Amostra Grátis

Parabéns! Você ganhou um Desconto EXCLUSIVO no Low Master, o Emagrecedor das Famosas! Garanta até 70% OFF colocando seu e-mail abaixo:

Bem-Estar

Barriga Inchada: O que Fazer? Como Tratar?

Rate this post

Barriga Inchada

Barriga inchada ou inchaço abdominal ocorre quando o abdome se sente cheio e apertado. Geralmente ocorre devido a um acúmulo de gás em algum ponto do trato gastrointestinal. O inchaço faz com que a barriga pareça maior do que o normal, e também pode parecer dolorida. Retenção de líquidos no corpo também pode levar ao inchaço.

A maioria das pessoas experimentam inchaço em algum momento. Exercícios, suplementos e massagens podem ajudar a reduzir o inchaço rapidamente, e mudanças simples no estilo de vida podem evitar volte a acontecer. Neste artigo, nós fornecemos técnicas para se livrar do inchaço rapidamente e explicar como reduzir o inchaço a longo prazo

O que causa o inchaço na barriga? 

Inchaço geralmente acontece quando o excesso de gás se acumula no estômago ou intestinos. Quando o inchaço ocorre logo após uma refeição, ele geralmente se resolve, mas muitas vezes é possível acelerar esse processo.

A melhor maneira de combater o inchaço é determinar sua causa. Gatilhos comuns para inchaço incluem:

  • Problemas digestivos que incluem obstipação, alergias alimentares e intolerâncias podem levar ao inchaço. Quando as fezes ficam retidas no intestino grosso, isso pode causar inchaço e uma sensação de desconforto. Gás em excesso também pode se acumular atrás das fezes, piorando o inchaço.
  • Bebidas gasosas, muito sal ou açúcar e fibra insuficiente na dieta podem causar inchaço.
  • Alterações hormonais podem levar muitas pessoas a experimentar inchaço antes e durante os períodos devido a alterações hormonais e retenção de água.

Tratamento- Maneiras de reduzir o inchaço:

1. Exercícios Físicos:

A atividade física pode fazer com que o intestino se mova mais regularmente, o que pode ajudar a liberar o excesso de gás e fezes. Fazer com que as entranhas se movam é especialmente importante se a pessoa estiver se sentindo constipada. Uma caminhada ao redor do bloco pode fornecer alívio rápido da pressão do gás.

2. Tente poses de ioga:

Certas posturas de yoga podem posicionar os músculos do abdômen de uma forma que estimula a liberação do excesso de gás do trato gastrointestinal. Isso pode reduzir o inchaço.

Postura da criança (Balasana) e agachamentos podem ajudar as pessoas a aliviar rapidamente o acúmulo de gás.

3. Experimente a massagem abdominal:

Massagear o abdômen pode ajudar a movimentar as entranhas. Uma massagem que segue o caminho do intestino grosso é especialmente útil. As pessoas podem seguir os passos abaixo para fazer isso:

  • Colocando as mãos logo acima do osso do quadril direito.
  • Faça movimentos circulares com leve pressão para o lado direito da caixa torácica.
  • faça movimentos na área da barriga superior em direção à caixa torácica esquerda.
  • Movendo-se lentamente em direção ao osso do quadril esquerdo.
  • Repetindo conforme necessário.

*Se a massagem causar alguma dor, é melhor interrompê-la imediatamente.

4. Use óleos essenciais:

Um estudo de 2016 testou a eficácia de suplementos contendo uma combinação de óleo essencial de erva-doce e curcumina em 116 pessoas com leve a moderada. Após 30 dias, as pessoas relataram uma melhora em seus sintomas de inchaço e dor abdominal.

As pessoas não devem consumir óleos essenciais sem falar com um médico primeiro. Isso ocorre porque algumas formulações podem ser tóxicas ou podem interferir com a medicação, e não há regulação das dosagens.

5. Tome um banho morno, e relaxe:

O calor do banho pode proporcionar alívio para um abdômen dolorido. O relaxamento pode reduzir os níveis de estresse, o que pode permitir que o trato gastrointestinal funcione de maneira mais eficaz e ajude a reduzir o inchaço.

Barriga Inchada

Tratamento- Soluções de longo prazo para inchaço:

Correções rápidas nem sempre são eficazes para algumas causas de inchaço. No entanto, pessoas que apresentam inchaço frequente podem achar que certas mudanças no estilo de vida podem resolver as causas e reduzir o inchaço com o tempo.

As pessoas podem usar essas etapas simples para tentar evitar o inchaço a longo prazo:

1. Aumentar a fibra gradualmente

Aumentar a ingestão de fibras pode ajudar a tratar o inchaço. Comer mais fibras ajuda a prevenir a constipação e o inchaço. No entanto, é importante ter em mente que comer muita fibra ou aumentar a ingestão de fibras muito rapidamente pode causar ainda mais gases e inchaço. Ao aumentar a ingestão de fibras, é melhor começar devagar e aumentar o consumo ao longo de várias semanas para permitir que o corpo se ajuste a essa mudança na dieta.

2. Substitua os refrigerantes por água

Bebidas com gás e gaseificadas contêm gás que pode se acumular no estômago. O dióxido de carbono que faz refrigerante e bebidas similares também pode causar inchaço no estômago. Açúcares ou adoçantes artificiais na dieta também podem causar gases e inchaço. Beber água elimina esses problemas e ajuda a tratar a constipação também.

3. Evite goma de mascar

Os álcoois de açúcar na gengiva podem causar inchaço em algumas pessoas. Engolir o ar durante a mastigação também pode causar inchaço e dor. As pessoas podem usar balas de gengibre ou menta para refrescar a respiração.

4. Fique mais ativo a cada dia

O exercício ajuda o corpo a mover as fezes e gases para fora do cólon e pode tornar os movimentos intestinais mais regulares. O exercício também libera sódio extra do corpo através da transpiração, o que pode ajudar a aliviar a retenção de água.

É vital beber muita água antes e depois do exercício para se manter hidratado, pois a desidratação pode piorar a constipação.

5. Coma em intervalos regulares

Muitas pessoas experimentam inchaço diretamente após uma grande refeição. É possível evitar isso comendo várias refeições menores a cada dia, o que pode ajudar a manter o sistema digestivo em movimento.

Engolir alimentos rapidamente pode introduzir ar no trato digestivo. Beber de um canudo também pode levar as pessoas a engolir mais ar, o que, por sua vez, leva ao gás e ao inchaço. As pessoas com inchaço devem evitar o uso de canudos, se possível, e tentar comer devagar para evitar ingestão de ar durante as refeições.

6. Diminua o sal

Um excesso de sódio faz com que o corpo retenha água. Isso pode causar uma sensação de inchaço na barriga e outras áreas do corpo, como mãos e pés.

7. Suplementos e medicamentos

Alguns suplementos, como o ferro, podem causar constipação e outros sintomas de indigestão. Isso pode aumentar o inchaço. O potássio, por outro lado, pode reduzir o inchaço, ajudando a equilibrar os níveis de sódio do corpo .

Medicamentos também podem causar efeitos colaterais que afetam a função gastrointestinal ou causam indigestão. Se isso acontecer, um médico ou farmacêutico pode sugerir alternativas mais suaves para o aparelho digestivo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer um tratamento para a barriga inchada, consulte o médico.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.