Alimentação

7 Benefícios do Chá de Amora para a Saúde 2024

5/5 - (1 vote)

O chá de amora, além de ser refrescante e delicioso, proporciona diversos benefícios ao organismo. A fruta contém diversos nutrientes e vitaminas como a vitamina A, Vitaminas do complexo B, carboidratos, e fibras; além de ser antioxidante, rica em cálcio, potássio, ferro e magnésio.

A combinação desses nutrientes proporciona maravilhosos  benefícios para quem quer emagrecer, na proteção dos ossos e na prevenção da anemia.

Porém, apesar da amora ser muito saborosa e cheia de nutrientes, as suas folhas são 20 vezes mais ricas em nutrientes do que a fruta, e os benefícios de consumir regularmente o chá das folhas de amora são diversos.

Vale lembrar que já falamos aqui no blog sobre o Max Amora, leia nossa avaliação e fique por dentro de tudo sobre esse composto natural!

Benefícios Do Chá De Amora Para A Saúde

Em um estudo publicado pela Revista Brasileira de Farmacognosia, foi mostrado a eficácia do fruto da amora para tratar doenças hepáticas e renais. Por outro lado, foi comprovado o poder altamente eficiente das folhas da amora no tratamento de diversas doenças como febre, enxaquecas, dores de cabeça, beribéri, dores no estômago, e anemia.


E para você saber tudo sobre o chá de amora, continue lendo o artigo que preparamos para você e conheça os 7 benefícios do chá de amora para sua saúde.

 

1- Melhora a saúde em geral

 

Em primeiro lugar,  vamos destacar os grandes benefícios que o chá de amora possui para a saúde em geral. Melhora a circulação sanguínea e, por ser um anti-inflamatório poderoso, também ajuda a baixar a pressão arterial, diminuindo a possibilidade de coágulos sanguíneos e derrames, auxiliando no tratamento de dores de cabeça frequentes e enxaqueca.

Além de possuir muitos nutrientes, como o ferro grande auxiliar no combate para quem sofre com anemia.

 

2- Melhora a saúde da mulher

O consumo do chá diminui os sintomas da menopausa e alivia as dores da cólica, amenizando a tensão pré-menstrual, seu consumo também durante a fase da menopausa é muito importante, e tem excelentes resultados no tratamento do ressecamento vaginal, alterações na libido, e nas ondas fortes de calor que ocorrem nesse o período da menopausa.

 

3- Ação antioxidante

O chá preparado a partir das folhas de amora combate a atuação dos radicais livres que causam doenças como o câncer e que promovem o envelhecimento no organismo humano. Sua ação com propriedades antioxidantes evitam a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular.

 

4- Melhora a qualidade de sono

Amora

Um excelente benefício do chá, e que ele possui propriedades calmantes e sedativa, nome que se dá aos medicamentos capazes de reduzir a atividade do nosso cérebro, e a ansiedade e exercendo um efeito relaxante, ele tem pouco ou nenhum efeito sobre as funções motoras ou mentais, e seu termo sedativo é sinônimo de calmante.

Devido a essas propriedades seu consumo é ideal para quem sofre de ansiedade e insônia, diminuindo a ansiedade e combatendo os sintomas desagradáveis da insônia, ajudando na qualidade do sono.

 

5- Ajuda a manter os ossos fortes

Rica em cálcio e fonte de magnésio, dois minerais importantes para os ossos, possui vinte e duas vezes mais cálcio do que o leite, a bebida também contribui ajudando a manter os ossos firmes e fortes, os mantendo em uma condição saudável e auxiliando no combate da osteoporose.

 

6- Rejuvenescedor da pele

 

A amora com sua fragrância exótica e doce,  é frequentemente usada para produzir sabonetes e sais de banho, pois ela tem uma ação hidratante e deixa a pele extremamente macia e mais radiante.


Suas folhas podem ser usadas em banho quentes, pois ajudam a abrir os poros e desobstruindo a pele para renovação devido a presença de antioxidantes, vitamina C e vitamina E em sua composição, portanto, o chá de amora ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas de colágeno que é responsável em tornar a pele mais firme, combatendo a flacidez causados pelos sinais da idade


E ainda, o chá das folhas da amora é rico em antocianinas, ácido elágico, resveratrol e carotenóides, responsáveis pela coloração da fruta, esses elementos são antioxidantes capazes de amenizar os danos celulares causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce.

 

7- Auxilia na perda de peso

 

A perda de peso e um dos benefícios mais desejados para quem faz o uso desse chá, muito  eficaz a bebida auxilia na perda de peso, porque facilita a digestão, seu consumo melhora a função intestinal e diminuindo consideravelmente o acúmulo de gordura no corpo.
Sua eficácia na perda de peso depende também de uma alimentação saudável e equilibrada, aliada a prática de exercícios físicos regulares.

Preparo do Chá de Amora

O preparo do chá de amora é bastante simples, veja os passos a seguir:

Ferva 1 litro de água

Adicione de três a cinco folhas de amoreira secas ou uma colher (sopa) de folhas trituradas. Cubra e deixe realizar a infusão por 10 minutos.


O chá de Amora, possui um aroma e sabor muito agradável, e o mais indicado é fazer uma porção que será tomada naquele momento,  assim mantendo a eficácia de seus nutrientes, caso contrário, deve ser tomado em até 24 horas depois do preparo, após esse período, ele perde todas as suas propriedades,

 

O ideal é tomar  3 xícaras por dia nos intervalos das refeições, mas não deve passar disso, o seu consumo deve ser equilibrado, pois em excesso, pode causar diarreia e outros sintomas desagradáveis.

Contraindicações


O chá de amora é contraindicado para gestantes, lactantes, visto que ele pode ter ação abortiva por funcionar como um tônico do útero.

O chá também é contraindicado para pessoas com problemas nos rins e problemas do fígado.   

Tomando os devidos cuidados, aproveite esse aliado natural, que possui muitos benefícios, para cuidar da saúde de forma equilibrada e saudável.

É essencial também consultar o nutricionista, você pode perguntar sobre o chá de amora, e como fazer o seu uso adequadamente a fim de extrair todos os benefícios dessa bebida.

E se quiser ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.