Saúde 2024

Varizes na Gravidez: Como Prevenir, Tratamentos e Dicas

Rate this post

Varizes na Gravidez é algo mais comum do que você imagina. Além do desconforto, elas provocam temor nas mulheres gestantes. Na gestação, a principal causa das varizes é a presença dos hormônios femininos, que estão em níveis elevados. Eles agem nas veias, estimulando a dilatação e retendo líquidos.

finalizando a gestação, quando a barriga está enorme, o útero aperta as veias da localidade do abdome, provocando a dilatação e inchaço. Por isso, é perceptível que os hormônios como também útero aumentado motivam a aparição de varizes e o aumento das que já existiam anteriormente. A esperança disso tudo é que com diligência em fazer tratamentos corretos, as varizes podem diminuir e até mesmo ser evitadas.

O Que são Varizes?

Nosso sangue é carregado por duas classes de vasos: veias e artérias. A artéria transporta o sangue abastado em oxigênio, distanciando-o do coração, e levando em direção ao resto do corpo, nutrindo órgãos e tecidos. A veia transporta o sangue regressando aos pulmões e ao coração, recebendo assim o oxigênio novamente.

As veias das pernas, conservam válvulas com o propósito de impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. As varizes são então, veias deformadas ou dilatadas, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetar os pés ou as pernas. Isso é decorrente ois ficar sentado por longos períodos ou em pé parado, amplia a pressão nas veias da parte inferior do corpo. O recurso terapêutico pode requerer medidas muito cuidado consigo mesmo ou procedimentos cirúrgicos para remover ou fechar veias afetadas.

Veja também:

Motivos e consequências das Varizes

Varizes são veias deformadas que muito comumente acontecem na parte mais exterior da pele. Uma das causas que se dizem comuns de se obter varizes é a atuação genética, visto que existe forte predisposição familiar. É possível receber por herança familiar veias mais delicadas que com o tempo induz ao aparecimento das varizes.

Menos comumente, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. Estes problemas graves podem incluir:

Como Prevenir na Gravidez- Dicas

A maneira que a mulher se cuida favorece ou não o desenvolvimento das varizes, portanto, aqui estão algumas dicas de como prevenir e aliviar as varizes:

Outros Tratamentos contra Varizes

Alguns tratamentos são possíveis além dos métodos caseiros, existem os tratamentos cirúrgicos das varizes. As principais modalidades são:

 

 

*Varizes tratadas não voltam. O que pode ocorrer é o surgimento de novas varizes. É importante entender que os tratamentos descritos acima apenas eliminam as varizes existentes, mas não interferem no processo que as causam.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E em caso queira tratar varizes, visite seu médico e nutricionista para ter hábitos saudáveis, além de medicamentos indicados.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Sair da versão mobile