Alimentação

6 Benefícios da Tapioca para a Saúde

A tapioca é apreciada em todo o mundo e é invocada como parte essencial de certas dietas culturais devido à sua composição única de carboidratos, vitaminas,  minerais e compostos orgânicos. Estes incluem um nível muito baixo de gordura saturada, colesterol e sódio. Tapioca é um delicioso extrato de amido derivado da planta da mandioca.

A tapioca se torna tão popular hoje em dia, uma vez que não contém glúten ao contrário de outros tipos de amido e traz muitos benefícios para a saúde do corpo. Ela pode caber em seu plano de alimentação saudável quando comido com moderação.

Tapioca

 6 Benefícios da Tapioca

Confira agora alguns benefícios da tapioca:

1. Ganho de peso saudável

Embora a maioria das pessoas esteja preocupada em permanecer em forma, há muitas que buscam  opções para um ganho de peso saudável. Estar abaixo do peso pode ser tão perigoso quanto ser obeso e a tapioca fornece uma maneira rápida e fácil de ganhar peso de forma saudável. O alto teor de carboidratos significa que você pode adicionar volume e calorias à sua dieta sem qualquer colesterol ou gorduras saturadas que possam resultar em outros problemas de saúde. Isso faz da tapioca uma escolha ideal para pessoas que precisam ganhar peso de maneira saudável, especialmente depois de uma doença, lesão, cirurgia ou distúrbio alimentar.

2. Bom funcionamento da circulação do corpo

Uma das contribuições minerais mais valiosas da tapioca é o ferro. O ferro é essencial para o funcionamento normal do corpo humano, e talvez o seu papel mais significativo seja a criação de novas células vermelhas do sangue. Juntamente com o cobre, o ferro aumenta o número de glóbulos vermelhos no corpo, prevenindo assim anemia e condições relacionadas. Com mais glóbulos vermelhos sendo produzidos pelo corpo, os órgãos e extremidades periféricos garantem um fluxo saudável de sangue e oxigênio para manter essas células saudáveis ​​e operando em níveis ideais. A cicatrização de feridas e os níveis de energia também são aumentados.

3. Reduzindo o nível de colesterol

Tapioca é outro alimento livre de colesterol que você pode consumir em quantidade moderada. Como sabemos, o colesterol alto não é bom para o corpo e pode causar uma placa no interior dos vasos sanguíneos, especialmente na parede das artérias, chamada aterosclerose. Se esta condição desmarcada e você deixar isso ao longo dos anos, pode causar severamente ataque cardíaco, derrame e angina. A farinha de tapioca também contém alguma quantidade de fibra, 1,5 gramas em cada xícara. O conteúdo de fibras de tapioca pode ajudá-lo a cumprir a necessidade diária de fibra, e, ainda assim, a fibra é crucial para reduzir o nível de colesterol no sangue e prevenir a aterosclerose.

4. Digestão Melhorada

Um dos bônus da tapioca é a riqueza de fibras alimentares que ela contém. A fibra tem sido diretamente ligada à melhoria de várias condições dentro do corpo humano, mas a mais óbvia é em termos de digestão. Fibra aumenta as fezes, o que ajuda a movê-lo através do trato digestivo, eliminando assim a constipação, inchaço e dor intestinal. Além disso, a fibra ajuda a melhorar a saúde do coração, tirando o excesso de colesterol das paredes das artérias e vasos sanguíneos, ajudando a eliminar a aterosclerose e problemas associados, como ataque cardíaco e derrame.

5. Aumento da atividade metabólica

A proteína é um elemento essencial da saúde humana e, enquanto muitas pessoas ingerem proteínas de carnes, peixes, aves e produtos lácteos, entre outras fontes, os vegetarianos estão sempre procurando novas maneiras de se manterem repletos de proteína. Como você provavelmente sabe, as proteínas são os blocos de construção de uma vida saudável! Portanto, a tapioca é uma ótima opção para os vegetarianos, pois fornece grandes quantidades de proteína. Portanto, seus processos corporais, desenvolvimento muscular, crescimento, cura e várias atividades essenciais podem continuar como de costume quando a tapioca é regularmente adicionada à sua dieta!

6. Fonte de cálcio

Você tem mais cálcio em seu corpo do que qualquer outro mineral. O cálcio é importante para ossos e dentes fortes. Isso também:

  • ajuda vasos sanguíneos e músculos a se contraírem e dilatarem
  • ajuda os nervos a enviar mensagens
  • ajuda no coágulo de sangue

Você perde cálcio todos os dias através de sua pele, suor, urina e fezes. Seu corpo não pode fazer cálcio para substituir o que está perdido. O cálcio deve ser obtido através dos alimentos que você come. Uma xícara de tapioca de pérola tem 30mg de cálcio, cerca de 3% do valor diário recomendado. Novamente, não é uma quantia impressionante, mas conta para a sua ingestão diária.

Tapioca

Receitas de Tapioca- Como preparar

  1. Pudim de Tapioca

Esta é a receita de sobremesa mais comum usando a tapioca, já que este ingrediente é bom em espessar o fluido, tornando o pudim mais cremoso. Basta misturar tapioca com açúcar, leite e sal e deixar ferver. É mais fácil usar a tapioca de cozimento rápido, mas a regular também pode ser usada. Depois disso, a tapioca encharcada também deve ser cozida por duas horas usando um fogão lento para deixar a tapioca atingir a consistência mais apropriada.

2. Tapioca para geléia

Ainda falando de sua capacidade de espessamento, a tapioca é um bom ingrediente para usar com geléias. Misture a tapioca com a geléia na fase final da cozedura para garantir que ela não esteja cozida demais. Cozinhar tapioca por muito tempo fará com que perca seu sabor.

3. Tapioca como Espessante

Tapioca é útil para engrossar seu recheio. Não só recheio de torta, ensopados e sopas também podem ser engrossados ​​simplesmente adicionando pequena quantidade de tapioca. Quando usado como um espessante, a tapioca deve ser encharcada e deixá-lo misturar bem com o prato por um tempo sem que ele permaneça por muito tempo. 

*A mistura de tapioca com outros ingredientes, como leite ou frutas, pode melhorar o seu nutriente, fazendo com que você obtenha mais deles quando o transformar em sobremesas. Também é importante reduzir a quantidade de açúcar e gordura ao fazer sobremesas para mantê-los saudáveis. 

veja também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.   

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.