Bem-Estar

Calculadora de Peso: Veja como saber seu Peso ideal! 2024

Rate this post

A calculadora de peso é a melhor forma para quem está de fato receoso com seu estado de saúde ou quer ter uma boa aparência. A calculadora irá auxiliar  na determinação do peso ideal usando como base na altura e sexo. Existem diferentes fórmulas para calcular seu IBW (peso corporal ideal) e como interpretar os resultados, e também o gráfico de peso saudável que se baseia no IMC.

Contudo, a calculadora de peso não é uma ciência determinante. Pois cada depende de cada indivíduo, eles são referências, e é importante aderir a escolhas saudáveis ​​de vida, como exercícios regulares, comer uma variedade de alimentos não processados e dormir o suficiente. Contudo, mesmo sem a exatidão, a calculadora de peso é necessária para ter uma ideia do que precisa ser mudado. Confira aqui seu peso ideal.

Calculadora De Peso Veja Como Saber Seu Peso Ideal

Fórmulas Usadas para Calcular

IMC

Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o índice de massa corporal é uma ciência que calcula de maneira que se permite medir se alguém se mantém ou não com o peso ideal. O IMC relaciona a massa da pessoa juntamente com sua altura.

Esta é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), contudo o IMC não mede exatamente a gordura do corpo, pois não observa a nossa massa magra, massa gorda, líquidos e a estrutura óssea da pessoa em questão. Diversos indivíduos procuram encontrar seu IMC quando vão entrar em uma dieta ou uma atividade física. E estão corretas, pois ele mostra a normalidade, magreza ou a obesidade em diferentes níveis.

O procedimento do cálculo do IMC é acessível e bastante rápido, permitindo então  uma julgamento geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.

Calculando seu IMC: Divida o seu peso (massa), por sua altura ao quadrado.

Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Como exemplo, entenda: Um indivíduo que tem 58 kilos e de altura tem 1,65, como resultado terá um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.

Os dados de referência para um adulto estão indicados abaixo:

< 18,5 – Abaixo do peso

18,5-24,9 – Normal

25,0-29,9 – Excesso de peso

30,0-34,9 – Obesidade Leve (Grau I)

35,0-39,9 – Obesidade Severa (Grau II)

> 40,0 – Obesidade Mórbida (Grau III)

Peso

IBW

IBW = Altura2 * Sexo

O seu peso corporal ideal, ou IBW, depende do seu gênero e altura. Para os homens, o peso corporal ideal é calculado usando 106 libras para os primeiros 5 pés de altura e adicionando 6 libras adicionais por cada polegada. As mulheres devem pesar um pouco menos, então o cálculo ideal do peso corporal começa com 100 libras para os primeiros 5 pés de altura, e você só adiciona 5 libras por cada polegada adicional. Se você tem menos de 5 metros de altura, subtrair 2 libras por cada polegada sob 5 pés.

  • Usando a equação, uma mulher de 5 pés e 4 polegadas de altura teria um peso ideal de 120 libras: IBW = 100 + (4 x 5) = 120.
  • Um homem que é de 6 pés de altura tem um IBW de 178 libras: IBW = 106 + (12 x 6) = 178.

Efeito do tamanho do quadro no peso ideal

O tamanho do quadro do corpo ajuda a determinar o seu IBW também. A equação calcula o IBW para alguém com um quadro médio. Você pode subtrair 10 por cento para uma pessoa da mesma altura com uma moldura pequena e adicionar 10 por cento para um indivíduo de grande enquadramento. Então, no final, você acaba com uma gama IBW.

Pilates Emagrece Capa

RIP (Recíproco do Índice Ponderal)

O Recíproco do Índice Ponderal (RIP) é um indicador antropométrico utilizado para identificar desnutrição e excesso de peso. Pelas características da sua formulação, a utilização desse método é mais adequada do que o IMC. O RIP é um cálculo que se faz a partir de dois dados: altura e peso.

O RIP é calculado pela altura (em centímetros) dividida pela raiz cúbica do peso (em quilogramas). Um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte mostra que o RIP é tão eficiente quanto o IMC na identificação de excesso de gordura ou sobrepeso em mulheres acima de 50 anos de idade.

O recíproco índice ponderal (RIP) é calculado pela razão da altura (cm) dividida pela raiz cúbica do peso corporal (kg). Foi apresentada a proposta de utilização do RIP para identificação de sobrepeso e obesidade. A classificação do peso corporal sugerida, consideram abaixo do peso para valores de RIP maiores de 44m/kg³, normal para valores de 41 a 44m/kg³ e excesso de peso para valores menores de 41m/kg³. A análise das variáveis obtidas foi conduzida por intermédio da distribuição de percentuais, de valores de tendência central (média e desvio padrão)

Exemplo abaixo:

  • Os valores de referência do RIP são:

-maior que 44: abaixo do peso;

-41 a 44: normal;

-menor que 41: excesso de gordura corporal.

Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista.

Veja Também

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.