Bem-Estar

Maca Peruana: Bula, Benefícios e Malefícios 2024

5/5 - (1 vote)

A Maca Peruana é uma planta crucífera que possui propriedades medicinais e tem ganhado destaque no mundo todo. Essa planta que vem sendo cultivada a mais de 200 anos na América do sul, a saber, Peru e Bolívia, consiste em um tubérculo similar a um rabanete que proporciona força, agilidade de raciocínio, revitalização e aumento da fertilidade das pessoas que a consome.

A Maca Peruana tem proporcionado excelentes resultados em vários tratamentos, pelo consumo do tubérculo que tem valor nutritivo e conteúdo fitoquímico, que garante, no geral, equilíbrio ao sistema endócrino e mantém uma ampla gama de hormônios funcionando de maneira ideal.

Maca Peruana Bula Benefícios E Malefícios

maca peruana bula

Maca Peruana Bula e Composição:

 

Carboidratos, proteínas, fibras, cinzas e lipídios, estes por sua vez se dividem em 3 tipos de ácidos graxos, 6 vitaminas, 5 açúcares, 11 minerais e 17 aminoácidos, e é através destes micro e macro nutrientes que se confirmam seu alto valor nutricional e seus benefícios para a homeostasia fisiológica do corpo humano.

 

Como este medicamento atua?

A Maca Peruana é rica em inúmeros nutrientes e vitaminas importantíssimas para uma alimentação equilibrada, como a vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e cobre, e por conter 18 dos 20 aminoácidos necessários, a maca peruana atua como sintetizador de proteínas que também controlam o colesterol alto. A Maca Peruana também é um antioxidante, que impossibilita o desenvolvimento de produtos oxidantes.

Benefícios- Em que a Maca Peruana contribui?

Compreenda agora cada um dos principais benefícios da maca peruana à saúde:

  • Aumento da libido

Uma das grandes ênfases da maca peruana é seu resultado na libido. Um estudo feito pesquisadores da Universidad Peruana Cayetano Heredia, analisou os efeitos da maca em homens, e resultou no crescimento do número de sêmens, pois o tubérculo aumentava o desejo sexual e reduz os níveis de estresse. Também foi constatado que ela pode ajudar no controle da ejaculação precoce.

 

  • Maca Peruana ajuda no emagrecimento

Embora a maca peruana possui em sua composição, carboidratos (59%), ela pode ajudar no emagrecimento por ser rica em fibras, que promove uma sensação de  saciedade, reduzindo o apetite. Além do mais, essas fibras contribuem com a regulação do intestino e combatem o indesejado inchaço abdominal.

 

  • Combate o diabetes

A maca peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes, pois devido à forte ação de suas fibras, ela age diretamente na redução da velocidade de absorção de glicose do corpo, controlando assim a taxa de açúcar no sangue. Essa planta também inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão.

 

  • Protege o coração

Como a maca peruana possui em sua composição ômega 3, que oferece saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol. Além disso, o ômega 9, contida nele, também atua sobre o colesterol, diminuindo o nível total e do colesterol ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom colesterol (HDL).

 

  • Previne a osteoporose

A osteoporose é uma grande preocupação principalmente do público feminino após a menopausa, quando os níveis de estrógeno, hormônio que protege os ossos, diminuem no organismo. Neste caso, a indicação do uso da maca peruana pode funcionar como uma medida de prevenção da doença, já que 100 g oferecem 150 mg de cálcio

 

  • Fortalece o sistema imunológico

A maca peruana também é conhecida por funcionar como um revigorante para o organismo. Ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxilia na adaptação à condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular.

  • Ameniza os efeitos da menopausa

A maca alivia os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, sem os efeitos colaterais de tratamentos químico-hormonais disponíveis no mercado. A atuação do alimento sobre os níveis hormonais é, até o momento, a melhor hipótese para explicar a relação. Diminuição da fadiga, elevação na libido e barreira contra a desidratação da pele são algumas das características observadas com o consumo do alimento.

 

Como Usar Maca Peruana?

A Maca Peruana pode ser usada em cápsulas ou em pó:

A maca em pó pode ser adicionada em bolos, bebidas (sucos, smoothies, vitaminas), frutas, iogurtes, cremes e pastas. Quando adicionada a preparos quentes, ela perde um pouco do valor nutritivo. Para saber mais sobre a maca e como ela pode ser incluída na sua dieta, procure um nutricionista!

 

  • Café: logo pela manhã, inclua o alimento na principal refeição do dia. Experimente polvilhar no café;

 

  • Smoothie: a maca peruana pode ser consumida com um smoothie matinal e outros ingredientes de sua preferência, como banana, leite de amêndoa ou couve;

 

  • Cereais: acrescentar o pó de maca peruana nos cereais matinais é uma forma de introduzir o alimento nas refeições;

 

  • Farinhas: é possível adicionar a maca peruana em farinhas para preparos de bolos e panquecas e pães;

 

  • Frutas: o pó de maca peruana pode ser complemento de saladas de frutas; Cremes: basta adicionar o pó do alimento em cremes de abacate, patês e pastas de amendoim e desfrutar dos benefícios.

 

  • Faça uma bebida de chocolate à base de maca: misture duas ou três colheres de sopa de maca em pó, 230 ml de leite de amêndoas, 230 ml de água filtrada, uma xícara de chá de morangos, duas colheres de sopa de mel e duas colheres de sopa de chocolate em pó. Misture tudo até ficar homogêneo.

 

Contra-indicações do medicamento- Reações adversas:

Ainda não há comprovações científicas de que o consumo da maca peruana possui efeitos colaterais.

Não é recomendado para:

 

  • mulheres grávidas
  • Lactantes
  • pessoas com problemas hormonais,
  • pacientes com câncer de mama, útero, ovário

 

*Em alguns casos, a dose recomendada da maca peruana deve ser prescrita por um profissional, como médicos e nutricionistas.

 

Qual o sabor da Maca Peruana?

 

O sabor da Maca Peruana tem um aroma muito bom, quase igual a baunilha. O sabor do pó, no entanto, é neutro, tanto que pode ser colocado em pratos doces e salgados, por isso, ela pode ser usada em várias receitas.

Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista e converse sobre a Maca peruana, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar o consumo adequado.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.