Alimentação

Dieta dos pontos: O que é e como fazer? Funciona mesmo? 2024

Rate this post

A dieta dos pontos é realizada através da estratégia de diminuição da ingestão calórica diária, consumindo menos calorias do que se gasta. Assim, o corpo começa a utilizar a energia da gordura corporal estocada para realizar as atividades metabólicas.

Foi criada em 1960 pelo médico endocrinologista Alfredo Halpern, que também era professor universitário e chefe do grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP.

Essa dieta ficou bastante conhecida por não restringir os alimentos a serem consumidos, e é feita com base na pontuação recebida pelos alimentos, ou seja, cada alimento recebe uma quantidade de pontos específicos baseados nas características nutricionais e calóricas que apresentam em sua composição.

Com base nisso, é definido o cardápio a ser seguido, a fim de atingir o objetivo de emagrecimento. É uma dieta segura, benéfica, mais fácil de ser realizada  e que funciona de verdade se seguida de maneira correta ou com o acompanhamento de um nutricionista.

Se você quer saber tudo sobre a dieta dos pontos, continue lendo esse artigo até o final pois vamos passar todos os detalhes de como funciona esse método para emagrecer com saúde!

Dieta Dos Pontos O Que é E Como Fazer Funciona Mesmo

Perder peso de forma prazerosa?

Quem disse que fazer dieta precisa ser desgastante e rigoroso? Diferente de outras dietas, ela não tem restrições, e permite a perda de peso de forma leve, tranquila, e até mesmo prazerosa, pois não restringe os alimentos nem define quais ou não podem ser consumidos.

Porém, é importante salientar que, não ter restrições não significa que não terá disciplina na escolha dos alimentos, sempre será importante escolher os melhores alimentos, com mais qualidade e nutrição, isso é bastante importante não somente para a perda de medidas, mas também para uma boa saúde em geral, afinal, nós somos aquilo que comemos não é mesmo?

Portanto, o ponto chave da dieta é: Comer menos calorias, e comer mais variedades de alimentos, isso aumenta a saciedade e a nutrição do corpo.

Leia também:

Esse método evita vários problemas decorrentes de uma dieta pesada, como por exemplo:  

  1. Crise de compulsão alimentar

Existem vários casos comprovados de pessoas que seguiram uma dieta restritiva, e logo depois apresentavam quadros de compulsão, agravando bastante o quadro, pois além de provocar o efeito sanfona,

  1. Estresse e tristeza

Em dietas restritivas, a dopamina (um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer) fica inativado e sem estímulo para realizar as sinapses, resultando em estresse e tristeza, pois comer bem faz parte das sensações de prazer.

A dieta dos pontos realmente funciona?

Dieta Dos Pontos O Que é E Como Fazer Funciona Mesmo

Em um estudo publicado pela revista The Lancet, foi comprovado que a dieta dos pontos é altamente eficaz na perda de peso, sendo a mais eficiente até mesmo para pessoas com obesidade e sobrepeso.

Esse estudo foi desenvolvido na Inglaterra, com um grupo de mais ou menos 700 pessoas com quadro de obesidade. Essas pessoas foram divididas em dois grupos, e o grupo que seguiu a dieta perdeu até duas vezes mais que o grupo que não utilizou o método da dieta dos pontos. Além disso, o grupo que utilizou o método estava com mais facilidade de continuar o processo de perda de peso em relação ao outro grupo.

É uma dieta que realmente funciona, e também, cientificamente comprovada a sua eficácia, pois o corpo precisa de energia para realizar várias funções e atividades do metabolismo, se sempre tiver alimentos, o gasto será só dos alimentos, porém, se a quantidade de calorias for diminuída, o corpo cuidará para utilizar energia da gordura corporal, resultando no emagrecimento.

 

porque o ponto principal da dieta é sempre consumir menos calorias que o corpo necessita.

Como é feita a dieta dos pontos?

Dietaponto

Primeiramente, o cálculo leva em consideração o sexo, a idade, a prática ou não de atividades físicas, e também, o quadro de saúde e necessidades vitamínicas e nutricionais de cada pessoa para poder definir a quantidade de pontos e por quais alimentos será obtido esses pontos.

 

De modo geral, cada ponto equivale a 3,6 Kcal, mas para chegar a quantidade aproximada, é preciso fazer uns cálculos de acordo com sua idade, peso e suas atividades diárias.

  1. Calcular a taxa de metabolismo basal (TMB)

Primeiro, é preciso calcular o TBM, que é a taxa de metabolismo basal, mas é uma taxa estimativa para ter uma base de cálculo, não é algo 100% exato. Para isso, é importante consultar um nutricionista.

 

As taxas funcionam assim:

 

Mulheres:

  • 10 a 18 anos: Peso x 12,2 + 746
  • 18 a 30 anos: Peso x 14,7 + 496
  • 30 a 60 anos: Peso x 8,7 + 829
  • Acima de 60 anos: Peso x 10,5 + 596

Homens:

  • 10 a 18 anos: Peso x 17,5 + 651
  • 18 a 30 anos: Peso x 15,3 + 679
  • 30 a 60 anos: Peso x 8,7 + 879
  • Acima + de 60 anos: Peso x 13,5 + 487

 

Para exemplificar:

 

Um homem de 32 anos, com 72 kg e que frequenta a academia regularmente, a base para ele é a de 30 a 60 anos. Logo, o cálculo deve ser feito assim:

 

TMB= 72 Kg x 8,7+ 879=

TMB=1,505 Kcal/dia

  1. Calcular o gasto de energia total (GET)

Após calcular o TMB, é preciso calcular o GET (gasto de energia total) com base no NAF (nível de atividade física) ;

 

NAF:

Sedentário (1,2):

Não é praticante de atividades físicas, não frequenta academia, passa maior parte do tempo sentado, trabalhando em frente ao computador,dirigindo..

Leve (1,4):

Pratica atividades mais leves como caminhadas e alongamentos, com frequência de 2 a 3 vezes por semana.

Moderado(1,6):

Nesse nível, a pessoa é praticante de atividades físicas consideradas moderadas, como danças, yoga, corridas mais leves, natação, exercícios aeróbicos e andar de bicicleta, e com uma frequência de 3 a 5 vezes por semana.

Ativo (1,9):

Pessoas praticantes de exercícios mais pesados como levantamento de cargas ou pesos na academia, futebol, corridas, cortar lenha, com frequência semanal de 5 a 6 vezes.

Extremamente ativo (2,3):

Pessoas que praticam atividades pesadas todos os dias, como os atletas, maratonistas, ciclistas, nadadores de competição…São pessoas que sempre estão treinando e em atividades intensas.

 

Sabendo o nível de atividades, é preciso realizar outro cálculo para poder chegar aos pontos. O cálculo é feito assim:

 

Continuando com o exemplo do homem, ele vai a academia com uma frequência regular, logo ele entra no NAF 1,9

GET = TMB X NAF

GET= 1,505 X 1,9=

 

GET= 2,859 Kcal/dia

 

  3. Transformando o GET em pontos

Sabendo do GET, agora é só dividir por 3,6 que equivale a 1 ponto.

 

Pontos diários = GET ÷ 3,6 Kcal

 

PD= GET÷ 3,6 Kcal

PD= 2,859÷ 3,6 Kcal

PD=794  

 

Após isso, terá os pontos que precisam ser consumidos diariamente para realizar a dieta corretamente. Mas é muito importante fazer com o acompanhamento de um nutricionista, além de dar os resultados com maior precisão, ele passará os alimentos adequados para sua situação.

Se você gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar outras pessoas que precisam conhecer mais sobre a dieta dos pontos. E se tiver dúvidas, deixe abaixo o seu comentário que iremos responder com todo prazer.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.