Alimentação

Chá de Hortelã: Veja 8 Benefícios! 2024

Rate this post

O chá de hortelã vem de uma erva aromática que pode ser utilizada na gastronomia e propósitos medicinais pois dispõe de ação antiespasmódica, analgésica e afrodisíaca, sendo um excelente chá para tomar nas refeições porque auxilia na digestão. Esse chá é uma maneira refrescante e apetitosa de viver saudavelmente e pode ajudar a estimular o sistema imunológico, melhorando a digestão e reduzindo as dores.

O chá de hortelã é usado em tratamentos de saúde pois é composta das vitaminas, proteínas, fibras, e sais minerais. Assim sendo, veja tudo sobre o chá de hortelã, e entenda como essa bebida pode ser o meio para uma vida mais saudável.

Chá De Hortelã Veja Benefícios

Composição:

A hortelã tem poucas calorias, apenas 70kcal por 100g, e possui diversos nutrientes, fibras e minerais, como:

  •        Vitamina B
  •        Vitamina C
  •        Vitamina D
  •        Magnésio
  •        Ferro
  •        Sódio
  •        Potássio

Chá de Hortelã: Para que Serve

O chá de hortelã serve como excelente opção para a cura de variados problemas que interferem na saúde, como:

 

  •  Má digestão, náusea ou vômito;
  •  Colesterol alto;
  •  Dor de cabeça;
  •  Cólica menstrual;
  •  Entupimento nasal e do pulmão;
  •  Dores fortes no abdome;
  •  Insônia;
  •  Diarreia com sangue;
  •  Tricomoníase genital;

Chá De Hortelã Veja Benefícios

Chá de Hortelã- Benefícios

O chá de hortelã é um líquido bastante saudável e saboroso, com muitos benefícios e qualidades, veja alguns deles:

1. acalma o estômago e combate dores abdominais

Os efeitos do chá de hortelã ajudam a aliviar dor de estômago de várias maneiras. Primeiro, o mentol relaxa os músculos do estômago que podem contrair e causar cãibras. O efeito refrescante do mentol pode melhorar a circulação e aliviar a inflamação que causa dores de estômago.

Além disso, o chá de hortelã ajuda a aliviar e a livrar-se da causa ofensiva mais rapidamente. A hortelã encoraja a secreção do suco gástrico que pode quebrar a comida e acelerar a digestão, além de minimizar o inchaço e reduzir inflamações.

2. Desenvolve Melhorias na Digestão

O chá de hortelã pode ajudar a regular a digestão para manter tudo funcionando perfeitamente. Um estudo feito na Universidade de Exeter mostrou que o chá de hortelã movimenta o gás por todo o corpo, aliviando a sensação de inchaço e cãibras.

O mentol no chá de hortelã também aumenta a bile no estômago, o que ajuda a digerir os alimentos com mais eficiência. Isso reduz os sintomas de diarréia e constipação e pode ajudar a manter seu sistema funcionando de maneira ideal. O mentol relaxa os músculos do trato digestivo, tornando o chá de hortelã uma ótima opção para pessoas que sofrem de intestino irritável.

3. trata o mau hálito

O aroma aromático do chá de hortelã ajuda a camuflar o mau hálito, enquanto as propriedades antibacterianas atuam de dentro para matar os germes e bactérias que causam o mau hálito em primeiro lugar. Para colher o hálito fresco do chá de hortelã, beba uma xícara logo pela manhã ou quando o mau hálito surge. Você também pode beber chá de hortelã depois de consumir alimentos fedorentos, como alho ou cebola, para neutralizar os odores.

4. Combate o resfriado comum e gripe

Como a maioria dos verdadeiros chás de ervas, o chá de hortelã contém compostos que ajudam a combater os resfriados enquanto reforçam sua imunidade. Beber uma xícara de chá quente é uma das formas mais populares de aliviar a dor de garganta. Chá de hortelã leva um passo adiante, relaxando os músculos da garganta que causam uma tosse irritante. Como o mentol é um relaxante muscular, o chá ajuda a abrir as vias aéreas, aliviando a congestão e aliviando resfriados graves, como bronquite.

Os antioxidantes do chá de hortelã aumentam a circulação e permitem que as células brancas do sangue viajem mais rapidamente por todo o corpo, aumentando a velocidade com que o corpo pode combater vírus e bactérias. Chá de hortelã tem propriedades antibacterianas que ajudam a afastar as bactérias que são prejudiciais ao seu sistema imunológico, pois contém vitaminas e nutrientes essenciais.

5. Reduz a Febre

Um dos principais ingredientes do chá de hortelã é o mentol, que ajuda a quebrar a febre. Beber uma xícara quente de chá de hortelã induz a transpiração, que é a maneira natural de esfriar o corpo. Os fluidos extras também estimulam a desintoxicação para que seu corpo possa eliminar a causa do resfriado, da gripe e da febre.

Ao mesmo tempo, o mentol funciona internamente para diminuir a temperatura, diminuindo assim a sua febre. O mentol também é um relaxante muscular natural, por isso ajuda a aliviar as dores que vêm junto com as febres altas.

6. Previne a Náusea

O chá de hortelã-pimenta tem propriedades antiespasmódicas que podem tratar as sensações de náusea e prevenir o vômito. O cheiro de hortelã pode inibir a sensação de náusea, enquanto os compostos orgânicos na menta ajudam a aliviar os músculos do estômago que se contraem e levam ao vômito. Beber chá de hortelã antes de embarcar em um avião, barco ou enquanto estiver a bordo de um barco pode ajudar a curar a sensação de enjôo.

7. Reduz o estresse

O chá de hortelã reduz o estresse e aumenta o bem-estar geral e a paz. Isso porque o chá de hortelã contém qualidades sedativas naturais que o ajudam a relaxar após um longo dia. Consumir chá de hortelã pode ajudar a reduzir a temperatura geral do corpo, permitindo que o corpo relaxe e alivie qualquer inflamação. Propriedades anti-inflamatórias também reduzem a pressão sanguínea, induzindo um estado calmo.

O chá de hortelã é naturalmente livre de cafeína para que você possa beber a qualquer hora do dia sem se preocupar com insônia. A falta de cafeína também significa que você não vai se sentir nervoso e é a principal razão pela qual é usado para relaxamento e alívio do estresse.

8. Baixa o colesterol

O chá de hortelã é apontado como potencial em melhorar a saúde do coração. A hortelã é uma erva que promove a melhora do funcionamento do fluxo da bile, ajudando na quebra de moléculas de gordura, auxiliando no controle do colesterol ruim (LDL).Um estudo recente aponta que o chá de hortelã possui propriedades que podem diminuir os níveis de triglicerídeos e do colesterol LDL, além de trabalhar como incitador do colesterol bom.

Hortela X

Como fazer o de chá de hortelã:

  • 1 xícara (chá) de folhas frescas ou duas colheres de sopa das folhas desidratadas de hortelã;
  •   500 ml de água.

Aqueça a água e, após levantar a fervura, adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em repouso por 5 até 10 minutos. Coe e sirva.

A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com extrato seco ou óleo da planta. A hortelã também combina com variados tipos de receitas como suco de limão ou abacaxi, como em bebidas e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero, por exemplo.

Antes de aderir ao chá de hortelã em sua dieta, consulte um nutricionista para avaliar se esse chá é indicado para você, pois nada substitui a indicação de profissionais qualificados, eles te ajudarão a seguir uma alimentação correta e avaliarão os melhores alimentos e suplementos para sua dieta.

veja também:

Para saber mais, Você também pode consultar os outros artigos pelo blog e ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.