Alimentação

10 Benefícios da Chia para a Saúde 2024

5/5 - (1 vote)

A chia está entre os alimentos mais saudáveis ​​do planeta. Ela é cheia de nutrientes trazem benefícios relevantes para o corpo e cérebro. A Chia contêm grandes quantidades de fibras e ácidos graxos ômega-3, muita proteína de alta qualidade e vários minerais e antioxidantes essenciais. A chia aperfeiçoa os níveis sanguíneos de ômega-3 saudáveis ​​para o coração, a saúde digestiva e os fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes.

As sementes de Chia são pequenas, planas e ovulares, com uma textura brilhante e suave. Essas sementes são altamente versáteis, pois podem ser ensopados e adicionados ao mingau, feitos em pudim, assados, ou simplesmente polvilhados em cima de saladas ou iogurte, ou mesmo ser usados ​​para engrossar molhos ou como substitutos de ovos.

Benefícios Da Chia Para A Saúde

Composição:

Os principais componentes da semente de Chia são:

  • Ômega 3
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Manganês
  • Proteínas fornece todos os aminoácidos essenciais (cálcio, fósforo, ferro, selênio e zinco)
  • Fibras (vitaminas e minerais)
  • Antioxidantes
  • Ácidos graxos poli-insaturados essenciais

Chia- Benefícios

As sementes de chia tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos devido ao seu alto valor nutricional e alegados benefícios para a saúde. Seus principais benefícios de saúde estão listados abaixo:

  1. Aumento dos níveis sanguíneos de ômega-3

Ácidos graxos ômega-3 são extraordinariamente necessários para o nosso organismo e cérebro, e a chia é uma excelente fonte de ômega-3. No entanto, o ALA precisa ser convertido em formulários ativos, como o EPA, antes que seu corpo possa usá-lo. Estudos mostraram que as sementes de chia podem aumentar os níveis sanguíneos de ALA

  2. Melhor controle do açúcar no sangue

Obter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue é muito importante para uma saúde ideal. Estudos demonstram que as sementes de chia reduzem a resistência à insulina e ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue.

Estudos em humanos mostram que o pão feito com sementes de chia causa uma redução na taxa de açúcar no sangue em comparação com pães mais tradicionais.

3. Sementes de Chia são carregadas com antioxidantes

Outra área em que as sementes de chia brilham é seu alto teor antioxidante. Estes antioxidantes protegem as gorduras sensíveis nas sementes de rançoso. Mais importante ainda, os antioxidantes combatem a produção de radicais livres, que podem danificar as moléculas celulares e contribuir para o envelhecimento e doenças como o câncer.

Chia Brent Hofacker

4. Sementes de Chia podem diminuir o risco de doenças cardíacas

Dado que as sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ômega-3, elas podem reduzir o risco de doenças cardíacas. Seus benefícios foram examinados em vários estudos, e concluiu-se que a semente é benéfica nos fatores de riscos incluindo triglicérides, inflamação, resistência à insulina e gordura da barriga. A chia também podem aumentar o colesterol “bom” HDL.  

Essas sementes reduzem também significativamente a pressão arterial em pessoas com hipertensão, que é um forte fator de risco para doenças cardíacas.

5. Eles são ricos em muitos nutrientes importantes para os ossos

Sementes de Chia são ricos em vários nutrientes que são importantes para a saúde óssea. Isso inclui cálcio, fósforo, magnésio e proteína. O teor de cálcio é particularmente impressionante. Como resultado, as sementes de chia podem ser consideradas uma excelente fonte de cálcio para pessoas que não comem laticínios.

6. Perda de peso

Alimentos com alto teor de fibras ajudam as pessoas a se sentirem satisfeitas por mais tempo e geralmente têm menos calorias. Aumento da ingestão de fibras e uma dieta rica em fibras foram mostrados para ajudar na perda de peso.

As sementes de chia contêm fibras, e seus altos níveis de ácidos graxos ômega-3 e ácido alfa-linoleico podem ser úteis para a perda de peso. A semente também pode ser consumida como gel quando misturada com água. Isso faz com que ele seja digerido mais lentamente no corpo, potencialmente evitando a fome por um longo período.

Chia

7. Diabetes

Embora não haja muitos estudos sobre o efeito da chia sobre a glicose no sangue e a resistência à insulina, um estudo de 2017 sugere que as sementes de chia podem ter a capacidade de converter a glicose em um carboidrato de liberação lenta. Isso pode ter um efeito positivo nas pessoas com diabetes tipo 2.

Dietas ricas em fibras estão associadas a um risco menor de desenvolver diabetes, e a ingestão de alimentos ricos em fibras ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

8. Ajuda a ter uma pele saudável

As sementes de Chia são repletas de antioxidantes, responsáveis ​​pelos poderosos benefícios das sementes de chia para a saúde da pele. Os antioxidantes são compostos que combatem os danos dos radicais livres e previnem o estresse oxidativo, ao mesmo tempo em que promovem a reparação dos tecidos e protegem contra danos à pele.

Como um dos alimentos com alto teor de antioxidantes do planeta, adicionar sementes de chia à sua dieta pode ajudar a combater o envelhecimento prematuro e proteger as células da pele contra os danos dos radicais livres para otimizar a saúde da sua pele.

9. Promove a saúde digestiva

A Chia é carregada com fibras e devido ao seu conteúdo rico em fibras, as sementes de chia beneficiam a saúde digestiva promovendo regularidade e aumentando a frequência das fezes para prevenir a constipação. A fibra também atua como um prebiótico para fornecer combustível para as bactérias benéficas no intestino, que desempenha um papel central em muitos aspectos da saúde e da doença.

Além disso, a fibra em sementes de chia também absorve uma boa quantidade de água e se expande no estômago, ajudando a manter a sensação de satisfação por mais tempo. Isso pode explicar por que estudos clínicos mostram que o uso de sementes de chia para perda de peso pode ser efetivo ao reduzir a fome e suprimir o apetite.

10. Aumenta a energia e o desempenho do exercício

Sementes de chia são frequentemente usadas por atletas para o carregamento de carboidratos, uma estratégia que ajuda a maximizar o armazenamento de glicogênio nos músculos e fígado para otimizar a resistência e aumentar o desempenho do exercício. Além disso, a proteína das sementes de chia pode ajudar a construir massa muscular e aumentar a força para ajudar a alimentar seus treinos. A pesquisa mostra que consumir proteína como uma refeição pós-treino pode ajudar na reparação de tecidos musculares e também pode construir novos músculos para acelerar o tempo de recuperação entre os treinos.

veja também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira incluir a chia em sua alimentação , consulte o nutricionista e ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.