Alimentação

Alimentos Ricos em Proteína: Conheça os 7 Melhores!

Você conhece os Alimentos Ricos em proteínas? As Proteínas são macromoléculas (que são moléculas orgânicas de elevada massa molecular relativa)  formadas por pequenas moléculas de aminoácido. Alimentos Proteicos nos abastecem de material para a composição  e estabilidade dos tecidos e dos órgãos, como os músculos. Por exemplo, crescimento e fortalecimento dos nossos cabelos e unhas só é possível graças às proteínas.

O absorvimento das proteínas podem se dar por alimentos vegetais e animais. Contudo, as proteínas vegetais são avaliadas como deficientes, pois contém poucos tipos  aminoácidos essenciais, são estes que nosso corpo não é capaz fornecer. Entretanto, as proteínas de princípio animal, do contrário, é composta de todos os aminoácidos que nós precisamos, e por causa disso são classificadas por completas.

Alimentos Proteicos

De que maneira os alimentos abastados em proteínas agem?

O nosso corpo precisa de proteínas para a atividade de restauração como de construção, e ajuda no bom funcionamento do organismo em todas as funções.

Elas são quebradas durante o nosso processo de digestão e absorvidas pelas células, repetidamente são elas quebradas junto a essas, e modificam-se em aminoácidos, que serão aplicadas em nosso organismo onde possuir mais carência.

A ingestão de alimentos ricos em proteínas e o consumo de água são a nossa maneira de igualar o desempenho  do nosso organismo, pois se não houver absorção de proteínas isso irá nos causar uma grande desarmonia em nosso corpo. Constantemente nossos órgãos e tecidos precisam de restauração.

Uma alimentação com muita proteína nos ajudará a repor e ganhar massa muscular e a perder gordura, desde que os exercícios físicos façam parte da rotina.

 

Benefícios dos alimentos ricos em proteína

A proteína é usada em cada célula do nosso corpo e é essencial na construção da massa muscular, apoiando-se a neurologia, auxiliando na digestão, contribuindo a equilibrar naturalmente os hormônios e manter nosso humor otimista.

Com relação a ganha de peso, as proteínas servem para preveni-la, uma vez que elas nos fazem sentir satisfeitos e exigem mais trabalho para o corpo a digerir do que os carboidratos, consequentemente queimando mais calorias.

 

  1. Ajuda a melhorar a massa muscular
  2. Ajuda no controle de peso
  3. Estabilizar os níveis de açúcar no sangue
  4. Ajuda a melhorar o seu humor
  5. Promove função cerebral saudável e aprendizagem
  6. Ajuda a manter ossos fortes
  7. Promove a saúde do coração
  8. Envelhecimento lento e longevidade

e comer muito pouca proteína pode resultar nestes sintomas:

  • Um metabolismo lento
  • Problemas para perder peso
  • Problemas na construção da massa muscular
  • Baixo nível de energia e fadiga
  • Má concentração e dificuldade de aprendizagem
  • Mudanças de humor
  • Dores musculares, ósseas e articulares
  • Alterações no açúcar no sangue que podem levar à diabetes
  • Cicatrização lenta de feridas
  • Baixa imunidade

Alimentos Proteicos

Como os alimentos proteicos agem no emagrecimento?

Os alimentos ricos em proteínas podem ajudar a perder peso com saúde. Os órgãos, tecidos, músculos e hormônios são produzidos com a ajuda da proteína; por isso é essencial inclui-la na alimentação.

As proteínas estão envolvidas em quase todas as funções do corpo, é importante que você consuma alimentos ricos em proteínas. Estudos mostram que esses alimentos possuem uma série de benefícios para a saúde.

Eles ajudam a perder peso, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, melhorar a capacidade de aprendizado e concentração. Além disso, aumenta seus níveis de energia, apoia os músculos e os ossos, a absorção de importantes nutrientes, entre outros.

Alimentos Proteicos

7 alimentos que são ricos em proteínas

1 – Grão de Bico

O Grão de Bico tem alta dose de proteínas e melhora o humor, graças ao triptofano presente em sua composição. Além disso, apresenta grandes porções de ferro. Entretanto o seu consumo deve ser moderado, pois o Grão de Bico é bastante calórico. Quantidade de proteína do grão de bico: 19g a cada porção de 100g.

2 – Queijo Cottage

Esse tipo de queijo é atado com proteína uma proteína cuja digestão é lenta – a proteína de caseína. Ela abastece os músculos com aminoácidos vitais. O queijo cottage é rico em sódio, então seu consumo deve ser moderado. Entretanto, no mercado são encontradas marcas que contém menos sódio. Quantidade de proteína do queijo cottage: 14g a cada porção de meia xícara

3 – Queijo Suíço

O queijo suíço fornece mais proteína do que a maior parte das variedades de queijo, o que faz dele uma ótima opção de recheio de lanches! Há versões com mais ou menos calorias, de acordo com a gordura, sem que isso modifique o sabor característico. Quantidade de proteína do queijo suíço: 8g a cada porção.

 

4 – Ovos

Ovos são uma ótima fonte de proteína para a construção de músculos. Seu poder de incorporar a proteína ao nosso corpo é maior do que a grande maioria dos alimentos ricos em proteínas encontrados no mercado. Os ovos também são ricos em aminoácidos. Quantidade de proteína do ovo: 6g a cada um ovo de tamanho grande.

5 – Leite

O leite com 2% de gordura tem mais sabor do que o desnatado, além de absorver os nutrientes lipossolúveis, como a Vitamina D, que também está presente na carne do tubarão branco. As vacas que são nutridas com alimentos originados de agricultura biológica fornecem leite com mais nutrientes – como Ômega. Quantidade de proteína do leite: 8g a cada xícara

6 – Leite de Soja

O leite de soja é rico em proteínas, além de ser uma boa opção para as pessoas que têm intolerância à lactose. Ele também é um bom ingrediente para o preparo de shakes e vitaminas! Quantidade de proteína do leite de soja: 8g a cada xícara.

 

7 – Carne

Os cortes de carne mais magros são uma poderosa fonte de proteína: para cara 7 calorias há 1 grama de proteína. Já a costela, por exemplo, fornece 1 grama de proteína para cada 11 calorias consumidas. Cortes como o lombo não devem ser cozidos em excesso, pois tornam-se muito secos. Quantidade de proteína da carne: 23g a cada 90 gramas de carne.

Veja Também:

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira começar uma dieta mais balanceada, saudável e com mais proteínas, consulte o nutricionista, ele irá indicar uma dieta específica para o seu caso e seus objetivos.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.