde do corpo, não pode ser consumido por todas as pessoas, por exemplo, é contra indicado o consumo do chá de cavalinha para

 

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas que sofrem de pressão baixa
  • Pessoas com problemas renais
  • Pessoas que estão em tratamento com medicamentos diuréticos

Cuidados

Apesar de ser algo natural, não significa que pode ser consumido de qualquer forma e sem o acompanhamento de um profissional. A cavalinha tem ação diurética e nem todos podem consumir essa erva com frequência, pois ela baixa a pressão e elimina eletrólitos do corpo, sendo necessário ter cautela com o consumo desse chá.

Além disso, pode provocar dores de cabeça, anorexia, irritação no estômago e baixar os níveis de vitamina B1.

Se quiser saber como consumir o chá de cavalinha e saber se ele é indicado para o seu caso, consulte um nutricionista.

Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista e pergunte sobre o chá de cavalinha, e também, sobre como fazer o seu uso adequadamente a fim de extrair todos os benefícios desse chá. Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe seu comentário abaixo, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.