Alimentação

Kefir ajuda a Perder Peso? Conheça os Benefícios! 2024

5/5 - (1 vote)

O kefir é um alimento natural, são grãos que ao entrar em contato com o leite, ocorre o processo de fermentação a partir deles, é feito é feito um leite fermentado que contém diversas bactérias benéficas para a saúde. Há muito tempo, o kefir tem sido utilizado na medicina asiática pelo seu alto poder nutritivo, com várias propriedades terapêuticas, curativas e preventivas.

Muitas pessoas ainda não conhecem o kefir, ou mesmo ouviram falar mas não sabem o quanto este alimento é poderoso, além de tudo, ele ajuda no processo de emagrecimento.

Quer saber mais sobre o Kefir, suas propriedades, benefícios e como ele age no processo de emagrecimento? Leia adiante o artigo e saiba tudo sobre o kefir!

Kefir Ajuda A Perder Peso Conheça Os Benefícios

O que é kefir?

Kefir, ou colônias de bactérias, são grãos que possuem uma aparência muito semelhante à uma couve-flor, esses grãos são uma mistura complexa e específica de bactérias e leveduras envolvidas por um polissacarídeo. Esses grãos ou colônia de bactérias se alimentam da lactose e fermentam, virando um leite probiótico muito saudável e que ajuda no emagrecimento.

O leite do Kefir tem um sabor ácido suave, efervescente e de baixo teor alcoólico, resultante da atividade metabólica dos micro-organismos presentes nos grãos de kefir.

Benefícios do Kefir

Kefir

O Kefir é um alimento poderoso, ele cura e previne diversos tipos de doenças, e muitas pessoas já fazem o uso de Kefir para esse fim. Conheça alguns dos benefícios:

Combate o câncer

O Kefir contém em sua composição, o kerifan, que é um anti-cancerígeno poderoso contra o câncer e também contra vários tipos de  doenças.

Em 2015 foi publicado um estudo detalhado sobre os benefícios do kefir no combate ao câncer. (Kefir and Cancer: A Systematic Review of Literatures), esse estudo analisou 11 experimentos (7 elaborados com células, e outros 4 em animais) e conclui que de fato existem efeitos benéficos do kefir não só na prevenção, mas também no tratamento do câncer. Os estudiosos concluíram que esses benefícios anticancerígenos estão relacionados com a presença de bioativos no kefir.

Outro estudo publicado em 2017, “The Role of Probiotics in Cancer Treatment: Emphasis on their In Vivo and In Vitro Anti-metastatic Effects”, mostrou a eficácia do kefir pelos seus efeitos anticancerígenos.

Regula o intestino

O Kefir equilibra a flora intestinal e regula o trânsito do intestino, pois ele diminui a prisão de ventre através das bactérias boas que aceleram o metabolismo e a digestão.

Fortalece a saúde óssea

O Kefir é um alimento rico em cálcio, e fortalece os ossos a medida do consumo regular de Kefir.

Melhora o sistema imunológico

Como o kefir ajuda a equilibrar a flora intestinal, aumentando a quantidade de bactérias boas, o corpo fica em equilíbrio por completo, pois as toxinas são eliminadas do corpo com mais facilidade, fortalecendo o sistema imunológico.

Elimina bactérias nocivas

Dentro do intestino humano habitam em média 10 trilhões de bactérias benéficas que formam a flora intestinal ou microbiota. Essa flora precisa estar equilibrada para que as bactérias patogênicas( que causam doenças), que também moram na flora intestinal, não fiquem mais numerosas que as bactérias benéficas.

E alimentos como iogurte leite fermentado são ricos em bactérias boas e probióticos, mas o Kefir é o alimento mais rico em probióticos. Ele contribui para o equilíbrio da flora intestinal, e funciona como um detox,  pois contribui para o aumento das boas bactérias e elimina as bactérias ruins pelas fezes.

Outros benefícios do kefir?

  • Trata e previne doenças respiratórias
  • Melhora pele, cabelos e unhas
  • Regula a pressão arterial

Como o kefir age no processo de emagrecimento?

Como vimos, o kefir traz diversos benefícios para a saúde, e para quem quer emagrecer com saúde, o kefir deve estar incluso na dieta.

A sua contribuição para a melhora da flora intestinal é o principal fator de emagrecimento do kefir. Estar com o intestino regulado e equilibrado não só é sinônimo de mais saúde e menos infecção, é também sinônimo de emagrecimento.

Como cultivar o Kefir?

Ao comprar ou receber a doação de kefir, você pode lavá-los com água filtrada (Nunca com água de cloro, a que geralmente vem da torneira, pois o cloro mata as bactérias presentes no kefir) e colocar os grãos em um frasco de vidro, e depois acrescentar o leite e reservar, cobrindo o recipiente com uma gaze e elástico, nunca vedar, caso contrário, não ocorre o processo de fermentação.

É importante ressaltar que nunca se deve utilizar utensílios de metal ou outros materiais para  trabalhar com o kefir, somente com utensílios de plástico; e o recipiente tem que ser de vidro devidamente esterilizado.

Os grãos de kefir são cultivados com o leite, os mais indicados são o leite de vaca, cabra e ovelha.

O kefir se utiliza da lactose do leite para sintetizar o ácido láctico e outras enzimas.

É preciso sempre estar cultivando o kefir com o leite, pois essa é a maneira mais eficaz de manter o kefir vivo.

Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista e converse sobre o kefir, e como fazer o seu uso adequadamente a fim de extrair todos os benefícios deste alimento. Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.