Alimentação

Alcachofra Emagrece mesmo? 2024

Rate this post

Já comeu uma flor? Se você comeu uma alcachofra, você pode dizer que sim, as alcachofras são da mesma cadeia delas. São frescas, saborosas e nutritivas. O melhor de tudo, estão disponíveis quase todo o ano.

As alcachofras são uma fonte de energia e nutrição, além de proporcionar muito sabor ao paladar, sendo um ótimo complemento para uma refeição, ou para quem quer uma refeição leve. Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre este super alimento.

Alcachofra Emagrece Mesmo

O que é alcachofra ?

Alcachofra é um flor, riquíssima em fibras Por porção, tem mais fibra que feijões, ameixas ou ervilhas. É também fonte de potássio, magnésio e vitamina C. Desde que uma alcachofra é uma flor, certamente tem uma anatomia diferente de uma cenoura ou uma batata! É composto de muitas pétalas em torno de um núcleo interno.
Pense nisso como um botão de flor em grande escala: o coração é o centro carnudo; o coração é coberto por um estrangulamento fuzzy; e esses pedaços são todos envolvidos por camadas de pétalas. Fiel à sua natureza de cardo, as folhas externas grandes e duras podem ser cobertas por um pequeno espinho.
Duas partes de uma alcachofra grande e madura não são comestíveis: as folhas muito duras e externas e o bloqueador peludo.
Quatro partes são comestíveis uma vez cozidas: o caule; o tenro coração sob o estrangulamento; as folhas amarelas, macias e internas; e a “carne” dentro da curva interna de algumas das folhas verde-claras.

Quais os benefícios?

Conhecida popularmente por seu uso com fins nutricionais, a alcachofra contém muitos benefícios para saúde do corpo.

  • Reduz a pressão arterial 
  • Regula a fibra dietética 
  • Reduz os níveis de colesterol 
  • Fortifica os ossos 
  • Protege contra os radicais livres 
  • Previne o câncer 
  • Beneficia os cérebro 
  • Ajuda no sistema dispersivo 
  • Possui antioxidante 
  • Protege o fígado 
  • Diurético natural 

Além de todos esses benefícios a alcachofra contém uma baixa concentração de gordura saturada e colesterol e é rica em fibras minerais e vitaminas, como a vitamina B6, vitamina B12, vitamina K,  vitamina A, E, D, tiamina, niacina, ácido fólico, riboflavina, também possuem sais minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês, fósforo e zinco. 

A alcachofra também é considerada um superalimento, devido a sua ação antioxidante no organismo, o que oferece grandes benefícios à saúde.

Pra que serve?

Muitos são os nutrientes dessa planta medicinal chamada alcachofra, e muitos são os seus benefícios. 

A alcachofra é uma planta com muitas propriedades que ajudam em várias funções do organismo, com ação digestiva, diurética, laxante, anti- reumática, anti-tóxica, hipotensora, depurativa do sangue, anti-esclerótica, e anti-térmica.

Devido às suas muitas propriedades, ela é indicada e utilizada em vários tratamentos, como colesterol alto, regular níveis de açúcar no sangue, no combate a anemia, diabetes, hemorróidas, problemas urinários, doenças do coração, pneumonia, tosse, reumatismo, fraqueza, entre outros.

Alcachofra

Alcachofra para emagrecer 

Diante de todos os muitos benefícios da alcachofra queremos destacar o seu uso para emagrecer.

Apesar de não existirem estudos científicos que comprove a sua eficácia na perda de peso, a alcachofra tem sido muito usada em dietas alimentares no combate à obesidade, e os resultados têm sido muito satisfatórios.

Essa planta medicinal tem ganhado grande repercussão dentre aqueles que buscam opções saudáveis para emagrecer. Seu grande poder diurético, depurativo e antioxidante, auxilia limpando o organismo, eliminando gorduras toxinas e líquidos em excesso.

Lembrando que para se obter um resultado eficaz no tratamento é necessário uma dieta balanceada e acompanhamento de um profissional da saúde. 

Efeitos colaterais 

A alcachofra consumida de forma correta não apresenta efeitos colaterais, no entanto alguns efeitos colaterais podem ser observados se ingerido de forma incorreta. Os efeitos incluem, diarreia, gases, náuseas, e perda do apetite.

Contra Indicações

Extrato de folha de alcachofra é contra-indicado para grávidas e lactantes, como também, em caso de obstrução do ducto biliar, porque, neste caso, a estimulação da produção de bílis pode causar sérios problemas.

Pessoas alérgicas a plantas da família composta (margaridas, áster, camomila, etc.) podem mostrar reações à alcachofra. 

X

Como tomar ?

A alcachofra pode ser consumida in natura, porém não é fácil de ser encontrada, a alternativa para obter os benefícios dessa planta é o consumo do extrato de alcachofra como um “suplemento alimentar”. 

Existem diferentes formatos, cápsulas, comprimidos ou até mesmo em infusão. Os suplementos alimentares usam extratos de raízes das folhas deste vegetal; de onde são obtidos os nutrientes mais importantes destinados à perda de peso. Alguns especialistas em suplementos alimentares, também desenvolveram outra opção, e você pode encontrá-lo no formato de tablets. 

 Recomenda-se tomar 4 comprimidos por dia com água suficiente, em duas doses, meia hora antes das principais refeições.

veja também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso da alcachofra, consulte o médico e nutricionista e converse sobre este suplemento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.