Reviews

Psyllium Emagrece? Veja Como Perder peso de Forma Natural 2024

4/5 - (4 votes)

O Psyllium é uma planta que também é conhecida como Plantago ovata. Essa erva produz uma semente que é rica em fibras, e é utilizada para várias finalidades como emagrecimento, redução de colesterol e melhoria do trânsito intestinal.

Essas sementes produzidas pela planta psyllium é altamente eficaz no processo de emagrecimento, e ainda proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo. Se quiser saber mais sobre esse incrível suplemento, é só continuar lendo o artigo que preparei para você!

Psyllium Emagrece Veja Como Perder Peso De Forma Natural

Como o Psyllium ajuda no emagrecimento?

O psyllium é fonte de fibras insolúveis, e ao entrar no intestino, essa fibra absorve água e incha, como uma esponja. E logo depois, ela é transformada em um gel espesso e que se espalha, impedindo a absorção de gordura pelo corpo, sendo eliminadas nas fezes juntamente com o gel, além de eliminar junto toxinas e impurezas, fazendo uma limpeza no trato intestinal e melhorando a flora.

Portanto, a suplementação mostra-se altamente eficaz para o emagrecimento, visto que impede o corpo de armazenar gorduras e ainda proporciona uma sensação de saciedade, devido ao gel que o psyllium é transformado ao passar pelo trato intestinal, é uma ótima solução para quem vive sentindo fome e consumindo muito carboidrato.  

Quais os benefícios de consumir Psyllium?

Além de emagrecer e diminuir a fome, a suplementação com psyllium proporciona benefícios importantes para a saúde do corpo, veja alguns desses benefícios a seguir:

Melhora o controle da glicose:

O psyllium atua no corpo diminuindo a absorção dos carboidratos, e evitando a sobrecarga do pâncreas. Essa ocorrência ajuda a regular os níveis de insulina no corpo, sendo uma ótima opção para o controle da glicose.  

Impede a constipação:

O intestino é um órgão bastante sensível ao que comemos, e ele reage facilmente a tudo que ingerimos, ao consumir muita gordura, açúcar e carboidratos, isso acaba dificultando o processo da digestão causando inchaço e sensação pesada na barriga, acompanhado de prisão de ventre, ou seja, a constipação.

 

Consumir o psyllium poderá ajudar bastante a reduzir a constipação, além de prevenir complicações como hemorroidas e fissuras anais, pois devido à sua estrutura fibrosa -que é capaz de absorver a água que passa pelo intestino-, ajuda a amolecer as fezes, facilitando a movimentação e fluxo normal do intestino.

Ajuda a tratar doenças intestinais

Psillum

Como vimos, o psyllium limpa o trato intestinal através do gel que é formado ao entrar em contato com a água. Ele faz o processo de limpeza que é altamente benéfico para a saúde do intestino, pois elimina resíduos e toxinas causadoras de doenças do intestino.

Auxilia no controle dos níveis de colesterol

O Psyllium também pode ajudar no controle do colesterol, pois reduz o colesterol ruim  (LDL) visto que proporciona uma melhor absorção de nutrientes e elimina eficazmente as impurezas do organismo, como as gorduras ruins.

 

Melhora a saúde do coração

O uso de psyllium ajuda a reduzir a pressão arterial.  Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension comprovou que o psyllium pode reduzir a pressão arterial em pessoas com quadros de hipertensão, pois funciona como um depurador do sangue, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a pressão das artérias. .

 

Emagrece com saúde

Como vimos, o Psyllium atua eliminando toxinas, portanto, é um ótimo aliado da perda de peso. Um benefício que é procurado por muitas pessoas, e o psyllium tem a vantagem de promover o emagrecimento de maneira saudável.

 

Existem contraindicações?

Por ser um suplemento natural, o psyllium possui poucas contraindicações. Mas o uso de psyllium não é recomendado para gestantes e lactantes, nem para pessoas que façam uso de medicamentos para depressão (antidepressivos), medicamentos para tratar diabetes e colesterol, e antiplaquetários. Bem como pessoas com problemas renais e de esôfago.

Esse é o grupo de pessoas que não devem fazer o uso de psyllium. Esse fato é importante para lembrar a importância de nunca se automedicar, visto que é preciso realizar uma avaliação com um médico ou nutricionista, a fim de certificar se pode ou não fazer o uso de certo tipo de medicamento. Muitas pessoas se automedicam e trazem sérios prejuízos à saúde, as vezes o indivíduo nem pode tomar aquela medicação e mesmo assim toma.

Portanto, nunca se automedique! Levante a bandeira da verdadeira saúde com o acompanhamento de um profissional.

Como tomar Psyllium? Veja as dicas para consumir da melhor maneira

Os adultos necessitam de 25 a 30 gramas de fibras diariamente, as mulheres necessitam um pouco menos, mas essa é a média. Uma colher de sopa de psyllium contém cerca de 5 gramas de fibras.

O psyllium é bastante versátil, e pode ser consumido misturado em sucos e vitaminas, água de coco, shake de proteínas e o que for da preferência de cada um.

Além disso, pode ser acrescentado na própria aveia para potencializá-la. O psyllium pode ainda ser polvilhado nos pratos, e como um ingrediente de preparo de massas saudáveis como panqueca fit.

Use a criatividade ao inserir este alimento maravilhoso em sua dieta.

O psyllium tem efeitos colaterais?

O psyllium não tem muitos efeitos colaterais, no geral, ele é bastante tolerado nos organismos de quem faz o uso. Porém, pode ocorrer inchaço, cólicas,  constipação e sensação pesada no estômago em pessoas que possuem sensibilidade à fibras e que apresentam a síndrome do intestino irritável. Mas as vezes, esses sintomas podem aparecer porque simplesmente a pessoa não ingere água suficiente, e todos sabem que fibras sem água só causam esses efeitos negativos.

Onde comprar e quanto custa?

O psyllium pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias, e também pode ser comprado pela internet.

O valor varia bastante, dependendo de onde é feito a compra. Mas em média, uma caixa com 60 cápsulas de 500mg custa em torno de 15 a 20 reais.

Enquanto que os sachês com o pó de psyllium custam entre 9 a 40 reais.  

Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista e pergunte sobre o psyllium e como fazer o seu uso adequadamente a fim de extrair todos os benefícios desse suplemento. Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.