Alimentação

7 Benefícios do Gengibre para a Saúde 2024

Rate this post

O gengibre é uma planta termogênica asiática com alto poder medicinal, e que proporciona diversos benefícios à saúde, inclusive, serve também para auxiliar no emagrecimento.

De nome científico Zingiber officinalis, o gengibre é facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais, e com tantos benefícios, não pode faltar na alimentação de quem está em busca de uma vida saudável.

Veja a seguir 7 benefícios do gengibre e se surpreenda com essa erva maravilhosa!

Benefícios Do Gengibre Para A Saúde

Alivia enjoos

O gengibre pode reduzir significativamente os sintomas de náusea, também proporciona alívio em caso de náusea e vômito pós-intervenção e em pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia. Em enjoos causados por comprimidos com anticoncepcional.

É também bastante eficaz em caso de náusea e fraqueza matinal na gravidez, trazendo alívio imediato.

Seu uso durante a gravidez é ideal consumir gengibre como anti emético (anti enjoo) natural, sobretudo para os primeiros meses por ser um suplemento com muitos benefícios para o feto como também para a mãe.

Reduz a dor muscular e irritação

O gengibre demonstrou ser eficaz contra a dor muscular durante o exercício.

Em um estudo, o consumo de 2 gramas de gengibre por dia durante 11 dias reduziu significativamente a dor muscular em pessoas que faziam exercício físico .

Não tem impacto imediato, mas pode ser eficaz na redução da manifestação progressiva, dia após dia, da dor muscular.

Acredita-se que estes efeitos sejam mediados por propriedades anti-inflamatórias.

Ginger Cke
Ajuda a tratar osteoartrite

Muitas pessoas sofrem com as dores nos ossos, seja por problemas genéticos, por causa do cansaço e do esforço físico, ou até mesmo por causa de doenças leves como gripes e resfriados.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de doenças reumáticas, sendo a artrite reumatoide a mais comum.

Apesar de existirem diversos medicamentos que são relaxantes musculares, alguns preferem optar por alternativas naturais para aliviar as dores.
Alguns estudos afirmam que a cada 100 g de gengibre possui 157 mg de magnésio, eles afirmam que o mineral é considerado como relaxante para músculo, agindo como relaxante muscular, e também como estimulante na formação de novas células;o magnésio é encontrado no gengibre é indispensável na fixação de cálcio nos ossos. A falta dele pode causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose no adulto e dificultar a calcificação correta dos ossos na infância e adolescência.

O fósforo que também é encontrado no gengibre participa ativamente na formação dos sais de cálcio, motivo pelo qual pode ser encontrado nos ossos e dentes numa proporção de 70 a 80%. Além disso, o fósforo fornece energia para as funções intelectuais e nervosas.

A D Ada C B B A F

Regula os níveis de açúcar no sangue

O nível elevado de açúcar no sangue pode trazer diversos problemas para a saúde e a qualidade de vida, algumas complicações como: diabetes, obesidade, entre outras doenças.

O uso do gengibre pode baixar os níveis de açúcar no sangue de forma natural, seu efeito positivo nesse controle, é muito eficaz para o controle de diabetes, apresentando de diferentes maneiras. Outro mecanismo através do qual o gengibre pode ajudar no controle do diabetes tipo II, é através do aumento da produção da proteína GLUT4, ela estimula a utilização de glicose pelas células musculares.

Previne  doenças cardíacas

Os benefícios do gengibre para o coração são muitos, ele mantém o nível rítmico ótimo e ajuda a regular o fluxo de sangue e os batimentos do coração. Ele também melhora a circulação.

Essa planta medicinal possui vitamina B6, magnésio, potássio e vários outros nutrientes que são benéficos para o coração, diminuindo as chances no aparecimento da doença cardíaca se desenvolver.

Com o magnésio e o potássio, o gengibre ajuda a diminuir a pressão arterial, um dos fatores de riscos para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Além disso, o gengibre é um grande auxiliar para redução do colesterol ruim, outro fator considerado eficaz na prevenção de doenças cardíacas.

veja também:

Pode baixar os níveis de colesterol

Altos níveis de lipoproteínas LDL (colesterol “ruim”) estão ligados ao aumento do risco de doenças cardíacas.A comida que você come influencia decisivamente os níveis de LDL (colesterol ruim).

Em um estudo foi constatado que o gengibre reduz o colesterol ruim. Este efeito foi apoiado por um estudo em ratos com hipotireoidismo, no qual o extrato de gengibre reduziu os níveis de colesterol LDL quase tanto quanto as estatinas.Os estudos mostraram também uma redução no colesterol total e nos triglicerídeos.

Auxilia no emagrecimento

E claro, como já citado, o gengibre auxilia no emagrecimento, principalmente pelo seu efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo do organismo, o que contribui para o emagrecimento.

O gengibre é considerado um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura corporal, ajudando o corpo a queimar as calorias armazenadas em forma de gorduras. Com isso, o consumo de gengibre acelera o metabolismo elevando, assim, a queima de gordura. Seus benefícios na perda de peso também se estende no auxílio para  a redução dos níveis de colesterol e triglicérides.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira começar uma dieta mais balanceada, saudável, consulte o nutricionista, ele irá indicar uma dieta específica para o seu caso e seus objetivos.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.