Alimentação

Chá de Hibisco: Para que serve? Veja os Benefícios de Tomar! 2024

5/5 - (1 vote)

O chá de Hibisco está entre os preferidos nas dietas de quem quer emagrecer com saúde, ele age como um inibidor de absorção da gordura, contribuindo bastante para o emagrecimento, além de ser rico em antioxidantes e várias outras propriedades benéficas para a saúde do corpo.

O preparo do chá de hibisco é feito a partir do botão da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, e a boa notícia é que esse chá possui um sabor super suave, leve e saboroso de framboesa.

Saiba quais são os benefícios de consumir o chá de hibisco, bem como as contraindicações, modo de preparo, e como tomar o chá para se beneficiar das propriedades dessa bebida.

Também já falamos aqui no blog sobre o chá de cavalinha, chá de amora e outros.

Chá De Hibisco Para Que Serve Veja Os Benefícios De Tomar

Conheça os benefícios do chá de Hibisco

São muitos os benefícios de consumir o chá de hibisco, as folhas dessa planta são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos, resultando em benefícios importantes na saúde do corpo, e  depois de conhecer, você com certeza irá querer inserir esta bebida em sua dieta. Saiba quais são:

Emagrece

O chá  de hibisco contém uma quantidade significativa de fibras alimentares, melhorando o trânsito intestinal, fazendo com que o corpo elimine os resíduos da digestão mais rapidamente, esse fator é essencial e contribui bastante para o emagrecimento.

Além disso, o chá de hibisco contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Assim, o amido ao invés de ser transformado em açúcar, é eliminado no processo de digestão, impedindo a absorção do açúcar e também contribuindo para o emagrecimento.

 

Evita o acúmulo de gordura

O chá de hibisco evita a adipogênese, fazendo com que diminua esta ação no corpo, a adipogênese é o processo pelo qual os pré-adipócitos se tornam adipócitos, que são as células de gordura. Ou seja, ele impede que a gordura seja armazenada no corpo, contribuindo para o emagrecimento.

Diurético

Em uma pesquisa que foi publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, comprovou as propriedades diuréticas do chá de hibisco. Esse estudo mostra que o chá age na aldosterona, um hormônio que regula os níveis de eletrólitos do corpo.

Portanto, o chá de hibisco possui ação diurética e ajuda a tratar a retenção de líquidos, eliminando o inchaço e as toxinas acumuladas.

Alivia cólicas menstruais

O chá de hibisco alivia as cólicas menstruais, equilibra os hormônios e diminui o inchaço. Além de contribuir para amenizar o estresse e a irritabilidade nesses períodos de TPM,  pois contém propriedades calmantes que atuam diretamente no sistema nervoso, ajudando as mulheres a relaxarem completamente.

Chá De Hibisco Para Que Serve Veja Os Benefícios De Tomar

Rico em antioxidantes

O chá de hibisco contém antioxidantes que são essenciais para combater os radicais livres e prevenir o corpo contra infecções, ele contém flavonoides como a antocianina e quercetina.

 

A antocianina é um poderoso antioxidante, ele tira boa parte dos radicais livres, combatendo a inflamação das células e fazendo com que o organismo não acumule toxinas.

Previne diabetes

Vários estudos foram feitos acerca dos benefícios do consumo de chá de hibisco pelos humanos, e dentre eles, um estudo foi feito sobre o consumo regular de 240 ml de chá de hibisco por dia, o qual teve efeitos significativos na diminuição da glicose, contribuindo para o tratamento e prevenção da diabetes.

Ajuda a regular a pressão arterial

Um estudo foi publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, trazendo os resultados positivos sobre o consumo de chá e a diminuição da pressão arterial. Essa pesquisa foi feita com 65 pessoas que consumiram o chá por um período, e foi observado que os níveis da pressão arterial foram reduzidos, sendo um ótimo aliado para quem sofre de pressão alta.

 

Controla os níveis de colesterol

Em um outro estudo com o chá de hibisco, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, concluiu que o chá contribui eficazmente para o controle do colesterol, esse estudo foi realizado com 53 pessoas, e elas tiveram uma diminuição de 8% do colesterol ruim (LDL) e um aumento de 16% do colesterol bom (HDL).

 

Modo de preparo

Chahibisco

O chá é fácil de preparar, leia a seguir!

 

  • Ferva 1 litro de água e desligue o fogo.
  • Acrescente 2 colheres de sopa de flor de hibisco, ou 2 sachês
  • Tampe e deixe fazendo a infusão por cerca de 5 minutos.
  • Após isso, coe e sirva-se!

 

Como tomar?

É recomendado tomar de 2 a 3 xícaras diariamente,pelo menos meia hora  antes das principais refeições, pois ele prepara o intestino para receber os alimentos e realizar a digestão mais rapidamente.

Contraindicações

O chá de hibisco pode alterar os hormônios do corpo, portanto, esse chá é contraindicado para gestantes e lactantes, pois ele pode causar aborto espontâneo e alterar a quantidade de leite, assim  também é contraindicado para as mulheres que desejam engravidar, pois o seu consumo pode causar infertilidade.

 

O chá deve ser evitado também por pessoas que tenham pressão baixa, pois ele diminui a pressão, provocando tontura, sonolência e fraqueza excessiva.  

Cuidados

É muito importante ter cuidado ao consumir o chá de hibisco, visto que o seu consumo deve ser equilibrado, pois o excesso do chá de hibisco causa intoxicação e a eliminação demasiada de eletrólitos essenciais como sódio e potássio.

Além disso, o hibisco é uma substância exógena, ou seja, ela não é produzida pelo corpo, e todas as substâncias exógenas precisam ser metabolizadas pelo corpo, e o consumo excessivo pode sobrecarregar os rins e o fígado, podendo causar insuficiência hepática e renal.

Antes de aderir ao chá de hibisco em sua dieta, consulte um nutricionista para avaliar se esse chá é indicado para você, pois nada substitui a indicação de profissionais qualificados, eles te ajudarão a seguir uma alimentação correta e avaliarão os melhores alimentos e suplementos para sua dieta.

Para saber mais, Você também pode consultar os outros artigos pelo blog e ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar.

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.