Reviews

Sal amargo: Para que Serve, Benefícios e Preço 2024

Rate this post

O sal amargo ou sulfato de magnésio, ou ainda, sal de Epsom (cidade da Inglaterra onde foi originalmente descoberto) é um composto mineral que ajuda a perder peso, a limpar o corpo, e a melhorar a aparência da pele, além de proporcionar  diversos outros benefícios para a saúde. Este, portanto, não é um sal comum, é chamado de sal porque externamente, tem aparência de sal, e amargo porque tem um sabor amargo e inodoro, também não tem cheiro, e possui pH neutro.

Quer saber mais sobre este sal? Continue lendo o artigo!

Sal Amargo Para Que Serve Benefícios E Preço

Benefícios do sal amargo

O sal amargo proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo. Conheça os principais a seguir:

Fornece magnésio

O magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo, sendo o primeiro o cálcio.

Está envolvido em mais de 325 reações bioquímicas que beneficiam seu coração e sistema nervoso.

Melhora a qualidade do sono

Níveis adequados de magnésio são essenciais para manter o sono regulado, porque o magnésio ajuda o corpo a produzir melatonina, um hormônio que promove o sono.

Baixos níveis de magnésio podem afetar negativamente a qualidade do sono.

Reduz o estresse

O magnésio ativa neurotransmissores que reduzem os níveis de cortisol, reduzindo o estresse de forma significativa. Além disso, o estresse está muito ligado à falta de sono ou noites mal dormidas, e o magnésio regula o sono e melhora a qualidade dele, como mencionado anteriormente.  

Melhora a pele

A presença de magnésio e enxofre possui um efeito rejuvenescedor, e efeito antibacteriano na pele, melhorando o aspecto e a elasticidade, e também, eliminando cravos e espinhas.A maneira mais eficaz de obter estes  efeitos desejados é tomar banho com o sal amargo, é simples, rápido e acessível. Após este procedimento, a pele fica macia e sedosa.

Fortalece unhas e cabelos

O enxofre presente na composição do sal amargo, ajuda a tornar o cabelo e as unhas cada vez mais fortes, funcionando como “sal da beleza”

Elimina toxinas

Metais pesados ​​entram no corpo humano junto com água, comida e ar, o enxofre ajuda a ligá-los e removê-los, além disso, participa da produção de metalotioneína e glutationa, que removem moléculas de metais tóxicos. E o magnésio, também presente no sal amargo, absorve essas toxinas, tornando solúvel esses agentes nocivos ao corpo, fazendo com que sejam facilmente removidos.

Ajuda com constipação

O magnésio é freqüentemente usado para tratar a constipação. Essa característica decorre do fato de que o magnésio atrai água para o cólon, o que promove movimentos intestinais.

Os adultos são geralmente aconselhados a tomar 2-6 colheres de chá (10-30 gramas) de sal amargo dissolvidos em 250 ml de água e consumidos imediatamente. O efeito laxante pode variar entre 30 minutos a 6 horas.

Você também deve saber que o consumo de sal Epsom pode produzir efeitos colaterais desagradáveis, como inchaço e fezes líquidas

Deve ser usado apenas ocasionalmente como laxante, não para uso contínuo.

Alivia dores musculares

O sal amargo pode reduzir a dor muscular e aliviar cãibras – ambos fatores importantes para o desempenho do exercício e recuperação. Aliás, é muito indicado para os atletas e qualquer praticante de atividades físicas, pois são propensos a baixos níveis de magnésio, por isso os profissionais de saúde recomendam frequentemente que tomem suplementos de magnésio para garantir níveis ideais, pois de fato, os níveis adequados de magnésio são úteis para o exercício porque ele ajuda o corpo a utilizar glicose e ácido lático

Redução de dores nas articulações

Outra alegação comum é que o sal amargo  ajuda a reduzir dores do corpo em geral, e nas articulações, inclusive,  melhorando os sintomas da fibromialgia e artrite .

Novamente, o magnésio é considerado responsável por esses efeitos, uma vez que muitas pessoas com fibromialgia e artrite possui taxas muito baixas de magnésio no corpo.

Um estudo em 15 mulheres com fibromialgia concluiu que a aplicação de cloreto de magnésio na pele pode ser benéfica para reduzir os sintomas

O sal amargo tem efeitos colaterais?

Embora o sal amargo seja um suplemento natural e seguro, existem alguns efeitos negativos que podem ocorrer se consumir  incorretamente. Estes efeitos ocorrem somente quando utilizado oralmente.

Em primeiro lugar, o sulfato de magnésio pode ter um efeito laxante. Consumir demasiadamente pode resultar em diarréia, inchaço ou dor de estômago.

Se você usá-lo como um laxante, certifique-se de beber muita água , o que pode reduzir o desconforto digestivo. Além disso, nunca tome mais do que a dose recomendada sem primeiro consultar o seu médico.Alguns casos de overdose de magnésio foram relatados, nos quais as pessoas tomaram muito sal amargo. Os sintomas incluem náusea , dor de cabeça, tontura e vermelhidão da pele.

Em casos extremos, a superdosagem de magnésio pode levar a problemas cardíacos, coma, paralisia e morte. Isto é pouco provável, desde que o tome em quantidades adequadas, conforme recomendado pelo seu médico ou listado na embalagem

Contacte o seu médico se sentir sinais de uma reação alérgica ou outros efeitos secundários graves.

Sal Amargo X

Onde posso comprar sal amargo?

O sal amargo pode ser encontrado na maioria das farmácias como sulfato de magnésio, e também, em lojas de produtos naturais. Também pode encontrar no site das Lojas Americanas, clicando AQUI. É possível também comprar misturas prontas de sal amargo para banhos.

Preço

Os preços podem variar de acordo com a localidade, mas no geral, é possível encontrar sal amargo de 30g por R$3,50 e 1kg por uma média de R$13,00.

Veja Também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso do sal amargo, consulte o nutricionista e converse sobre o assunto, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.