Saúde 2024

Maca Peruana: Bula, Benefícios e Malefícios

5/5 - (1 vote)

A Maca Peruana é uma planta crucífera que possui propriedades medicinais e tem ganhado destaque no mundo todo. Essa planta que vem sendo cultivada a mais de 200 anos na América do sul, a saber, Peru e Bolívia, consiste em um tubérculo similar a um rabanete que proporciona força, agilidade de raciocínio, revitalização e aumento da fertilidade das pessoas que a consome.

A Maca Peruana tem proporcionado excelentes resultados em vários tratamentos, pelo consumo do tubérculo que tem valor nutritivo e conteúdo fitoquímico, que garante, no geral, equilíbrio ao sistema endócrino e mantém uma ampla gama de hormônios funcionando de maneira ideal.

maca peruana bula

Maca Peruana Bula e Composição:

 

Carboidratos, proteínas, fibras, cinzas e lipídios, estes por sua vez se dividem em 3 tipos de ácidos graxos, 6 vitaminas, 5 açúcares, 11 minerais e 17 aminoácidos, e é através destes micro e macro nutrientes que se confirmam seu alto valor nutricional e seus benefícios para a homeostasia fisiológica do corpo humano.

 

Como este medicamento atua?

A Maca Peruana é rica em inúmeros nutrientes e vitaminas importantíssimas para uma alimentação equilibrada, como a vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e cobre, e por conter 18 dos 20 aminoácidos necessários, a maca peruana atua como sintetizador de proteínas que também controlam o colesterol alto. A Maca Peruana também é um antioxidante, que impossibilita o desenvolvimento de produtos oxidantes.

Benefícios- Em que a Maca Peruana contribui?

Compreenda agora cada um dos principais benefícios da maca peruana à saúde:

Uma das grandes ênfases da maca peruana é seu resultado na libido. Um estudo feito pesquisadores da Universidad Peruana Cayetano Heredia, analisou os efeitos da maca em homens, e resultou no crescimento do número de sêmens, pois o tubérculo aumentava o desejo sexual e reduz os níveis de estresse. Também foi constatado que ela pode ajudar no controle da ejaculação precoce.

 

Embora a maca peruana possui em sua composição, carboidratos (59%), ela pode ajudar no emagrecimento por ser rica em fibras, que promove uma sensação de  saciedade, reduzindo o apetite. Além do mais, essas fibras contribuem com a regulação do intestino e combatem o indesejado inchaço abdominal.

 

A maca peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes, pois devido à forte ação de suas fibras, ela age diretamente na redução da velocidade de absorção de glicose do corpo, controlando assim a taxa de açúcar no sangue. Essa planta também inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão.

 

Como a maca peruana possui em sua composição ômega 3, que oferece saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol. Além disso, o ômega 9, contida nele, também atua sobre o colesterol, diminuindo o nível total e do colesterol ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom colesterol (HDL).

 

A osteoporose é uma grande preocupação principalmente do público feminino após a menopausa, quando os níveis de estrógeno, hormônio que protege os ossos, diminuem no organismo. Neste caso, a indicação do uso da maca peruana pode funcionar como uma medida de prevenção da doença, já que 100 g oferecem 150 mg de cálcio

 

A maca peruana também é conhecida por funcionar como um revigorante para o organismo. Ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxilia na adaptação à condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular.

A maca alivia os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, sem os efeitos colaterais de tratamentos químico-hormonais disponíveis no mercado. A atuação do alimento sobre os níveis hormonais é, até o momento, a melhor hipótese para explicar a relação. Diminuição da fadiga, elevação na libido e barreira contra a desidratação da pele são algumas das características observadas com o consumo do alimento.

 

Como Usar Maca Peruana?

A Maca Peruana pode ser usada em cápsulas ou em pó:

A maca em pó pode ser adicionada em bolos, bebidas (sucos, smoothies, vitaminas), frutas, iogurtes, cremes e pastas. Quando adicionada a preparos quentes, ela perde um pouco do valor nutritivo. Para saber mais sobre a maca e como ela pode ser incluída na sua dieta, procure um nutricionista!

 

 

 

 

 

 

 

Contra-indicações do medicamento- Reações adversas:

Ainda não há comprovações científicas de que o consumo da maca peruana possui efeitos colaterais.

Não é recomendado para:

 

 

*Em alguns casos, a dose recomendada da maca peruana deve ser prescrita por um profissional, como médicos e nutricionistas.

 

Qual o sabor da Maca Peruana?

 

O sabor da Maca Peruana tem um aroma muito bom, quase igual a baunilha. O sabor do pó, no entanto, é neutro, tanto que pode ser colocado em pratos doces e salgados, por isso, ela pode ser usada em várias receitas.

Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista e converse sobre a Maca peruana, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar o consumo adequado.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

 

Sair da versão mobile