Bem-Estar

Sintomas de Gravidez: Conheça os Principais! 2024

Rate this post

Existem sintomas de gravidez que apontam chances de uma grávidez. Todas as mulheres apresentam sintomas precoces de gravidez, mesmo havendo diferenças de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Ainda que ultrassonografias e testes de gravidez sejam exclusivas formas de indicar ou definir uma gravidez, há outros sinais e sintomas que você pode observar.

Os sintomas iniciais de uma gravidez vão além de um atraso na menstruação. Eles também podem incluir enjôo matinal, sensibilidade a cheiros e fadiga. Os sinais e sintomas que vão ser apresentados são meramente uma diretriz. Mostraremos descrições de alguns dos sintomas iniciais mais comuns da gravidez.

Sintomas De Gravidez Conheça Os Principais

Quais as variedades (tipos) de sintomas de gravidez?

1. Cólicas e manchas durante o início da gravidez

Da semana 1 até a semana 4, tudo ainda está acontecendo em um nível celular. O óvulo fertilizado cria um blastocisto (um grupo de células cheio de líquido) que se desenvolve nos órgãos e partes do corpo do bebê. Pode ocorrer sangramento pois em 10 a 14 dias após a fecundação, o blastocisto vai implantar no endométrio, o revestimento do útero.

Alguns sintomas e sinais de sangramento:

  • Cor: rosa, vermelho ou marrom.
  • Sangramento: É parecido a fase menstrual comum.
  • Dor: varia entre leve, moderada ou crítica.
  • Episódios: o sangramento do implante provavelmente dura menos de três dias e não requer tratamento.

Evite fumar, beber álcool ou usar drogas ilícitas, que estão associadas a sangramento intenso.

2. Período menstrual perdido

Uma vez que a implantação esteja completa, seu corpo começará a produzir gonadotrofina coriônica humana (hCG). Esse hormônio sinaliza aos ovários a pararem de disponibilizar óvulos maduros. Irá provavelmente atrasar o período 4 semanas após a fecundação. Se você tiver um período irregular, faça um teste de gravidez para confirmar.

O teste de gravidez irá identificar os níveis de gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina e expor se você está grávida.

3. Elevada temperatura corporal durante o início da gravidez

Uma temperatura corporal basal mais alta também pode ser um sinal de gravidez. A temperatura central do seu corpo também pode aumentar mais facilmente durante o exercício ou em climas quentes. Durante esse período, você precisa se certificar de beber mais água e fazer exercícios com cautela

Primeiro Mes De Gravidez

4. Fadiga durante o início da gravidez

A fadiga pode se desenvolver a qualquer momento durante a gravidez. Este sintoma é comum no início da gravidez. Seus níveis de progesterona vão subir, o que pode fazer você se sentir sonolento.

Dicas

As primeiras semanas de gravidez podem fazer você se sentir exausto. Faça um esforço para dormir o suficiente.

5. Aumento da frequência cardíaca

Por volta das 8 a 10 semanas, seu coração pode começar a bombear mais rápido e com mais força. Palpitações e arritmias são comuns na gravidez. Isto é normalmente devido a hormônios.

Aumento do fluxo sanguíneo devido ao feto acontece mais tarde na gravidez. Idealmente, a gestão começa antes da concepção, mas se você tem um problema cardíaco subjacente, seu médico pode ajudar a supervisionar baixas doses de medicamentos.

6. Alterações nos seios: formigamento, dor, crescimento

As alterações mamárias podem ocorrer entre as semanas 4 e 6. É provável que você desenvolva mamas macias e inchadas devido a alterações hormonais. É provável que isso desapareça depois de algumas semanas, quando seu corpo se ajustou aos hormônios. Mamilo e mama alterações também podem ocorrer por volta da semana 11. Hormônios continuam a causar seus seios a crescer. A aréola – a área ao redor do mamilo – pode mudar para uma cor mais escura e crescer mais.

Dicas

Alivie a sensibilidade mamária comprando um sutiã de maternidade confortável e de apoio. Um sutiã de algodão sem fio é geralmente o mais confortável.

Escolha um com colchetes variados que lhe dê mais espaço para “crescer” nos próximos meses.

Compre almofadas de mama que se encaixam em seu sutiã para reduzir o atrito em seus mamilos e dor nos mamilos.

7. Alterações de humor

Seus níveis de estrogênio e progesterona serão altos durante a gravidez. Esse aumento pode afetar seu humor e torná-lo mais emocional ou reativo do que o normal. As oscilações de humor são comuns durante a gravidez e podem causar sentimentos de depressão, irritabilidade, ansiedade e euforia.

8. Micção frequente e incontinência

Durante a gravidez, seu corpo aumenta a quantidade de sangue que bombeia. Isso faz com que o rim processe mais fluido do que o habitual, o que leva a mais fluido na bexiga. Os hormônios também desempenham um grande papel na saúde da bexiga. Você pode se encontrar correndo para o banheiro com mais frequência ou vazando acidentalmente.

Dicas

Beba cerca de 300 ml (um pouco mais de um copo) de líquidos adicionais por dia.

Teste De Gravidez

9. Inchaço e constipação durante o início da gravidez

Semelhante aos sintomas de um período menstrual, o inchaço pode ocorrer durante o início da gravidez. Isso pode ser devido a alterações hormonais, que também podem diminuir o ritmo do sistema digestivo. Você pode se sentir constipado e bloqueado como resultado.

A constipação também pode aumentar os sentimentos de inchaço abdominal.

10. Enjôo matinal, náusea e vômito no início da gravidez

Náuseas e enjoos matinais geralmente se desenvolvem por volta das semanas 4 a 6. Embora seja chamado de enjoo matinal, pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite. Durante o primeiro trimestre da gravidez, muitas mulheres experimentam a os enjoos matinal leve a grave. Pode se tornar mais intenso no final do primeiro trimestre, mas muitas vezes se torna menos grave quando você entra no segundo trimestre.

Dicas

Mantenha um pacote de biscoitos salgados na sua cama e coma alguns antes de se levantar de manhã para ajudar a resolver o enjôo matinal. Mantenha-se hidratado bebendo muita água.

11. Pressão alta e tontura durante o início da gravidez

Na maioria dos casos, a pressão arterial alta ou normal cairá nos primeiros estágios da gravidez. Isso também pode causar sensação de tontura, já que os vasos sanguíneos estão dilatados.

A hipertensão arterial como resultado da gravidez é mais difícil de determinar. Quase todos os casos de hipertensão nas primeiras 20 semanas indicam problemas subjacentes. Pode desenvolver-se durante o início da gravidez, mas também pode estar presente de antemão.

12. Sensibilidade ao olfato e aversões alimentares durante o início da gravidez

A sensibilidade do olfato é um sintoma de gravidez, que é principalmente autorreferida. Há poucas evidências científicas sobre a sensibilidade ao odor durante o primeiro trimestre. Mas isso pode ser importante, pois a sensibilidade do olfato pode desencadear náuseas e vômitos. Também pode causar forte desgosto para certos alimentos.

Uma revisão analisou os relatórios de 1922 a 2014 sobre a relação entre cheiros e gravidez. A pesquisadora descobriu uma tendência de que as mulheres grávidas tendem a classificar os odores como mais intensos durante o primeiro trimestre.

13. Ganho de peso durante o início da gravidez

O ganho de peso torna-se mais comum no final do primeiro trimestre. Você pode encontrar-se ganhando cerca de 1 a 4 quilos nos primeiros meses. Os requisitos de calorias para a gravidez precoce não mudam muito da sua dieta habitual, mas aumentam à medida que a gravidez progride.

14. Azia durante o início da gravidez

Os hormônios podem fazer com que a válvula entre o estômago e o esôfago relaxe. Isso permite que o ácido do estômago vaze, causando azia.

Dicas

Evite azia relacionada à gravidez por comer várias pequenas refeições por dia, em vez de grandes. Tente ficar sentado por pelo menos uma hora para permitir que sua comida tenha mais tempo para digerir.

15. Acne durante o início da gravidez

A combinação de aumento do volume sanguíneo e níveis mais altos de hormônios empurra mais sangue pelos vasos. Isso faz com que as glândulas sebáceas do corpo trabalhem horas extras. Esta atividade aumentada das glândulas sebáceas do seu corpo dá à sua pele uma aparência lustrosa e brilhante. Por outro lado, você também pode desenvolver acne.

Veja Também

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.