Bem-Estar

Varizes na Gravidez: Como Prevenir, Tratamentos e Dicas 2024

Rate this post

Varizes na Gravidez é algo mais comum do que você imagina. Além do desconforto, elas provocam temor nas mulheres gestantes. Na gestação, a principal causa das varizes é a presença dos hormônios femininos, que estão em níveis elevados. Eles agem nas veias, estimulando a dilatação e retendo líquidos.

finalizando a gestação, quando a barriga está enorme, o útero aperta as veias da localidade do abdome, provocando a dilatação e inchaço. Por isso, é perceptível que os hormônios como também útero aumentado motivam a aparição de varizes e o aumento das que já existiam anteriormente. A esperança disso tudo é que com diligência em fazer tratamentos corretos, as varizes podem diminuir e até mesmo ser evitadas.

Varizes Na Gravidez Como Prevenir Tratamentos E Dicas

O Que são Varizes?

Nosso sangue é carregado por duas classes de vasos: veias e artérias. A artéria transporta o sangue abastado em oxigênio, distanciando-o do coração, e levando em direção ao resto do corpo, nutrindo órgãos e tecidos. A veia transporta o sangue regressando aos pulmões e ao coração, recebendo assim o oxigênio novamente.

As veias das pernas, conservam válvulas com o propósito de impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. As varizes são então, veias deformadas ou dilatadas, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetar os pés ou as pernas. Isso é decorrente ois ficar sentado por longos períodos ou em pé parado, amplia a pressão nas veias da parte inferior do corpo. O recurso terapêutico pode requerer medidas muito cuidado consigo mesmo ou procedimentos cirúrgicos para remover ou fechar veias afetadas.

Veja também:

Motivos e consequências das Varizes

Varizes são veias deformadas que muito comumente acontecem na parte mais exterior da pele. Uma das causas que se dizem comuns de se obter varizes é a atuação genética, visto que existe forte predisposição familiar. É possível receber por herança familiar veias mais delicadas que com o tempo induz ao aparecimento das varizes.

Menos comumente, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. Estes problemas graves podem incluir:

  • Coágulos de sangue ou bloqueio nas veias
  • Veias profundas danificadas
  • Vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas)
  • Tumores (muito raramente).
  • História familiar: Existe um componente genético facilitando o aparecimento das mesmas em algumas pessoas.
  • Obesidade: quanto mais pesados somos, maior a pressão sobre as veias
  • Tabagismo: O cigarro agride a parede dos vasos.
  • Gravidez: o aumento dos hormônios, maior volume de sangue circulante e a compressão das veias intra-abdominais por um útero cada vez maior
  • Sedentarismo: Como já explicado, o ato de andar facilita o retorno venoso, diminuindo o represamento do sangue dentro das veias.
  • Ficar em pé parado por longos períodos
  • Pílulas anticoncepcionais: variação hormonal é um fator responsável pelas varizes

Varizes X

Como Prevenir na Gravidez- Dicas

A maneira que a mulher se cuida favorece ou não o desenvolvimento das varizes, portanto, aqui estão algumas dicas de como prevenir e aliviar as varizes:

  • O uso de meias elásticas de média compressão: As meias durante a gestação ajuda bastante no alívio do desconforto (Dica: colocar a meia antes mesmo de levantar-se da cama pela manhã)
  • Mentol: prometem aliviar momentaneamente a sensação de ardor. Eles também melhoram a circulação sanguínea e hidratam a pele.
  • Massagem – sempre de baixo para cima – ajuda a desinchar as pernas e trazem alívio àquela sensação de peso provocado pelos vasos dilatados. Extrato de castanha-da-índia e casca da planta hamamélis ao massagear as pernas, pois são fontes de flavonoides, que têm ação vasoprotetora e anti-inflamatória.
  • Água gelada também ajuda a diminuir o inchaço, portanto, lave as pernas de duas a três vezes por dia se possível. E, sempre que puder, coloque-as para cima para ativar a circulação.
  • Elevar as pernas: Esse é um método bastante eficaz para melhorar a circulação sanguínea e evitar complicações nas varizes.
  • Praticar exercícios leves: Respeite seus limites da gestação, mas se exercite todos os dias. A regra aqui é se movimentar. O exercício regular é um dos tratamentos mais populares e eficazes para lutar contra as varizes durante a gravidez.

Varices Y Embarazo Mobile

Outros Tratamentos contra Varizes

Alguns tratamentos são possíveis além dos métodos caseiros, existem os tratamentos cirúrgicos das varizes. As principais modalidades são:

  • Escleroterapia para varizes: é um procedimento usado para varizes de pequeno tamanho, onde o médico injeta substâncias que causam esclerose (destruição e cicatrização) da veia selecionada. Como esta veia deixa de receber sangue, ela torna-se inútil, e com o tempo o corpo a elimina.
  • Cirurgia a Laser para varizes: usada também em pequenas varizes e telangiectasias, consiste na destruição destes pequenos vasos através da aplicação de Laser. É um procedimento que não necessita de agulhas ou incisões. Não é tão bom quanto a escleroterapia e não são todos os tipos de pele que podem receber os pulsos de Laser. Funciona melhor nas teleangiectasias.

 

  • Ablação por cateteres das varizes: indicado em varizes de maior calibre. Um pequeno tubo (cateter) é inserido dentro da variz, que pode ser destruída por calor (Laser endovenoso) ou por radiofrequência.

 

  • Cirurgia para varizes: consiste na retirada cirúrgica da veia varicosa. Atualmente este tipo de cirurgia é feita com mínimas incisões e a hospitalização não costuma passar de um dia. Quando as varizes são muito pequenas, este procedimento pode ser feito até ambulatorialmente.

*Varizes tratadas não voltam. O que pode ocorrer é o surgimento de novas varizes. É importante entender que os tratamentos descritos acima apenas eliminam as varizes existentes, mas não interferem no processo que as causam.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E em caso queira tratar varizes, visite seu médico e nutricionista para ter hábitos saudáveis, além de medicamentos indicados.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.