O Tribulus Terrestris é um fitoterápico (ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas no tratamento de doenças) nativa de regiões quentes, que se evidencia por ajudar principalmente como estimulante sexual, controlar a pressão arterial, reduzir os níveis de triglicerídeos e colabora no ganho de massa muscular.
O Tribulus Terrestris é uma planta medicinal muito usada como estimulante sexual, mas embora seja utilizado há muito tempo como planta medicinal, e agora como suplemento natural, essa erva pode ser empregado no tratamento de outros transtornos hormonais, como o mal funcionamento de ereção e ausência de libido.
Além disso, a planta também pode contribuir para a redução da pressão arterial, apesar de ainda não haver comprovação científica, a protodioscina presente na planta ainda inibe a enzima conversora de angiotensina que quando produzida em grandes quantidades leva ao aumento da pressão arterial.
Composição:
- O extrato seco de Tribulus terrestris é obtido dos frutos dessa planta, que têm como principais ativos saponósidos esteróidicos (diosgenina, gitogenina, clorogenina, ruscogenina).
- Açúcares redutores,
- Alcalóides
- Ácidos graxos essenciais,
- Flavonóides
- Fósforo
- Ferro,
- Cálcio,
- Potássio,
- Taninos,
- Nitratos,
- Diastase,
- Flobafeno
Como este medicamento atua?
O Tribulus terrestris tem a capacidade de atuar no organismo elevando os níveis do hormônio luteinizante, responsável pelo aumento da testosterona. Esse hormônio regula também a progesterona. Testosterona e estrogênio, ambos responsáveis pelo apetite sexual.
O mecanismo de ação do Tribulus é ativado por meio das saponinas, substâncias que, uma vez no organismo, podem estimular a produção de hormônio luteinizante, que se encarrega de indicar os testículos que produzam mais testosterona.
Assim sendo, a testosterona é estimulada e apresenta inúmeros benefícios ao corpo humano, sendo que o mais procurado por fisiculturistas e atletas é o de melhora no anabolismo muscular. Essa planta também atua no tratamentos de pele, incluindo eczema (dermatite atópica), psoríase e sarna.
Benéficos- Em que este medicamento auxilia?
Decorrente da maneira como Tribulus terrestris reage no organismo, podemos citar inúmeros benefícios desta erva daninha, como por exemplo:
-
Ereção mais duradoura
Isso ocorre porque a planta contribui para a vasodilatação por conter uma substância chamada protodioscina, que, em tese, também faz aumentar os níveis de testosterona. Esta última informação, porém, só foi constatada em animais, não em humanos.
-
Aumenta a libido
Apesar de ainda não ter sido possível comprovar que Tribulus terrestris aumenta a produção de hormônio masculino, acredita-se que um crescimento transitório de testosterona poderia levar à elevação da libido.
-
Melhora a fertilidade
Da mesma forma que proporciona ereção mais longa e aumenta a libido, há indícios fortes de que a contagem de espermatozoides presentes no esperma do homem também melhora com Tribulus terrestris.
-
Combate à hipertensão
A redução da pressão arterial observada após o consumo da planta se dá tanto pelo efeito vasodilatador de uma substância chamada óxido nítrico quanto pela inibição de uma enzima que, quando produzida em grandes quantidades, leva à hipertensão.
-
Combate o triglicérides alto
A redução da gordura é outro potencial benefício do Tribulus terrestris.
Complemento:
Repositor hormonal
- Otimiza os níveis hormonais de testosterona
- Afrodisíaco natural, estimula a libido tanto em homens como mulheres
- Ajuda na fase de crescimento muscular
- Ajuda na disfunção erétil
- Aumenta a fertilidade, melhorando a produção de espermatozoides
- Aumenta a concentração de hormônios femininos relacionados com a ovulação
- Alivia problemas relacionados com a menopausa
Estados de ânimo
- Regula o sistema nervoso
- Promove um melhor noite de sono e reduz a insônia
- Interveio para acalmar a ansiedade, irritabilidade e agitação ou nervosismo
- Incide sobre a conduta, gerando um melhor estado de humor
- Reduz sintomas depressivos
Sistema cardiovascular
- Apoio à função do músculo cardíaco
- Reduz possíveis problemas de coração derivados de alta pressão sanguínea
- Intervém para a redução do colesterol LDL
- Melhora a circulação sanguínea
Sistema imunológico
- Estimula e fortalece o sistema imunológico
- Ajuda a combater a fadiga crônica
- Tônico geral
- Ajuda para casos de falta de energia
- Pode prevenir condições que desencadeiam problema cardiovascular
- Exerce uma função de proteção hepática e renal
- Exerce a função de proteção da próstata e do sistema urinário
Quanto tempo é iniciado o efeito do Tribulus Terrestris e como usar?
Os efeitos do Tribulus Terrestris são basicamente rápidos e dura por até 6 horas após tomar. Contudo, seu resultado é sentido definitivamente depois de 30 dias de uso direto. Então, ficará evidente o aumento de força e disposição da atividade sexual.
Contra-indicações do medicamento- Reações adversas:
Alguns efeitos colaterais do medicamento podem ser sentidos devido ao aumento dos níveis de testosterona que o Tribulus terrestris gera, como por exemplo:
- aumento dos níveis de agressividade,
- maior crescimento de pelos pelo corpo,
- alargamento da glândula da próstata etc.
- Além disso, o consumo dessa planta pode gerar dores estomacais, acompanhadas ou não de náuseas.
- Alguns estudos indicam que o uso dessa erva pode estar ligado ao desenvolvimento da ginecomastia, doença que faz com que aconteça um alargamento da mama em homens;
- Tribulus terrestris afeta diretamente os hormônios sexuais, tanto masculinos quanto femininos, podendo gerar esse tipo de disfunção.
O uso dessa planta não é recomendado para pessoas que sofrem de problemas cardíacos, diabetes ou quaisquer outras doenças desse gênero. Por isso, é importante seguir as recomendações de dose e período de consumo que as embalagens do produto indicam.
Como tomar este medicamento:
A dose média proposta é de 2 a 3g diários. Recomenda-se não usá-la por períodos mais longos, de seis a oito semanas, sem descanso, pelo menos, a metade deste tempo. Além disso, não se recomenda seu uso para as pessoas que tem problemas de próstata.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais! Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!