Saúde 2024

Termogênico para Emagrecer: Como Funciona? Quais os Benefícios?

Rate this post

Os termogênicos são suplementos nutricionais que aumentam a quantidade de calor produzido dentro do corpo humano, para queimar gordura e reduzir o apetite. Em teoria, esses produtos podem facilitar a perda de peso, aumentando o metabolismo e estimulando a performance nos exercícios. Os suplementos termogênicos geralmente contêm estimulantes fortes que podem causar efeitos colaterais, portanto, consulte o seu médico e nutricionista  antes de tomar qualquer suplemento ou medicamento, especialmente se você sofre de alguma condição médica.

E se você quiser saber mais sobre os benefícios, os efeitos colaterais e tudo sobre os termogênicos, é só continuar lendo o artigo!

Como os termogênicos funcionam?

O termo termogênico deriva da ação dos próprios produtos, pois aumentam o calor corporal. Eles agem através da fosforilação oxidativa, um processo no qual o corpo queima calorias a uma taxa acelerada para manter a temperatura normal do corpo.

Os agentes termogênicos também aumentam a função metabólica do tecido adiposo, onde a gordura corporal é armazenada. Embora os termogênicos não queimem a gordura diretamente, melhorar o funcionamento do metabolismo, sistema respiratório, sistema cardiovascular e outros, faz com que o corpo tenha menos energia disponível, o que, por sua vez, obriga o corpo a usar energia de reserva ou gordura como combustível. Esta é a razão pela qual os suplementos termogênicos são tão populares entre os fisiculturistas e atletas para reduzir a gordura.

Para quem é indicado?

Os termogênicos são indicados para aqueles que praticam musculação e por atletas com pouca gordura no corpo que desejam diminuir ainda mais sua quantidade, e para pessoas que querem  perder peso e gordura localizada. .

No entanto, apesar da eficácia comprovada, os medicamentos termogênicos podem ser perigosos se usados ​​incorretamente. Como os termogênicos aumentam a atividade do sistema nervoso central, as consequências podem ser o aumento dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório, podendo  causar também o aparecimento de vertigem, ansiedade, náuseas, boca seca e febre. Como qualquer outro suplemento, o corpo pode se acostumar com drogas termogênicas. Para continuar a ter resultados, você tem que fazer ciclos: use-os por quatro semanas e depois faça uma pausa de seis para purificar todo o corpo.

Quais os benefícios dos termogênicos?

Os termogênicos proporcionam diversos benefícios, eles são enriquecidos com aminoácidos e vitaminas que estimulam o corpo e contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Esses suplementos também são conhecidos pelo fato de ajudarem com a motivação e o foco mental necessários para atingir metas de condicionamento físico e bem-estar.

Em suma, os benefícios proporcionados pelos termogênicos incluem:

Conheça alguns alimentos termogênicos

Existem certos alimentos termogênicos que são muito saborosos e fáceis de encontrar nos supermercados. Certamente, você já usa alguns e nem sabia que eles eram tão poderosos. Podemos citar: pimentão, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, canela, linhaça, vinagre de maçã, acelga, aspargo, repolho, brócolis, laranja, kiwi. Cafeína, guaraná, chá verde e até mesmo água gelada também estão na lista, junto com gorduras vegetais, óleo de coco e chocolate amargo.

Principais componentes termogênicos

Os termogênicos em forma de suplementos agem mais rápido e podem ser encontrados em forma de cápsulas. Os principais componentes encontrados são:

Cafeína, tartarato de L-carnitina, L-tirosina, L-triptofano, Capsicum, Psyllium, Citrus Aurantium, chá verde (do extrato 4: 1), extrato de Narigin, taurina, glucoronolactona, inositol, gengibre, pimenta vermelha, cromoextrato de pimenta preta Bioperine, vitamina B6, cromo.

Hidroxipropilmetilcelulose. Anti-aglomerantes – Dióxido de silício, estearato de magnésio.

Recomendações

Viu como os termogênicos podem trazer benefícios? Lembrando que ele só proporciona essas vantagens caso seja tomado sob prescrição médica e nutricional, sempre com o acompanhamento de um profissional. Caso contrário, poderá trazer prejuízos à saúde. Portanto, consulte seu médico e nutricionista antes de fazer o uso de termogênicos, assim como de qualquer outro tipo de medicamento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Sair da versão mobile