Alimentação

7 Benefícios da Quinoa para a Saúde 2024

Rate this post

Você conhece os benefícios da quinoa? Este alimento ganhou destaque na dieta de quem está em busca de emagrecer, além de ser um alimento super saudável e que proporciona vários benefícios.

A quinoa é uma semente super poderosa, e apesar de ser bem pequena, ela contém grandes benefícios em sua composição, sendo rica em fibras, vitaminas, proteínas e minerais, não é atoa que ela é considerada um “super-alimento”, tanto que em 2013, foi proclamada pela Assembléia Geral da ONU, o ano Internacional da Quinoa, com o tema “Um futuro semeado há milhares de anos”.

Benefícios Da Quinoa Para A Saúde

Então, o que está esperando para inserir a quinoa em sua dieta? Veja esse artigo que preparei com os 7 benefícios da quinoa para você ficar por dentro de todos os benefícios que essa semente poderosa e nutritiva proporciona.

Nutrientes presentes na semente da Quinoa

A quinoa é riquíssima de vários nutrientes e vitaminas, além disso, é fonte de proteína e fibras, ideal para quem faz dieta e atividades físicas. Entres os principais nutrientes da quinoa estão:

 

  • Zinco
  • Cálcio
  • Ferro
  • Fibras
  • Fósforo
  • Potássio
  • Proteínas
  • Magnésio
  • Manganês
  • Vitamina C
  • Carboidratos
  • Vitaminas do Complexo B

Os 3 Tipos de Quinoa Mais Comuns

Independente do tipo de quinoa, elas possuem todos os aminoácidos essenciais e são um ótimo alimento para incluir na dieta.

  1. Quinoa Preta

A quinoa preta foi desenvolvida a partir do cruzamento de sementes de quinoa e espinafre, potencializando o poder da quinoa, que além de todos os benefícios, nutrientes e vitaminas da quinoa, a quinoa preta contém lítio, e ajuda a diminuir o estresse e o cansaço, bem como também, ajuda a tratar os sintomas da depressão.

 

  1. Quinoa Branca

A quinoa branca é riquíssima em antioxidantes, além de todos os nutrientes e vitaminas comuns a todos os tipos de quinoa. Porém, a quinoa branca fornece menos hidrato de carbono e menos calorias que as demais.

 

  1. Quinoa Vermelha

Dos três tipos de quinoa, a vermelha é a que menos contém gordura, por isso ela é indicada para atletas e praticantes de atividades físicas. Apesar da quinoa branca fornecer menos calorias, ela contém mais gorduras que a quinoa vermelha.

 

De um modo geral, todas possuem pouca gordura e são bastante saudáveis, contribuindo para boa saúde e ajudando no emagrecimento., Esse foi somente um comparativo entre elas para você conhecer a diferença que possuem.e escolher conforme as suas necessidades.

Conheça agora os 7 benefícios da quinoa

Quinoa

Melhora a saúde do cérebro

Os estudos mostram a presença dos aminoácidos metionina e lisina na quinoa, típicos de alimentos de origem animal como carne e ovos. dois aminoácidos estão relacionados ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções de boa memória e a aprendizagem”

Protege os ossos

Os grãos de Quinoa encontrarmos a lisina, um aminoácido que o nosso organismo não consegue produzir, que ajuda a combater infecções e tem propriedades muito importantes que auxiliam no tratamento da osteoporose, no crescimento ósseo infantil e reduz o risco de fraturas, também auxilia na formação de colágeno que  é essencial para conservar a saúde da pele.

 

Fortalece o sistema imunológico

o zinco é outro nutriente abundante na quinoa, compondo cerca de 8mg por 100g do grão, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico e melhor cicatrização de lesões e ferimentos. O teor de zinco encontrado na quinoa é maior do que em outros grãos. Prevenindo vários tipos de doenças.

Combate a anemia

O ferro é um mineral essencial para o corpo, pois ele atua na formação da hemoglobina responsável pelo transporte do oxigênio nas células, e também na produção da energia do corpo.

A quinoa é rica em ferro devido à grande concentração encontrada no grão, considerado um dos alimentos mais ricos em ferro, sendo altamente eficaz na prevenção e combate à anemia.

Previne doenças cardiovasculares

A quinoa atua como um alimento muito eficaz para prevenção doenças cardiovasculares, pois contém significantes quantidades de ômega 3 e ômega  6, um forte aliado na prevenção doenças que prejudicam o coração.

O uso do grão na dieta alimentar ajudar a reduzir o colesterol ruim, pois contém uma grande quantidade de fibras,  o que é de grande importância na prevenção de doenças cardiovasculares.

Auxilia no ganho de massa muscular

Quem está no caminho para o ganho de massa magra sabe a importância de ter uma alimentação bem pensada, com pouca gordura e açúcar. E a quinoa é um alimento perfeito para quem tem esse objetivo de ganho de massa muscular, pois ela é completa, são raros os vegetais com a quantidade e qualidade de proteínas encontradas no grão da quinoa.

A quinoa é um ótimo alimento para o ganho de massa magra, com o benefício de ter pouca gordura e ser livre de colesterol e açúcar”.

O carboidrato presente na quinoa também libera energia, além disso, é  rica em fibras, vitaminas e minerais. Por isso se mostra extremamente eficaz na formação de músculos e auxilia na preservação e regeneração no caso de lesões ocasionadas por atividades físicas e musculação.

Ajuda a emagrecer

Quinoa contém uma grande quantidade de fibras, auxiliando bom no funcionamento do intestino, acelerando o metabolismo, digestão e proporciona mais saciedade. Rica em proteínas que também são de ajuda significativa quando se trata de perder peso.

Todos esses benefícios são extrema importância para aqueles que estão na luta diária em busca de alimentos que auxiliem no processo de emagrecimento saudável.

A Quinoa fornece cerca de 335 calorias por 100 gramas do seu consumo. Além conter ter pouquíssima gordura.

Como utilizar a quinoa na alimentação?

Quinoa

A quinoa é super versátil, e pode ser utilizada em diversos pratos como saladas, mix de frutas, sucos, arroz, omelete…Ou seja, é só usar a criatividade e começar a incluir esta semente maravilhosa em sua dieta, que além de proporcionar mais saúde, ela ajuda a emagrecer e melhora a aparência.

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais ou deixe um comentário aqui embaixo! Você ainda pode ler os outros artigos e ficar por dentro de todos os assuntos de dietas, emagrecimento, saúde e bem-estar.

Leia também:

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.