Reviews

Omega 3: Benefícios, Dose Diária e Melhores Marcas

Omega 3 vem do óleo de peixe que é extraído do tecido dos peixes. Comumente procede de peixes como o atum, anchova, arenque, cavala, e além de ser produzido do fígado de outros peixes. O ômega-3 nos peixes fornecem muitos benefícios para a saúde, incluindo proteção contra várias doenças, no entanto, se você não comer esses tipos de peixe, os suplementos de ômega-3 podem ajudá-lo a obter ômega-3 suficiente.

Também é importante obter ômega-3 suficiente pois é primordiais para a formação de membranas celulares e manutenção do equilíbrio das funções orgânicas.O ômega 3 é essencial para manter a saúde do coração, a saúde dos olhos e também do cérebro, em todas as fases da vida.   

omega 3

Composição:

Os ácidos gástricos essenciais do ômega-3, são:

  • ácido eicosapentaenóico (EPA)
  • ácido docosahexaenoico (DHA)
  • ácido alfa-linolênico (ALA)

Benefícios do Ômega 3:

1. Ômega-3 pode combater a depressão e a ansiedade

Curiosamente, estudos indicam que pessoas que consomem ômega-3 regularmente têm menos probabilidade de estar deprimidas. O EPA auxilia no combate a depressão pois se faz como um antidepressivo comum

2. Ômega-3 melhora a saúde ocular

O DHA, é um componente estrutural importante da retina. Quando não se obtém DHA suficiente, podem surgir problemas de visão. Reter o ômega-3 considerável está associado a redução de degeneração macular, que é uma das principais causas mundiais de dano ocular permanente e cegueira.

3. Ômega-3 promove saúde ao cérebro no período da gravidez, bem como do início da vida

Ômega-3 é crucial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro em bebês. O DHA é responsável por 40% dos ácidos graxos poliinsaturados no cérebro e 60% na retina do olho, por isso, não é de surpreender que os bebês que se alimentam com DHA tenham melhor visão. Obter o ômega-3 necessário na fase da gravidez está ligado a várias vantagens para o seu filho, incluindo,

  • Maior inteligência
  • Melhor comunicação e habilidades sociais
  • Menos problemas comportamentais
  • Diminuição do risco de atraso no desenvolvimento
  • Diminuição do risco de TDAH, autismo e paralisia cerebral

4. Ômega-3 pode melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas

Décadas atrás, os pesquisadores observaram que as comunidades que comem peixe tinham taxas muito baixas dessas doenças. Isso foi mais tarde ligado ao consumo de ômega-3. Desde então, os ácidos graxos ômega-3 têm sido associados a inúmeros benefícios para a saúde do coração

Esses benefícios abordam:

  • Triglicerídeos: O ômega-3 pode causar uma redução importante nos triglicerídeos, geralmente na faixa de 15 a 30%
  • Pressão arterial: Ômega-3 pode reduzir os níveis de pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada.
  • Colesterol HDL: Ômega-3 pode aumentar os níveis “bons” de colesterol HDL
  • Coágulos sanguíneos: os ómega-3 podem impedir que as plaquetas do sangue se juntem. Isso ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos nocivos
  • Placa: Mantendo suas artérias lisas e livres de danos, ômega-3 ajuda a prevenir a placa que pode restringir e endurecer suas artérias.
  • Inflamação: Ômega-3 reduz a produção de algumas substâncias liberadas durante a resposta inflamatória do seu corpo
  • O ômega-3 também pode reduzir o colesterol LDL “ruim”.

5. Ômega-3 pode reduzir os sintomas de TDAH em crianças

Vários estudos observaram que crianças com TDAH (O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) têm níveis sanguíneos mais baixos de ácidos graxos ômega-3 do que seus pares saudáveis. Além disso, numerosos estudos observam que os suplementos de ômega-3 podem reduzir os sintomas do TDAH.

6. Ômega-3 pode reduzir os sintomas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica inclui obesidade central – também conhecida como gordura da barriga – bem como pressão alta, resistência à insulina , triglicerídeos altos e baixos níveis “bons” de colesterol HDL. Os ácidos graxos ômega-3 podem melhorar a resistência à insulina, a inflamação e os fatores de risco para doenças cardíacas em pessoas com síndrome metabólica.

7. Ômega-3 pode combater a inflamação

A inflamação a longo prazo pode contribuir para quase todas as doenças crônicas ocidentais, incluindo doenças cardíacas e câncer. Notavelmente, os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a produção de moléculas e substâncias ligadas à inflamação, como eicosanóides e citocinas inflamatórias.

8. Ômega-3 pode combater doenças autoimunes

Nas doenças auto-imunes, seu sistema imunológico confunde células saudáveis ​​com células estranhas e começa a atacá-las. O ômega-3 pode combater algumas dessas doenças e pode ser especialmente importante no início da vida.

09. Ômega-3 pode combater o declínio mental relacionado à idade e a doença de Alzheimer

Um declínio da função cerebral é uma das conseqüências inevitáveis ​​do envelhecimento. Vários estudos associam a maior ingestão de ômega-3 à diminuição do declínio mental relacionado à idade e à redução do risco de doença de Alzheimer.

10. Ômega-3 pode ajudar a prevenir o câncer

Os ácidos graxos ômega-3 têm sido reivindicados para reduzir o risco de certos tipos de câncer. Estudos mostram que pessoas que consomem mais ômega-3 têm um risco até 55% menor de câncer de cólon . Além disso, o consumo de ômega-3 está associado a um risco reduzido de câncer de próstata em homens e câncer de mama em mulheres.

Ômega-3- Dose Diária:

A dose diária de óleo de peixe para adultos deve ser de 2000 a 3000 mg de EPA e DHA combinados. Este nível deve ser tomado de forma consistente, com comida, por aproximadamente 8 a 12 semanas antes dos efeitos começarem a acontecer.

Contudo, você pode adquirir esse nível de ômega-3 consumindo suplemento de ômega-3. O ideal é que a porção tenha no mínimo 1.000 mg de EPA e DHA, assim, quanto menor o número de cápsulas para atingir essa porção, melhor é a qualidade do óleo de peixe. É interessante ficar bem atento a isso, porque é possível conseguir 1000 mg de ômega 3 em apenas 2 cápsulas.  

omega 3

Melhores Marcar de Ômega-3:

  • Super Ômega 3 TG Essential Nutrition

Este suplemento da Essential Nutrition vem na forma de triglicerídeos, tem em sua composição alta concentração de EPA (330mg) e DHA (220mg) por cápsula. O Super Ômega 3 traz a real pureza do óleo de peixe, livre de metais pesados, mercúrio e outras substâncias contaminantes. Isso é possível graças ao processo de destilação molecular, patenteado por este laboratório, que utiliza alto vácuo e temperaturas mais amenas para a obtenção de substâncias com alto valor agregado.

  • Ômega 3 EPA DHA – Vitafor

Este suplemento do laboratório Vitafor é feito com base em óleo de peixe. São peixes de águas bem profundas e frias, tais como salmão selvagem do Alasca, anchovas, sardinhas do pacífico, truta, dentre outros. Estas espécies são ricas em ácidos graxos de cadeia longa, que contém os componentes EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico).

Além disso, o ômega 3 Vitafor conta com vitamina E em sua composição e é livre de metais pesados. Desta forma, você ingere um ômega 3 realmente puro. O ideal é ingerir 1 cápsula, 3 vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das principais refeições.

  • Ômega 3 Atlhetica Nutrition

Este é um ômega 3 do tipo gordura poli-insaturada, sendo fonte de ácidos graxos essenciais não produzidos pelo corpo. Dentre os benefícios podemos citar: o óleo livre de impurezas e oxidação (extraído de peixes de águas geladas e profundas); o fato de conter EPA (Ácido Eicosapentaenóico) e DHA (Ácido Docosahexaenóico); e ainda por ser coadjuvante no combate de triglicerídeos e colesterol.

  • Kit 3x Ômega-3 DHA 500 Naturalis

Cada cápsula do Ômega 3 Naturalis tem 1000mg e fornece 500mg de DHA, o que corresponde a 4 vezes mais que as cápsulas tradicionais vendidas no mercado.

Assim como outros óleos de peixe de alto padrão, eles são extraídos de espécies que vivem em águas profundas e frias, pois elas apresentam uma concentração maior de óleo, em forma de gordura.

Veja Também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira incluir ômega 3 em sua alimentação,  consulte o nutricionista e ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.