Reviews

Óleo de Cártamo emagrece? Benefícios, Como Tomar e Bula 2024

5/5 - (1 vote)

Você já ouviu falar do  óleo de cártamo? Este é um óleo especial que é desenvolvido a partir  das sementes de uma planta chamada Carthamus tinctorius , ou como é comumente conhecido como cártamo.

Originalmente, seu uso era usado na indústria de corantes e na cozinha devido às suas propriedades de tingimento. No entanto, é na saúde que este óleo específico libera todo o seu potencial. Conheça mais sobre o óleo de cártamo a seguir!

óleo De Cártamo Emagrece Benefícios Como Tomar E Bula

7 benefícios do óleo de cártamo para a saúde

O óleo de cártamo oferece uma variedade de benefícios potenciais. Abaixo, relacionamos 7 principais benefícios do óleo de cártamo:

1. Uma fonte saudável de ácidos graxos

Sementes de cártamo podem criar óleo de cártamo, O óleo de cártamo é feito a partir da planta de cártamo, e é uma rica fonte de ácidos graxos insaturados, incluindo gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

O corpo precisa dessas gorduras para funcionar. Os especialistas geralmente consideram os ácidos graxos insaturados mais saudáveis ​​do que as gorduras saturadas.

As gorduras na dieta, como as que são encontradas no óleo de cártamo, são essenciais para a regulação hormonal e a memória. Eles também são vitais para permitir que o corpo absorva as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Comer alguma gordura nas refeições também pode ajudar a pessoa a se sentir mais saciada.

O óleo de cártamo é menor em gorduras saturadas, consideradas gorduras “ruins”, menor até que o azeite, o óleo de abacate e o óleo de girassol.

Uma dieta rica em gorduras “boas” e pobres em gorduras “ruins” traz muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução da inflamação e a melhoria da saúde do coração.

Existem dois tipos de óleo de cártamo: alto oleico e alto linoleico. Ambos contêm ácidos graxos insaturados.

Tal como o azeite, a variedade de óleo de cártamo com alto teor oleico contém gorduras monoinsaturadas e é uma boa opção para cozinhar a altas temperaturas.

O óleo de cártamo com alto teor linoleico contém maiores quantidades de gorduras polinsaturadas. Não é adequado para aquecimento, mas é ideal para uso em molhos para saladas.

2. Combate a inflamação

O óleo de cártamo também contém muitas  propriedades anti-inflamatórias. Vários estudos já comprovaram que  os ácidos graxos insaturados encontrados no óleo de cártamo ajudam a tratar e combater  inflamações. Isso pode ajudar com várias condições, incluindo diabetes e doenças cardíacas.

3. Reduz o colesterol, aumenta a saúde do coração

Alguns estudos também relatam que os níveis de colesterol no sangue dos consumidores do óleo de cártamo  melhoraram após 4 meses de consumo diário.

Esses resultados  comprovam que gorduras insaturadas podem reduzir a lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou o colesterol “ruim” no sangue. O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardíacas.

Além disso, as gorduras insaturadas do óleo de cártamo ajudam a prevenir coágulos sanguíneos que podem levar a ataques cardíacos e derrames . O óleo de cártamo também age nos vasos sanguíneos, relaxando-os e reduzindo a pressão arterial. Ou seja, o  óleo de cártamo é um grande aliado para a saúde do coração.

4. Melhora os níveis de açúcar no sangue

O consumo do óleo de cártamo, em uma dieta rica em gorduras insaturadas pode melhorar o controle glicêmico de uma pessoa.

Foi constatado que a substituição de algumas fontes de carboidratos ou gorduras saturadas por ácidos graxos insaturados, especialmente gorduras poliinsaturadas, tem  efeito benéfico sobre os níveis de açúcar no sangue, assim como a resistência à insulina e a secreção de insulina .

Consumir 8 gramas (g) de óleo de cártamo diariamente durante 4 meses pode reduzir a inflamação enquanto melhora o açúcar no sangue em algumas pessoas com diabetes tipo 2 .

Os pesquisadores sugerem que as pessoas usem gorduras dietéticas de qualidade, juntamente com tratamentos para diabetes, para reduzir as complicações associadas à doença.

5. Combate a celulite

O óleo de cártamo é um bom aliado para combater a celulite devido aos nutrientes que contém.

Isso ocorre porque o óleo impede a ação de  transferir a gordura da corrente sanguínea para as células adiposas, responsáveis ​​pelo acúmulo de gordura. Ao reduzir essa atividade, o óleo de cártamo impede que mais gordura se acumule e o corpo usa o

6. Fortalece o sistema imunológico

As prostaglandinas são sinais químicos celulares de grande importância no organismo para garantir a sinalização bioquímica responsável por defender o organismo humano de invasões de microorganismos e outros ataques externos prejudiciais à saúde.

Eles são sintetizados a partir de um derivado do ácido linoleico que, não sendo produzido pelo corpo humano, pode ser fornecido a partir de alimentos como o óleo de cártamo.

É assim que, ao consumir esse óleo, estamos fortalecendo o sistema imunológico e, portanto, protegendo o corpo de doenças e agressões externas.

7. Ajuda a perder peso

Como vimos, os benefícios do óleo de cártamo são vários, mas o auxílio para perda de peso é um dos mais comentados. Naturalmente, para obter resultados notórios, é essencial que você opte por uma dieta saudável e equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.

O óleo de cártamo é rico em gorduras boas insaturadas – a ingestão destas gorduras estimula a queima de gordura corporal, aumenta o metabolismo e promove a saciedade (mas deve sempre ter cuidado com as quantidades).

Aumenta os níveis de serotonina no organismo A serotonina é um neurotransmissor responsável por reduzir a ansiedade e a depressão, promovendo o bem-estar e, portanto, reduzindo o apetite e o desejo de comer;

Além disso, aumenta os níveis de adiponectina, um hormônio que contribui para o controle glicêmico e o catabolismo da gordura. Sua presença na corrente sanguínea ajudará a controlar os níveis de açúcar e a perder peso e gordura corporal.

Efeitos colaterais

É fácil perceber que o óleo de cártamo não prejudica a saúde se consumido corretamente. Se não for usado adequadamente, pode causar alguns efeitos colaterais, como a

  • redução excessiva do colesterol bom;
  • Arritmia;
  • Dor no peito;
  • Complicações renais;
  • Hemorragia;
  • Problemas no trato gastrointestinal;
  • Manchas na pele.

É imprescindível só  ingerir este óleo depois de consultar um nutricionista. Este profissional lhe dará a orientação necessária para aproveitar ao máximo os benefícios que essa substância pode proporcionar.

Contraindicações

O óleo de cártamo é contraindicado para gestantes, podendo causar contrações uterinas e  parto prematuro. Além disso, ele pode ser contraindicado para algumas pessoas que possuem diabetes tipo 2 e pressão alta. É importante consultar um médico e nutricionista para avaliar cada caso.

Como tomar?

O ideal é consultar um nutricionista para avaliar a quantidade necessária para o seu caso. Mas normalmente, são indicadas 2 cápsulas ou 2 colheres de sopa por dia. Existe o modo de uso do óleo de cártamo na forma líquida ou na forma de cápsula. A versão líquida pode ser adicionada no molho de saladas e outros alimentos na vida diária. As cápsulas podem ser encontradas em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais ou pela Internet.

Onde comprar?

Você pode encontrar óleo de cártamo no site das Lojas Americanas clicando AQUI.

Veja Também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso do óleo de cártamo  consulte o nutricionista e converse sobre este suplemento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.