Bem-Estar

Canela de Velho: Contra-Indicações, Benefícios e Como Tomar 2024

5/5 - (2 votes)

Miconia albicans, ou canela de velho como é popularmente conhecida no nordeste do Brasil, é um planta muito utilizada para vários tipos de tratamento alternativo.

A canela de velho possui propriedades medicinais: anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora, tônica digestiva.

Recentemente, essa matéria mostrou como é possível perder 32kg de pura gordura em poucos meses, tudo isso sem precisar fazer academia. Usando apenas um composto natural que equivale a anos de dieta e reeducação alimentar.

Também possui propriedades terapêuticas para tratar doenças como artrose, artrite reumatóide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, reumatismo, tendinite e muito mais. Além de combater os radicais livres e funcionar como um purificador do sangue. Ou seja, é uma planta com propriedades medicinais completas.

De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde, 80% das pessoas dos países em desenvolvimento no mundo dependem da medicina tradicional para as suas necessidades básicas de saúde, e cerca de 85% da medicina tradicional envolve o uso de extratos de plantas. Isso significa que 3,5 a 4,0 bilhões de pessoas dependem de plantas como fontes de drogas (Farnsworth 1997)

Canela De Velho Contra Indicações Benefícios E Como Tomar

Contra Indicações:

Em estudos realizados sobre a planta Miconia Albicans, a canela de velho, apesar de possuir inúmeros benefícios, e esse se tornarem visíveis e confirmamos por aqueles que já fizeram uso desta planta, a canela de velho pode oferecer riscos à saúde por conter uma alta concentração de alumínio absorvido do solo do Cerrado.

Por esta razão, é extremamente importante é necessário respeitar o limite diário de consumo do chá ou de comprimidos e compostos da planta, para que a sua ação não seja tóxica ao organismo.

 Com o consumo moderado e consciente,  a canela de velho é um tratamento alternativo sem contraindicações.

Afab D B

Benefícios:

Muitos são os benefícios da Canela de Velho, ela atua em várias áreas, principalmente nas dores musculares e articulações.

Selecionamos alguns dos seus principais benefícios:

Ajuda Na Digestão

A canela de velho possui muitos nutrientes que auxiliam na tonificação do estômago. Melhora os sintomas da azia , má digestão, dor estomacal, refluxo.

Age também prevenido diarreia, inflamação intestinal, por ser uma planta anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora e também tônica digestiva.

Antimicrobiano

A canela de velho melhora a imunidade, sendo um grande agente antimicrobiano.

Auxilia Na Circulação

Devido a sua atuação significante da circulação sanguínea, a canela de velho também é capaz de controlar e prevenir o diabetes, pois é capaz de controlar os níveis de glicose no sangue, reduzindo a taxa glicêmica através da melhora no aparelho circulatório, melhorando ainda o combate à doenças cardíacas e renais.

Ação Antioxidante

As propriedades encontradas na canela de velho, são antioxidantes, principalmente quando consumidas em forma de cápsulas e chás.

Os antioxidantes têm como função proteger o organismo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, dessa forma consumir a canela de velho, ajuda a combater o envelhecimento precoce, e também ajuda na prevenção de doenças como distúrbios cerebrais, câncer, e outros problemas de saúde.

Detox Sanguíneo

A canela de velho é conhecida como purificador sanguíneo, por agir excluindo os radicais livres que são prejudiciais à saúde, pois em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo, assim auxilia também nas funções do fígado. Por sua ação que age purificando e aumentando a oxigenação, promove inclusive um aumento na libido e agindo como um potente estimulante sexual.

Os fatores externos que podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas, estão a seguir;

– Cigarro;
– Álcool;
– Resíduos de pesticidas;
– Poluição ambiental;
– Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);
– Estresse;
– Raios-X e radiação ultravioleta;
– Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc).

A canela de velho tem ação detox no sangue e também em outros órgãos,

Melhora a Artrose

Um dos principais benefícios da canela de velho, é sua ação direta e melhora para quem sofre com artrose e outros problemas relacionados às articulações e ossos.

A doença artrose, ou simplesmente artrose, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite, artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática que ataca as articulações das mãos, dedos, joelhos, coluna e quadril. Ocorre em ambos os sexos tanto em homens como em mulheres, sendo a mais comum das doenças reumáticas.

Artrose é o envelhecimento das articulações, ou seja o desgaste das articulações, com os movimentos o osso fica batendo no outro como se estivesse sem lubrificação.

A canela de velho possui propriedades que podem diminuir as dores desse desgaste e pode regenerar essas cartilagens que revestem esses ossos e as articulações. Também ameniza a dor e o inchaço causado pela inflamação.

Efeitos Colaterais Do Chá De Canela De Velho

veja também:

  • Maca Peruana: Bula, Benefícios e Malefícios

  • Cirurgia Bariátrica: Conheça os Riscos, Tipos e Preço

  • Abdominoplastia: Entenda os Riscos, Vantagens e Preço

Como tomar:

A canela de velho pode ser consumida em forma de cápsulas, ou em infusão de chá com as folhas, 3 vezes ao dia antes das refeições.

O tratamento deve ser continuado por no mínimo 30 dias para que o seu efeito seja eficaz, e no máximo 90 dias, com uma pausa de 30 dias, podendo recomeçar a tomar após esse período.

Os resultados relatados com uso de canela de velho são a médio prazo, porém os resultados diferem de pessoa para outra pessoa.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais, e caso queira fazer o uso da Canela-de-Velho, consulte o nutricionista e converse sobre essa planta, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.