Alimentação

Gelatina Emagrece? Veja os seus Benefícios 2024

5/5 - (1 vote)

A gelatina é, sem dúvida, mais do que uma deliciosa sobremesa, muito rica, simples e fácil de fazer, e pode ser uma boa e nova alternativa, saudável e rica em nutrição. A gelatina é uma sobremesa obtida pela hidrólise do colágeno , uma proteína encontrada principalmente no tecido conjuntivo do osso, cartilagem e pele. 

A gelatina é uma excelente fonte de colágeno e outros aminoácidos essenciais, não apenas para a pele, mas também para todo o corpo.Veja agora alguns dos benefícios mais importantes da gelatina para a saúde e a perda de peso.

Gelatina Emagrece Veja Os Seus Benefícios

Uso no Emagrecimento:

A gelatina não perde peso, mas pode ser considerada um excelente alimento para dietas de emagrecimento. Além de trazer gordura alimentar de baixa caloria, a gelatina ainda é uma fonte de proteína. Essas propriedades da gelatina garantem maior controle do apetite, uma vez que a gelatina é volumosa e as proteínas retardam a digestão. O resultado é uma diminuição do desejo de comer quando o estômago fica cheio por mais tempo.

O aumento do controle do apetite promovido pela gelatina também pode estar relacionado ao GLP-1 ou ao peptídeo semelhante ao glucagon. Secretado por células intestinais, o hormônio está ligado a mecanismos alimentares. É claro que a gelatina não é um milagre, por isso é necessário que o consumo venha acompanhado de uma dieta hipocalórica e rica em vegetais, verduras e grãos integrais.

Benefícios da Gelatina:

O consumo regular de gelatina oferece uma série de benefícios para o corpo, sendo os mais importantes:

1.Formação de massa muscular

Além de manter o tônus ​​muscular, a gelatina também serve como fonte de importantes aminoácidos para construir massa corporal magra. Embora não contenha níveis de triptofano e metionina para permitir que os trechos de gelatina desejados forneçam mais de 20% da ingestão diária recomendada de proteína.

A gelatina pode ser uma opção para quem quer variar as fontes de proteína na dieta. Outro benefício da gelatina ao obter massa muscular é devido ao efeito do aminoácido L-glutamina que ajuda a aumentar os níveis de hormônio do crescimento. Isso, por sua vez, estimula a síntese protéica necessária para a hipertrofia muscular. 

2. Controle de glicose no sangue

A ausência de açúcar na gelatina a torna uma boa opção para reduzir a fome sem afetar o açúcar no sangue 

Esta propriedade da gelatina tem duas vantagens:

  • reduz a liberação de insulina, o hormônio que favorece o acúmulo de gordura;
  • simplifica o controle do apetite, já que mudanças bruscas nas taxas de glicose podem aumentar a vontade de comer carboidratos.

*Vale ressaltar novamente que essa vantagem da gelatina só pode ser alcançada pela ingestão de versão sem açúcar, como pó de gelatina sem sabor, gelatina dietética e colágeno hidrolizado.

3. Contribui para a saúde da pele 

Não há dúvida de que um dos maiores benefícios da gelatina é precisamente o seu desempenho na saúde da pele. A comida é uma excelente fonte de prolina, hidroxiprolina e glicina, três aminoácidos usados ​​pelo organismo para sintetizar o colágeno. E, com o passar do tempo, a pele se torna mais fraca e mais leve, uma reposição constante de colágeno é mais do que necessária. O corpo precisa de cerca de 1 g de colágeno por quilograma de peso corporal para preencher a perda diária da proteína.

Como vimos, porém, a idade (e agentes agressivos, como os radicais livres) reduzem a produção natural de colágeno, razão pela qual a gelatina pode ser uma grande aliada para combater a flacidez e as estrias, além de manter a pele e a hidratação da pele.

4. Fortalece as articulações

A alta concentração de proteínas na gelatina ajuda a fortalecer os ligamentos e tendões que ligam os músculos aos ossos. A gelatina contém os aminoácidos necessários (prolina e glicina) para a formação da propriedade do tecido da cartilagem, que por sua vez mantém as articulações hidratadas e é menos suscetível à quebra. Por essa razão, a gelatina pode não apenas combater a dor nas articulações, mas também ajudar a prevenir a osteoporose.

*No entanto, para conseguir esse efeito, é necessário que você consuma gelatina diariamente e tenha uma dieta cheia de alimentos ricos em vitamina C.

5. Previne a perda óssea

Você provavelmente sabe que seu corpo precisa de cálcio para manter a saúde dos ossos, mas, além do mineral, o colágeno também é indispensável para prevenir a osteoporose. Ossos consistem em cerca de 90-95% de colágeno. Portanto, não é nada mais natural do que consumir gelatina para preencher a perda óssea, não só da idade, mas também da falta de atividade física.

6. Essencial para a saúde bucal

Não é de admirar que os dentistas digam que os nossos dentes são um reflexo direto dos alimentos, com exceção do esmalte, todas as outras estruturas dentárias contêm colágeno. A proteína é fundamental para a estrutura dentária e também para garantir a fixação nas gengivas.

7. Acalma a mente

Não, você não leu errado: um dos benefícios da gelatina é uma mente menos acelerada e mais calma. E essa propriedade da gelatina é devida à presença de glicina, um aminoácido que atua como um neurotransmissor “sedativo”.

A glicina também é transformada em outro neurotransmissor, a serina, que por sua vez reduz o estresse, aumenta o foco e melhora a memória.

8. Promove a saúde do cabelo

Ao longo dos anos, os fios de cabelo tendem a se tornar mais finos, frágeis e sem brilho. Como o colágeno compõe os folículos capilares (ou pêlos), consumindo a gelatina, pode ser uma boa maneira de manter seu cabelo mais forte e saudável.

9. Ajuda no tratamento para celulite

Embora o colágeno não seja uma pílula anticelulite, ele pode ajudar a reduzir a aparência da celulite. Tudo isso porque a celulite ocorre exatamente quando o colágeno da pele fica enfraquecido e o tecido adiposo se torna mais visível. A gelatina pode ajudar a repor o colágeno que a pele precisa para prevenir e tratar a celulite existente.

10. Melhora o sono

Este é um dos benefícios da gelatina, que pode estar relacionada à presença de glicina. Pesquisas indicam que o aminoácido pode melhorar os ciclos do sono e estimular outros neurotransmissores responsáveis ​​pela duração e qualidade do sono. E uma boa noite de sono não só contribui para a saúde geral, mas também simplifica a perda de peso e melhoram a aparência da pele.

veja também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso da gelatina, consulte o nutricionista, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.