As varizes nas Pernas, são veias dilatadas que podem ser facilmente observadas por baixo da pele, elas surgem causando dor e desconforto, também podem ser causadas pela má circulação, especialmente durante a gravidez e a menopausa, atingindo mais precisamente os idosos.
As varizes acontecem com mais frequência em mulheres, mas também podem aparecer nos homens, isso porque os fatores que influenciam o aparecimento das varizes são diversos.
Pra escapar das varizes, as mulheres precisam estar sempre atentas aos cuidados e prevenção, já que a estatística afirma que metade da população brasileira adulta sofre com esse mal e a proporção é de um homem para cada três mulheres, e mais que apenas uma preocupação estética é uma questão de saúde
As varizes nas pernas é algo que muito incomoda, não só pelas dores que provoca, mas também por deixar as pernas com uma aparência desagradável, e quem sofre com o problema tem muita dificuldade em usar roupas que deixem suas pernas de fora.
O diagnóstico das varizes é normalmente feito pelo angiologista ou cirurgião vascular de acordo com as características das varizes e sintomas associados.
As varizes nas pernas podem ter um fim!
A boa notícia é que as varizes nas pernas podem deixar de ser um problema, através de tratamentos e mudança de hábitos é possível se livrar dessas veias que tanto incomodam. Veja as dicas a seguir!
Quais os Tratamentos
O tratamento das varizes nas pernas pode ser clínico ou cirúrgico, decidir por um dos dois depende muito do quadro clínico de cada pessoa e do diagnóstico feito pelo médico, que irá optar em o melhor tratamento junto ao paciente.
É muito importante ressaltar que não é recomendado os tratamentos para varizes sem o acompanhamento de um médico especialista.
Como é realizado o tratamento clínico?
O tratamento clínico é simples, e se seguido corretamente pode se obter resultados bem satisfatórios.
- Evitar longos períodos na mesma posição (em pé ou sentado);
- Prática de atividades físicas regularmente;
• Perda de peso (caso o paciente necessite);
• Utilização de compressão elástica; - Utilização de flebotômicos – medicações para varizes que auxiliam no alívio dos sintomas.
Como é realizado o tratamento cirúrgico ?
A cirurgia é simples, e a remoção cirúrgica de veias é considerada um método bastante seguro e eficaz no tratamento de varizes. O procedimento é realizado sob anestesia local ou anestesia geral.
Os possíveis efeitos colaterais do procedimento que, em geral, desaparecem após um curto período de tempo.
- Hematomas
- Distúrbios sensoriais
- Acúmulo de líquido linfático
- Inchaço
- Sensação de tensão ou pressão nas pernas
Algumas complicações raras
- Dor grave
- Distúrbios de cicatrização da ferida
- Infecções
- Trombose
veja também:
- Varizes na Gravidez: Como Prevenir, Tratamentos e Dicas
- Bupropiona Emagrece? Bula, Benefícios e Preço
- Abdominoplastia: Entenda os Riscos, Vantagens e Preço
Quais os Sintomas
Para identificar os primeiros sinais do aparecimento de varizes separamos os principais sintomas que são:
- Sensação de peso nas pernas;
- Cãibras
- Formigamentos;
- Sensibilidade na região;
- Manchas escuras na perna;
- Coceira
- Queimação
- Dor
- Cansaço
Identificado os sintomas, existem alguns procedimentos e hábitos que podem ajudar a minimizar os sintomas das varizes ou até mesmo evitá-las.
Separamos alguns:
- Perder peso (caso esteja acima do peso);
• Evitar ficar de pé ou sentado por longos períodos;
• Movimente as pernas enquanto você está sentado;
• Sempre que possível mantenha os pés acima do nível do seu coração;
• Não fume;
• Faça atividades físicas regularmente;
• Use meias elásticas.
Dicas para prevenir varizes nas pernas
A prevenção das varizes pode ser feita adotando hábitos saudáveis no seu dia a dia, como por exemplo a praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, não fumar, não ingerir anticoncepcionais caso tenha tendência a varizes, evitar locais muito quentes e o estresse, além do fator hereditário, o estilo de vida é determinante para o aparecimento das veias.
Separamos algumas dicas simples de como se prevenir mudando apenas alguns hábitos que estimulam o aparecimento de varizes. Veja quais são:
- Evite a obesidade e o sobrepeso. Manter-se dentro da faixa de peso adequada ajuda na saúde, no bem-estar e na circulação;
Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante, ande e movimente-se um pouco! Isso irá ajudar estimular a circulação sanguínea;
Faça caminhadas e/ou exercícios físicos regularmente. Isso ajuda na sua circulação e em sua saúde como um todo;
Não fume. O cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar vários problemas, e entre eles as varizes;
Use rotineiramente meias elásticas. Seu médico Angiologista/Cirurgião Vascular poderá receitar a melhor meia para você;
Evite o uso de hormônios (anticoncepcionais e terapia de reposição para menopausa), mas caso precise utilizá-los consulte sempre um médico Ginecologista e um Angiologista/Cirurgião Vascular para maiores explicações;
Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso. Isso ajuda a descansar as pernas e traz um conforto maior ao final de um longo dia de trabalho;
.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E em caso queira tratar varizes, visite seu médico e nutricionista para ter hábitos saudáveis, além de medicamentos indicados.
Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!