Alimentação

7 Benefícios da Aveia para Viver Melhor

A aveia está entre os grãos mais saudáveis ​​da terra. Eles são um grão integral sem glúten e uma grande fonte de importantes vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Estudos mostram que aveia e aveia têm muitos benefícios para a saúde. Estes incluem perda de peso, níveis mais baixos de açúcar no sangue e um risco reduzido de doença cardíaca.

A aveia é comumente consumida no café da manhã como farinha de aveia, que é feita fervendo aveia na água ou no leite. Aveia é muitas vezes referida como mingau. Eles também são freqüentemente incluídos em muffins, barras de granola, biscoitos e outros produtos assados. Aqui estão 9 benefícios de saúde baseados em evidências de comer aveia.

aveia

 Benefícios da Aveia

A aveia é atribuída a uma ampla variedade de benefícios à saúde, os principais benefícios deste grão estão listados abaixo:

1. A aveia é incrivelmente nutritiva

A composição nutricional da aveia é bem equilibrada. Eles são uma boa fonte de carboidratos e fibras, incluindo o poderoso beta-glucana de fibra. Eles também contêm mais proteína e gordura do que a maioria dos grãos. A aveia é carregada com importantes vitaminas e minerais, como:

  • Manganês- Normalmente encontrado em grandes quantidades em grãos integrais, este mineral é importante para o desenvolvimento, crescimento e metabolismo
  • Fósforo- Este mineral é importante para a saúde óssea e manutenção dos tecidos.
  • Cobre- Um mineral antioxidante que muitas vezes falta na dieta ocidental, o cobre é considerado importante para a saúde do coração
  • Vitamina B1- Também conhecida como tiamina, esta vitamina é encontrada em muitos alimentos, incluindo grãos, feijões, nozes e carne.
  • Ferro- Como componente da hemoglobina, uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue, o ferro é absolutamente essencial na dieta humana.
  • Selênio- Este antioxidante é importante para vários processos em seu corpo. Baixos níveis de selênio estão associados ao aumento do risco de morte prematura e comprometimento da função imunológica e mental
  • Magnésio- Muitas vezes, faltando na dieta, este mineral é importante para vários processos em seu corpo
  • Zinco- Este mineral participa de muitas reações químicas em seu corpo e é importante para a saúde geral

*Isso significa que a aveia está entre os alimentos mais ricos em nutrientes que você pode comer.

2. Aveia Inteira é Rica em Antioxidantes, Incluindo Avenanthramides

Aveia inteira é rica em antioxidantes e compostos vegetais benéficos chamados polifenóis. O mais notável é um grupo único de antioxidantes chamados avenanthramides, que são quase exclusivamente encontrados na aveia. Avenanthramides pode ajudar a baixar os níveis de pressão arterial, aumentando a produção de óxido nítrico. Esta molécula de gás ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e leva a um melhor fluxo sanguíneo

3. Aveia contém uma poderosa fibra solúvel chamada Beta-Glucan

A aveia contém grandes quantidades de beta-glucano, um tipo de fibra solúvel. O beta-glucano se dissolve parcialmente em água e forma uma solução espessa e gelatinosa no intestino.

Os benefícios de saúde da fibra beta-glucana incluem:

  • Níveis reduzidos de LDL e colesterol total
  • Redução do açúcar no sangue e resposta à insulina
  • Maior sensação de plenitude
  • Crescimento aumentado de bactérias boas no trato digestivo

4. Eles podem reduzir os níveis de colesterol e proteger o colesterol LDL de danos

A doença cardíaca é a principal causa de morte em todo o mundo. Um dos principais fatores de risco é o colesterol elevado no sangue. Muitos estudos demonstraram que a fibra beta-glucana da aveia é eficaz na redução dos níveis de colesterol total e LDL. O beta-glucano pode aumentar a excreção da bílis rica em colesterol, reduzindo assim os níveis circulantes de colesterol no sangue. Um estudo relata que os antioxidantes na aveia trabalham em conjunto com a vitamina C para prevenir a oxidação do LDL.

5. Aveia pode melhorar o controle do açúcar no sangue

O diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada por açúcar no sangue significativamente elevado. Geralmente resulta da diminuição da sensibilidade ao hormônio insulina. A aveia pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue , especialmente em pessoas com excesso de peso ou com diabetes tipo 2, e também podem melhorar a sensibilidade à insulina. Estes efeitos são atribuídos principalmente à capacidade do beta-glucano de formar um gel espesso que retarda o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose no sangue.

6. Aveia pode ajudá-lo a perder peso

A aveia é um complemento para um delicioso café da manhã. Comer alimentos que ajudam na sensação de plenitude, pode ajudá-lo a comer menos calorias e perder peso. O beta-glucano na farinha de aveia aumenta sua sensação de satisfação. O beta-glucano também pode promover a liberação do peptídeo YY (PYY), um hormônio produzido no intestino em resposta à ingestão de alimentos. Este hormônio da saciedade tem demonstrado reduzir a ingestão de calorias e diminuir o risco de obesidade.

7. Aveia pode ajudar a aliviar a constipação

Os idosos geralmente sofrem de constipação, com movimentos intestinais irregulares e frequentes. Estudos indicam que o farelo de aveia, a camada externa rica em fibras do grão, pode ajudar a aliviar a constipação em idosos. Um estudo descobriu que o bem-estar melhorou para 30 pacientes idosos que consumiram uma sopa ou sobremesa contendo farelo de aveia diariamente por 12 semanas. Além disso, 59% desses pacientes foram capazes de parar de usar laxantes após o estudo de 3 meses.

aveia

Como incorporar a aveia em sua dieta:

Você pode desfrutar de aveia de várias maneiras. A maneira mais popular é simplesmente comer aveia no café da manhã.

Aqui está uma maneira muito simples de fazer farinha de aveia:

  • 1/2 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara (250 ml) de água ou leite
  • Uma pitada de sal

Combine os ingredientes em uma panela e leve para ferver. Reduza o fogo para ferver e cozinhe a aveia, mexendo ocasionalmente, até ficar macia. Para ter uma aveia mais saborosa e ainda mais nutritiva, você pode adicionar canela, frutas, nozes, sementes e/ou iogurte grego. 

veja também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira experimentar os benefícios da aveia para viver melhor, consulte o nutricionista.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.