Saúde 2024

Alimentação saudável: como se cuidar em uma rotina acelerada?

Rate this post

A vida adulta traz inúmeras responsabilidades, desde o trabalho até a manutenção da casa, os cuidados com animais de estimação e imprevistos, como consertos de aparelhos ou do carro. Com tantas tarefas, as horas parecem voar e, muitas vezes, sobra pouco tempo para cuidar de si mesmo e da alimentação, o que pode ter impactos na saúde.

Para tornar a rotina mais prática e manter uma alimentação saudável, comprar um micro-ondas pode ser uma ótima opção. Esse eletrodoméstico facilita o preparo de refeições rápidas e nutritivas, ajudando a poupar tempo sem comprometer a qualidade da dieta. A seguir, confira outras sugestões para uma alimentação balanceada.

Alimentos frescos

O primeiro passo para manter uma dieta saudável é consumir alimentos frescos, ou seja, privilegiar o consumo de verduras, legumes e frutas. Na correria do dia a dia, muita gente prepara alguns tipos de alimento em maior quantidade, assim não precisa cozinhá-los todo dia. Entretanto, alguns alimentos devem ser consumidos frescos.

Isso vale especialmente para carnes e saladas. O ideal é que elas sejam totalmente consumidas no mesmo dia em que são preparadas. Frutas cítricas também devem ser consumidas assim que são abertas — alguns exemplos são laranja, abacaxi, mexerica e tangerina.

Comprar os alimentos

Outra atitude que pode se tornar um hábito é o de preparar as refeições em casa, pois assim você tem condições de avaliar a qualidade de cada ingrediente e escolher o que melhor se adequa aos seus gostos e rotina.

Para conseguir cozinhar as próprias refeições, você precisa comprar os ingredientes em casa, o que exige organizar a sua rotina. Veja em quais dias você consegue ir ao mercado, hortifruti ou feira de rua mais próximo de sua casa. Para te ajudar nisso, vale conferir os dias de promoções e buscar os tipos de produtos nesses momentos, o que ajuda a aliviar o orçamento ao final do mês.

No mercado, consulte a embalagem do produto e pesquise informações extras para verificar o valor nutricional do que deseja comprar. Essa prática é importante, pois ajuda a escolher alimentos mais equilibrados do ponto de vista nutricional, promovendo uma alimentação mais saudável.

Cozinhar as próprias refeições

Cozinhar alimentos também demanda tempo. Por isso, organize a sua rotina para conseguir executar essa atividade. Para alimentos que demandam mais tempo de preparo, como carnes, escolha opções mais simples e fáceis de preparar durante a semana.

Já aos fins de semana, é possível tentar preparar algo mais encorpado, que demande mais tempo. Ao preparar refeições com leguminosas (como feijão, grão-de-bico e  ervilha), deixe-as em um pote com água durante algumas horas antes do preparo, pois isso agiliza o tempo necessário para cozinhá-las. Ter alguns eletrodomésticos também facilita o processo, como microondas, liquidificadores, batedeiras, entre outros.

Pausas saudáveis

As pausas do trabalho ou o intervalo entre a saída do trabalho e a chegada em casa costumam ser momentos do dia em que é mais fácil consumir alimentos não muito saudáveis.

Por isso, é importante ter algumas opções de lanches saudáveis sempre à mão, tais como frutas frescas, barra de cereais e iogurte natural. Isso evita que você recorra a frituras e ultraprocessados para saciar a sua fome. Se optar por comer em algum estabelecimento, priorize opções grelhadas, além de saladas.

Tentar adotar uma dieta mais saudável, além de manter uma boa rotina de sono e manter um estilo de vida ativo, sem sedentarismo, são algumas condições básicas para quem deseja manter a saúde. Mudar hábitos alimentares requer disciplina, organização e tempo. É possível começar com pequenas mudanças e, aos poucos, melhorar a sua saúde e fortalecer esses novos hábitos.

Sair da versão mobile