Alimentação

Quitosana Emagrece mesmo? Veja os benefícios! 2024

4/5 - (3 votes)

Diante de tantos medicamentos que prometem o emagrecimento, é difícil escolher um que realmente funciona e que não compromete a saúde. Mas isso não significa que não exista remédios bons que trazem resultados sem prejudicar a saúde, a quitosana é um exemplo disso, pois é um medicamento que ajuda no emagrecimento e que traz muitos benefícios para a saúde.

Se é seu sonho emagrecer de forma saudável, leia o artigo e saiba mais sobre a quitosana, e como ela ajuda no processo de emagrecimento; bem como as contraindicações, os cuidados e como tomar.

Quitosana Emagrece Mesmo Veja Os Benefícios

O que é Quitosana?

A quitosana é um polissacarídeo natural obtido da quitina, um polímero natural, biocompatível e atóxico extraído de exoesqueleto de crustáceos e fungos. O exoesqueleto é a camada mais externa (carapaças) que cobre o corpo dos invertebrados como as lagostas, siris, caranguejos e camarões.

A quitosana, portanto, é um medicamento extraído naturalmente, e proporciona diversos benefícios para o corpo, pois funciona como uma fibra, e contém propriedades que agem no corpo tanto para melhora e manutenção da saúde, como para o emagrecimento de forma natural e saudável.

Propriedades da quitosana

Quitos

A quitosana é extraída naturalmente de carapaças  de crustáceos, possui uma estrutura molecular quimicamente similar à fibra vegetal celulose, e é rica em fibras, vitaminas, cálcio e proteínas benéficas para o corpo. Além disso, tem ação antibacteriana, analgésica e cicatrizante.

Benefícios da quitosana

A quitosana proporciona diversos benefícios para a saúde em geral, conheça alguns:

  1. Regula os níveis de colesterol

O colesterol é um lipídio produzido pelo corpo, e é fundamental para a produção de hormônios sexuais e vitamina D, para construir o revestimento das células, e para compor os ácidos biliares que ajudam a digerir os alimentos.

 

O colesterol é transportado para a corrente sanguínea através de lipoproteínas, e as duas principais são a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL), mais conhecidas como “colesterol ruim” e “colesterol bom”, respectivamente.

 

Os altos níveis de LDL (colesterol ruim)  no sangue eleva os riscos de doenças cardiovasculares, pois a lipoproteína de baixa densidade acumula o colesterol no sangue e consequentemente, nas artérias.

 

Estudos e pesquisas foram feitos com a quitosana, e foi comprovado a sua eficácia na redução dos níveis do LDL, pois atua no processo do metabolismo lipídico, ajudando na redução do colesterol ruim e aumentando o colesterol bom (HDL).

  1. Melhora a pressão arterial

Além de diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) pelo corpo, a quitosana ajuda a regular a pressão arterial sistólica. Caso Essa pressão esteja desregulada, pode provocar infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

  1. Ajuda no processo de cicatrização

A quitosana contém propriedades cicatrizantes, antibacterianas e antimicrobianas. Se o corpo estiver no processo de cicatrização de algum dano, a quitosana ajuda a cicatrizar mais rapidamente, pois protege o corpo contra ataques de infecções bacterianas.

 

Isso acontece porque a quitosana limpa o intestino e o incentiva a cultivar o crescimento de organismos benéficos que combatem infecções.

  1. Previne diabetes

A quitosana ajuda a prevenir a diabetes tipo 2, muito comum em quadros de obesidade. Ela atua nas células que produzem insulina, fazendo com que elas ajam mais intensamente na redução da insulina.

 

  1. Fortalece os ossos

A quitosana acelera o processo de formação de osteoblasto, um componente  essencial na construção e fortalecimento dos ossos, isso ocorre devido ao cálcio contido em sua composição.  

  1. Ajuda no trânsito intestinal

Como a quitosana possui em alta concentração de fibras solúveis, ela contribui com o bom funcionamento intestinal.

 

Isso acontece porque as fibras da quitosana não é digerida, então, elas se movem pelo sistema gastrointestinal sem serem absorvidas, e ao chegar no intestino, ela absorve água, amolecendo as fezes e aumentando a frequência de evacuações.

 

Outro benefício que a quitosana traz ao intestino é que ela ajuda na microflora intestinal, pois as bactérias benéficas para o organismo se alimentam das fibras que não são digeridas pelo estômago.

 

  1. Ajuda a emagrecer

A quitosana funciona como uma fibra insolúvel, e ao chegar ao intestino, ela é combinada com a água e esse processo fará com a fibra inchar no estômago, proporcionando uma sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento.  

Além disso, as fibras da quitosana são lipossolúveis. Esse fato deixa a quitosana ainda mais eficaz no processo de emagrecimento, pois como elas são solúveis em gorduras, ou seja, lipossolúveis, essas fibras se unem às gorduras e são eliminadas nas fezes.

A quitosana, portanto, possui duas funções emagrecedoras, além de diversos benefícios já citados acima.

Como a quitosana age no corpo?

Como já vimos, a quitosana é uma fibra lipossolúvel, ou seja, ela não se dissolve e possui alta densidade de cargas positivas do polímero, isso faz com que ela se ligue aos lipídios, formando uma “esponja”.

E como o estômago é um meio ácido, a quitosana absorve as gorduras durante o processo de digestão, limpando toda a gordura, pois ela fica aderida à esponja que se formou, se transformando em uma esponja de gordura. O intestino é um meio básico, e ao chegar lá, essa esponja é solidificada e eliminada pelas fezes.

Emagrece mesmo?

Depois de entender todo o processo e como a quitosana age no corpo, podemos perceber claramente a sua eficácia para o emagrecimento.

 

No entanto, é preciso entender que somente a quitosana não emagrece. Ou seja, é preciso praticar atividades físicas e ainda ter uma alimentação saudável, balanceada e rica das propriedades corretas. E o melhor a se fazer antes de começar a tomar este medicamento é consultar um médico ou nutricionista, pois ele passará a quantidade correta a ser tomada, além disso, avaliará se você pode tomar ou não a quitosana, impedindo complicações e danos à saúde.

Contraindicações

A quitosana é contraindicada para:

 

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas alérgicas a crustáceos
  • Pessoas com tendências à aterosclerose

Cuidados

Apesar de trazer benefícios à saúde, é de extrema importância consultar um especialista antes de começar a tomar o medicamento, pois o seu uso prolongado e excessivo pode trazer malefícios como deficiência de vitaminas lipossolúveis, problemas gastrintestinais, urticária, e erupção cutânea   

Como tomar?

A quitosana deve ser ingerida antes das refeições, pois ela só age quando entra em contato com os líquidos estomacais e intestinais;e estes líquidos só são ativados quando ingerimos alimentos. Para realmente obter os benefícios do emagrecimento, deve-se consumir 3g diariamente da quitosana. Com essas 3g, é possível eliminar 24g de gorduras todos os dias (uma média de 220 caloria)

Porém, não é aconselhável se automedicar, é preciso uma avaliação com um médico ou nutricionista que irá prescrever a dose correta para o seu caso, e ainda irá acompanhar o seu progresso para eventuais complicações serem resolvidas facilmente.

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais ou deixe um comentário aqui embaixo! Você ainda pode ler os outros artigos e ficar por dentro de todos os assuntos de dietas, emagrecimento, saúde e bem-estar.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.