Alimentação

7 Alimentos Ricos em Fibras: Veja quais os melhores! 2024

5/5 - (1 vote)

A fibra não é absorvida pelo corpo, mas é um ingrediente necessário para manter a saúde. Ela tem vários efeitos benéficos sobre o corpo durante o movimento do trato digestivo.

Existem dois tipos de fibras, a solúvel, que ajuda a diminuir o colesterol no sangue e os níveis de açúcar no sangue, o que, por sua vez, ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e administrar condições como a diabetes. E a fibra insolúvel, que ajuda a prevenir ou tratar a constipação, e doenças relacionadas ao intestino.

A fibra é essencial para que o nosso organismo trabalhe bem, ela contém nutrientes como hidratos de carbono e proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Saiba agora como a fibra age no corpo, e ainda, veja 7 alimentos ricos em fibras!

Alimentos Ricos Em Fibras Veja Quais Os Melhores

Como a fibra age eliminando o colesterol?

Quando comemos, a comida que comemos é quebrada no estômago e no duodeno e absorvida no intestino delgado. A gordura contida na comida é digerida e absorvida com a ajuda da bile secretada pelo fígado. O ingrediente principal deste suco é a pepsina e ácidos biliares que ajudam a digestão e absorção de gordura no intestino, e quando é absorvido na barreira, ele retorna ao fígado. É usado novamente como um suco digestivo.

Os alimentos consumidos com fibra retarda a taxa de digestão e absorção, de modo que a comida  viaja lentamente pelo intestino delgado . Nesse meio tempo, a fibra absolve o colesterol ou o ácido biliar no trato intestinal e o transporta para o intestino grosso e excretado junto com as fezes. Como resultado, a absorção de colesterol e colesterol biliar através dos alimentos , é reduzida, levando a um declínio nos níveis de colesterol.

Por que comer alimentos ricos em fibras

A fibra tem a capacidade de limpar o cólon através dos órgãos internos. Quando consumida como alimento, quase não há energia ou calorias, mas por causa dessa função, a fibra ativa a função do intestino grosso, portanto é sempre bom se alimentar com comidas que tenha fibras.
Você pode pensar em fibra como um pincel de limpeza que limpa o cólon. A baixa expressão de fibras está associada à constipação, síndrome do intestino irritável, e câncer de cólon, além de  previnem essas doenças. No passado, as fibras eram conhecidas somente por regular o intestino, mas recentemente, foi revelado que existem outras vantagens, estudos recentes mostraram que dietas ricas em fibras reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

Isso porque a fibra ajuda a drenar o sódio para fora do corpo e evita o aumento da pressão arterial, e na excreção de bílis (produtos alimentares digestivos) que bloqueia a absorção de colesterol. As fibras previnem arteriosclerose, hipertensão e várias outras doenças, além de aumentar a imunidade e prevenir o câncer.

Veja agora 7 alimentos ricos em fibra, para uma dieta saudável e equilibrada.

Melhores Alimentos Ricos Em Fibras

Aveia em flocos

(4 colheres de sopa te fornecerão  4g de fibras)

Primeiro, ajuda a saúde cardiovascular. É um alimento rico em fibras e não contém colesterol. A maior parte desta fibra é solúvel em água, beta-glucana e fibra insolúvel, como a lignina. Também ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL, previne eventos cardiovasculares graves, como acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, e ajuda a manter os níveis de colesterol estáveis.

Em segundo lugar, ajuda a digestão e ajuda na dieta. A fibra previne a constipação, além de ajudar a melhorar a saúde do corpo, aumentando o número de bactérias que ajudam a saúde intestinal. Além disso, embora mantendo uma sensação completa de longo prazo, também é recomendado para a dieta, evitando o consumo exagerado de comida. É bom para pessoas que têm dificuldade em digerir normalmente ou que estão preocupadas com a obesidade, excelente opção se você quiser ter uma comida encorpada nutritiva e funcional, para uma dieta saudável.

Maçã

(1 unidade média contém 180g de fibras)

Existem pesquisas científicas que provam a veracidade do provérbio inglês “Uma maçã por dia afasta um médico”.

Então logo comer este alimento pode proporcionar uma vida com mais saúde. A maçã é um alimento com grande valor nutricional, além de ser muito rico em fibras alimentares, por isso também traz uma sensação de saciedade.

A fibra insolúvel na maçã é digestiva ajuda o processo de digestão dos intestinos.

Ameixa preta

(2 unidades contém 20g de fibras)

As ameixas são bem conhecidos por sua capacidade de aliviar a constipação .
Isto é em parte devido à alta quantidade de fibras presente nas ameixas. A fibra nas ameixas é principalmente insolúvel, o que significa que não se mistura com a água.

Além disso, a fibra nas ameixas pode ser parcialmente responsável por seus efeitos sobre o açúcar no sangue, retardando a taxa em que o corpo absorve de carboidratos após uma refeição.

Grão de bico cozido

(2 colheres de sopa contém 5,4g de fibras)

Além de ser um alimento muito saboroso, o grão de bico é rico em fibra insolúvel, e ajuda a prevenir ou tratar a constipação. Como o grão-de-bico também é rico em proteínas e ferro, pode ser um substituto bom e barato para a carne e feijão, que normalmente fornece esses mesmos nutrientes. Não contém glúten.

Istock X
Brocólis

(4 talos de brócolis cozido contém 5g de fibras)

O Brócolis é um vegetal delicioso com uma série de benefícios para saúde. Um excelente auxiliar do processo de emagrecimento, por conter pouquíssimas calorias.

Seu alto teor de fibras naturais proporciona saciedade a longo prazo, as fibras presentes nesse alimento estimulam o bom funcionamento do intestino, ajudando na eliminação de toxinas que dificultam a perda de peso.

 Mamão papaia

(2 fatias contém 3,6g de fibras)

Uma fruta saborosa e fácil de achar em qualquer mesa de café da manhã. O mamão papaia contém baixo valor calórico e é rico em fibras, atuando como importante auxiliar no processo digestivo.

Um excelente alimento para o processo de emagrecimento, pois seu consumo traz saciedade, reduzindo a vontade de comer.

Quinoa

(1 xícara de quinoa cozida contém 5,2g de fibras)

A quinoa é considerada um “superalimento”, ela possuir um grande valor nutricional, que supera muitos alimentos, rica em muitos nutrientes que são essenciais para o nosso organismo. Seu consumo agrega muitos benefícios à saúde. Excelente fonte de fibras insolúveis e solúveis também. Atua no bom funcionamento do intestino e na redução do colesterol total, e LDL colesterol.

veja também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso de uma dieta rica em fibras, consulte o nutricionista e converse sobre esta nova maneira de viver, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.