Bem-Estar

Como calcular o IMC? Veja Dicas Práticas

O índice de massa corporal (IMC)é um valor retirado da altura e do peso de uma pessoa. É determinado por meio de uma tabela padrão que  quantifica o nível de massa de tecido (composto de osso, gordura e músculo) em uma pessoa. O resultado é usado para determinar se esse indivíduo é obeso, com sobrepeso, peso normal ou abaixo do peso.

O IMC é a maneira mais comprovada e confiável para determinar a saúde geral da pessoa média. É um dos métodos mais rápidos e fáceis de determinar se você precisa perder / ganhar peso e mudar seu estilo de vida. Recomendamos que você descubra o seu IMC o mais rápido possível e, se estiver acima ou abaixo do intervalo médio, marque uma consulta com seu médico e procure orientação. 

IMC

Dicas para Calcular o IMC:

IMC em adultos

 Calcular o IMC envolve medir a altura e o peso corporal de uma pessoa .

Métrica

  • Para calcular o IMC em unidades métricas, use o seguinte método: IMC = kg / m 2
  • Então, para calcular o IMC de um adulto: Divida seu peso em quilogramas (kg) pelo quadrado da sua altura em metros (m 2 )

Como a maioria das pessoas mede a altura em centímetros (cm), divida a altura em cm por 100 para obter a altura em metros.

Categorias de Índice de Massa Corporal

Tecnicamente, a escala do IMC colocará você em uma das seis categorias. A tabela abaixo lista as categorias de IMC, juntamente com a pontuação do IMC associada a cada categoria.

Classificação Índice de Massa Corporal
Abaixo do peso menos de 18,5
Peso normal 18,5 – 24,9
Excesso de peso 25 – 29,9
Obesidade (classe 1) 30 a 34,9
Obesidade (classe 2) 35 – 39,9
Obesidade extrema (classe 3) 40+

 

O gráfico de índice de massa corporal a seguir permite que você obtenha manualmente o seu índice de IMC e inclui uma classificação da categoria de IMC em que você reside.

    IMC inferior a 18,5

Um IMC inferior a 18,5 indica que você está abaixo do peso, portanto pode ser necessário aumentar o peso. Recomenda-se que peça conselhos ao seu médico ou nutricionista.

    IMC de 18,5 a 24,9

Um IMC de 18,5 a 24,9 indica que você está com um peso saudável para sua altura. Ao manter um peso saudável, você diminui o risco de desenvolver sérios problemas de saúde.

    IMC de 25 a 29,9

Um IMC de 25 a 29,9 indica que você está um pouco acima do peso. Você pode ser aconselhado a perder algum peso por razões de saúde. Recomenda-se que fale com o seu médico ou com um nutricionista para aconselhamento.

    IMC acima de 30

Um IMC acima de 30 indica que você está com excesso de peso. Sua saúde pode estar em risco se você não perder peso. Recomenda-se que fale com o seu médico ou com um nutricionista para aconselhamento.

IMC para crianças:

Embora a calculadora do IMC funcione da mesma maneira para as crianças, a medida é usada de forma diferente. Embora as faixas de IMC permaneçam as mesmas para os adultos ao longo da vida, esses números mudam nas crianças porque as crianças ainda estão crescendo e a taxas diferentes. Como resultado, o IMC é uma medida de peso para altura em comparação com crianças da mesma idade. Esse cálculo resulta em um percentil do índice de massa corporal .

Por exemplo, se seu filho está no percentil 50, isso significa que 50% das crianças da mesma idade têm o mesmo valor de IMC ou menos. O percentil 85 significa que 85% das crianças têm o mesmo ou menor IMC e este é um valor em que o seu filho é classificado como “em risco” de ficar acima do peso. No percentil 95, seu filho é classificado como “com excesso de peso”.

Categoria de status de peso Faixa percentual
Abaixo do peso Abaixo do 5º percentil
Peso saudável Percentil 5 a menos que o percentil 85
Excesso de peso 85 a menos do que o percentil 95
Obesidade Igual ou superior ao percentil 95

 

*Contacte o seu médico se estiver preocupado com o peso do seu filho. Eles podem ser capazes de encaminhá-lo para o seu programa local de estilo de vida saudável para crianças, jovens e famílias.

IMC

Riscos para a saúde de peso extra

O excesso de peso tem os seguintes efeitos no corpo:

  • Aumenta o quanto o coração tem que trabalhar.
  • Aumenta a pressão arterial , o colesterol no sangue e os níveis de triglicerídeos.
  • Diminui a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou bons níveis de colesterol.
  • Pode tornar mais provável a diabetes e outros problemas de saúde.

Carregar peso extra pode aumentar o risco das seguintes condições:

  • hipertensão ou pressão alta
  • dislipidemia, que envolve colesterol LDL elevado, colesterol HDL baixo ou níveis elevados de triglicerídeos
  • Diabetes tipo 2
  • doença coronariana
  • acidente vascular encefálico
  • doença da vesícula biliar
  • osteoartrite
  • apnéia do sono e problemas respiratórios
  • alguns tipos de câncer , incluindo câncer de endométrio, mama e cólon

Benefícios de um Peso Saudável:

Além de reduzir o risco das condições de saúde, manter um peso saudável oferece benefícios adicionais:

  • menos dores articulares e musculares
  • aumento da energia e capacidade de participar de mais atividades
  • melhor regulação dos fluidos corporais e da pressão arterial
  • carga reduzida no coração e no sistema circulatório
  • padrões de sono melhorados

Fatores Importantes:

O IMC pode ser uma ferramenta de triagem útil para prever certos riscos para a saúde. No entanto, as pessoas devem usá-lo com cautela, pois não leva em conta outros fatores – como níveis de atividade e composição corporal.

Para crianças e adolescentes, é importante incluir sua idade e sexo ao fazer uma medição do IMC, porque seus corpos mudam continuamente à medida que se desenvolvem.

Veja Também

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.