A calculadora de peso é a melhor forma para quem está de fato receoso com seu estado de saúde ou quer ter uma boa aparência. A calculadora irá auxiliar na determinação do peso ideal usando como base na altura e sexo. Existem diferentes fórmulas para calcular seu IBW (peso corporal ideal) e como interpretar os resultados, e também o gráfico de peso saudável que se baseia no IMC.
Contudo, a calculadora de peso não é uma ciência determinante. Pois cada depende de cada indivíduo, eles são referências, e é importante aderir a escolhas saudáveis de vida, como exercícios regulares, comer uma variedade de alimentos não processados e dormir o suficiente. Contudo, mesmo sem a exatidão, a calculadora de peso é necessária para ter uma ideia do que precisa ser mudado. Confira aqui seu peso ideal.
Fórmulas Usadas para Calcular
IMC
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o índice de massa corporal é uma ciência que calcula de maneira que se permite medir se alguém se mantém ou não com o peso ideal. O IMC relaciona a massa da pessoa juntamente com sua altura.
Esta é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), contudo o IMC não mede exatamente a gordura do corpo, pois não observa a nossa massa magra, massa gorda, líquidos e a estrutura óssea da pessoa em questão. Diversos indivíduos procuram encontrar seu IMC quando vão entrar em uma dieta ou uma atividade física. E estão corretas, pois ele mostra a normalidade, magreza ou a obesidade em diferentes níveis.
O procedimento do cálculo do IMC é acessível e bastante rápido, permitindo então uma julgamento geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.
Calculando seu IMC: Divida o seu peso (massa), por sua altura ao quadrado.
Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Como exemplo, entenda: Um indivíduo que tem 58 kilos e de altura tem 1,65, como resultado terá um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.
Os dados de referência para um adulto estão indicados abaixo:
< 18,5 – Abaixo do peso
18,5-24,9 – Normal
25,0-29,9 – Excesso de peso
30,0-34,9 – Obesidade Leve (Grau I)
35,0-39,9 – Obesidade Severa (Grau II)
> 40,0 – Obesidade Mórbida (Grau III)
IBW
IBW = Altura2 * Sexo
O seu peso corporal ideal, ou IBW, depende do seu gênero e altura. Para os homens, o peso corporal ideal é calculado usando 106 libras para os primeiros 5 pés de altura e adicionando 6 libras adicionais por cada polegada. As mulheres devem pesar um pouco menos, então o cálculo ideal do peso corporal começa com 100 libras para os primeiros 5 pés de altura, e você só adiciona 5 libras por cada polegada adicional. Se você tem menos de 5 metros de altura, subtrair 2 libras por cada polegada sob 5 pés.
- Usando a equação, uma mulher de 5 pés e 4 polegadas de altura teria um peso ideal de 120 libras: IBW = 100 + (4 x 5) = 120.
- Um homem que é de 6 pés de altura tem um IBW de 178 libras: IBW = 106 + (12 x 6) = 178.
Efeito do tamanho do quadro no peso ideal
O tamanho do quadro do corpo ajuda a determinar o seu IBW também. A equação calcula o IBW para alguém com um quadro médio. Você pode subtrair 10 por cento para uma pessoa da mesma altura com uma moldura pequena e adicionar 10 por cento para um indivíduo de grande enquadramento. Então, no final, você acaba com uma gama IBW.
RIP (Recíproco do Índice Ponderal)
O Recíproco do Índice Ponderal (RIP) é um indicador antropométrico utilizado para identificar desnutrição e excesso de peso. Pelas características da sua formulação, a utilização desse método é mais adequada do que o IMC. O RIP é um cálculo que se faz a partir de dois dados: altura e peso.
O RIP é calculado pela altura (em centímetros) dividida pela raiz cúbica do peso (em quilogramas). Um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte mostra que o RIP é tão eficiente quanto o IMC na identificação de excesso de gordura ou sobrepeso em mulheres acima de 50 anos de idade.
O recíproco índice ponderal (RIP) é calculado pela razão da altura (cm) dividida pela raiz cúbica do peso corporal (kg). Foi apresentada a proposta de utilização do RIP para identificação de sobrepeso e obesidade. A classificação do peso corporal sugerida, consideram abaixo do peso para valores de RIP maiores de 44m/kg³, normal para valores de 41 a 44m/kg³ e excesso de peso para valores menores de 41m/kg³. A análise das variáveis obtidas foi conduzida por intermédio da distribuição de percentuais, de valores de tendência central (média e desvio padrão)
Exemplo abaixo:
- Os valores de referência do RIP são:
-maior que 44: abaixo do peso;
-41 a 44: normal;
-menor que 41: excesso de gordura corporal.
Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista.
Veja Também
- 7 Benefícios do Gengibre para a Saúde
- Varizes nas Pernas: Veja como Tratar, Sintomas e Prevenção
- Shape 360 Funciona? Preços Composição e Como Tomar
Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!