Alimentação

Chá para Emagrecer: Conheça os 7 Melhores! 2024

5/5 - (1 vote)

Você sabia que existe o método de tomar chá para emagrecer? Essa técnica é bastante eficaz se feita de maneira adequada e com os chás corretos, porém, muitas pessoas não conhecem esse método e preferem fazer coisas arriscadas como cirurgias e tomar remédios perigosos para perder peso, e muitas outras pessoas continuam na luta contra a obesidade.

Em um estudo publicado pela Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, foi constatado que a obesidade vem aumentando bastante, e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima-se que até 2025, mais de 700 milhões de pessoas serão obesas no mundo.

Esse quadro aparece como uma das causas principais de várias doenças crônicas não transmissíveis, favorecendo o aparecimento de dislipidemias, doenças cardiovasculares e diabetes.

Mas o método do chá pode ser um grande aliado para prevenir e combater a obesidade, alguns chás e seus componentes são eficazes para o tratamento da obesidade, além de auxiliarem na prevenção e tratamento de vários tipos de doenças.

Chá Para Emagrecer Conheça Os Melhores

O chá é uma bebida muito consumida em todo o mundo, existem muitos tipos e diversos sabores, cada um com sua especificação e seus benefícios específicos.

E para você saber como emagrecer com o método de chás, selecionei os 7 melhores para emagrecer, assim também como a sua origem, seus benefícios para emagrecer, e o modo de preparo.

Vem comigo nesse artigo, e conheça os melhores chás para você emagrecer com saúde!

1. Chá Verde

 

Uma ótima opção para quem está em busca de emagrecer com saúde é o chá verde, ele é simples fácil de achar, e que segundo alguns especialistas, é um dos melhores chás em termos de resultados para emagrecer.

O chá verde é muito consumido na China, há pelo menos 4 mil anos, lugar onde é tradição o uso do chá para uma vida saudável.

Suas folhas são fonte de antioxidantes e outros componentes que combatem os radicais livres, acelerando o metabolismo, e facilitando a digestão dos alimentos.

o chá verde é uma das melhores bebidas naturais para quem está de olho na saúde e no peso ideal.

Benefícios:

  • Promove a queima de gordura e auxilia no emagrecimento.
  • Melhorar as funções cerebrais: estimulando o foco em atividades físicas. 

Fique atenta na hora de comprar as folhas do chá verde, embora outras ervas possam ser comercializadas com esse mesmo nome, ele é o único que é obtido a partir das folhas da Camellia sinensis.

Seu sabor é levemente amargo, e recebe este nome porque suas folhas não sofrem muita oxidação durante o processamento, como acontece com outras folhas.

 

Modo de preparo:


Ferva a água, despeje sobre as folhas de chá verde e tampe.

-Tempo de Infusão 3 minutos.

-Coe o chá e está pronto para o consumo.

 

É recomendado ingerir o chá após as principais refeições. Outra dica interessante é consumir em jejum ao acordar e antes de dormir, isso faz com que o corpo se mantenha hidratado, além de regular a pressão sanguínea.

 

2. Chá de Limão

 

O limão tem sido um grande aliado no quesito emagrecer, ele é rico em ácidos, vitaminas e fibras, o fruto é um poderoso aliado na eliminação de impurezas e também ajuda a regular o metabolismo.O chá do limão facilita a digestão e o trânsito intestinal e impede a absorção de gorduras desnecessárias, facilitando o emagrecimento.

 

Benefícios:

 

O chá de limão, além de proporcionar o emagrecimento,  é rico em antioxidantes e ajuda a prevenir e combater o envelhecimento precoce e doenças infecciosas, melhora o hálito, tem propriedades antissépticas e também, melhora a imunidade e a saúde em geral.

 

Modo de preparo:

Ferva 1L de água junto com as cascas e o sumo de 2 limões.

Se não conseguir tomar sem adoçar, adoce com mel ou melaço.

 

3. Chá de gengibre

Gengibre

O gengibre é conhecido por seu aroma e sabor marcante, uma especiaria saudável, repleta de benefícios. Sua substâncias termogênicas tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo

 

Benefícios:

 

Além de ajudar no emagrecimento, o chá de gengibre é utilizado como um remédio natural  para diversas complicações de distúrbios digestivos, incluindo dor de estômago, enjoo, vômitos e gastrite. É também utilizado para o combate da gripe e tosse. Estudos também apontam uma grande eficácia no tratamento da perda de peso, e este benefício tem sido bastante explorado por aqueles que apreciam essa especiaria associada ao emagrecimento.

 

Modo de preparo:

 

Espere a água ferver e adicione o gengibre lavado e cortado.

Tampe a panela e deixe em fogo baixo por mais 10 minutos.
Está pronto para consumo.


4. Chá de hibisco

 

O hibisco ficou muito famoso após ser associado à perda de peso, e foi comprovado  em inúmeras pesquisas os seus benefícios para a perda de peso, e além disso, foi constatado que os seus flavonoides e outros compostos podem combater o inchaço abdominal.


O chá de hibisco é preparado com o botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

 

Benefícios:

 

Esta bebida evita o acúmulo de gordura, pois contém fibras que regulam o trânsito intestinal, ajudando a emagrecer com saúde. Além de regular a pressão sanguínea e prevenir o diabetes.

 

Modo de preparo:

 

  • Ferva 1 litro de água e desligue o fogo.
  • Acrescente 2 colheres de sopa de flor de hibisco, ou 2 sachês
  • Tampe e deixe fazendo a infusão por cerca de 5 minutos.
  • Após isso, coe e sirva-se!

 

5. Chá de goji berry

 

A goji berry é uma frutinha que recentemente virou a queridinha de quem deseja emagrecer. Isso porque sabe-se que a fruta ajuda a acelerar metabolismo.

 

Benefícios:

 

O chá de goji berry é um grande aliado para perda de peso, pois contribui acelerando o metabolismo do corpo, e a queima de gordura.

Além de ser rico em antioxidantes, vitaminas A, C, E, B1, B, B6 e ferro, permitindo um emagrecimento saudável.

 

Modo de preparo:

 

Ferva ½ litro de água

Após ferver, desligue o fogo e acrescente 2 colheres de goji berry.

Tampe por 10 min, coe e sirva-se.

 

6. Chá de cavalinha

Cavalinha

O chá de cavalinha tem ação diurética, elimina o inchaço causado pela retenção de líquidos, e acelera o metabolismo, ajudando eficazmente no emagrecimento.

 

Benefícios:

 

Entre os benefícios do chá de cavalinha estão a melhora da pele, unhas e cabelos; ação anti-inflamatória e antimicrobiana; combate à osteoporose, e melhoria da memória e cognição.

 

Modo de preparo:

 

  • Ferva 200 ml de água
  • Após ferver, desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) de folha de cavalinha
  • Abafe por 5 minutos
  • Coe e está pronto para ser consumido!

 

7. Chá de Erva Mate

O chá-mate é produzido a partir da erva-mate tostada. Ele possui as metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição. Essas substâncias conferem ao chá o efeito termogênico, pois ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso a bebida pode contribuir para o emagrecimento.

 

Benefícios:


A cafeína presente no chá mate estimula a lipólise ao inibir uma enzima chamada fosfodiesterase. A lipólise consiste em utilizar as células de gordura estocadas em nosso corpo para gerar combustível para queima durante momentos em que o corpo necessita de uma energia extra.

 

Essa ação impede o acúmulo de toxinas e previne doenças infecciosas.

 

Modo de preparo:

 

Coloque a água para ferver;

Acrescente as ervas após a fervura e desligue o fogo;

Tampe e deixe em processo de infusão por 10 min

Coe e está pronto para o consumo.

Lembrando que os chás, mesmo sendo bebidas naturais, podem trazer alguns riscos à saúde se tomado por pessoas não indicadas para o seu uso. Por isso, não consuma antes de uma avaliação médica e nutricional.

Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista e converse sobre os melhores chás, e como fazer o seu uso adequadamente a fim de extrair todos os benefícios deles. Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.