Cloridrato de Metformina Funciona para Emagrecer? 2024
A metformina é um medicamento prescrito para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. Ele funciona como auxiliar da insulina e de outros medicamentos para reduzir o açúcar no sangue em pessoas com a doença.
Você pode ter ouvido falar que a metformina também pode ajudar a emagrecer. Aqui você encontrará informações sobre isso, e se realmente a metformina pode ajudar na perda de peso. Portanto, continue lendo o artigo e saiba mais!
Como este medicamento atua?
A metformina tem sido considerada uma medicação de primeira linha no tratamento do diabetes tipo 2 e, principalmente, diminuindo a quantidade de glicose liberada pelo fígado. Também ajuda a insulina a funcionar melhor, ajudando os músculos a usar a glicose de maneira mais eficiente. Quando a insulina funciona melhor, os níveis de insulina de uma pessoa são mais baixos do que seriam de outra forma.
Portanto, a combinação certa de medicação e estilo de vida saudável pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue , o que, obviamente, é o objetivo final de qualquer tratamento para diabete, e consequentemente diminui o peso corporal.
A relação entre metformina e peso não é clara, mas várias teorias fornecem uma explicação plausível para o processo de emagrecimento . A redução da fome é um efeito colateral comprovado da metformina, e consequentemente, passar a comer menos no café da manhã, almoço e jantar.Essa mudança sutil no apetite pode ser responsável pela perda gradual no peso.
Uso no Emagrecimento:
Segundo pesquisas, a metformina pode ajudar na perda de peso. O medicamento pode levar você a comer menos reduzindo seu apetite. Também pode mudar a maneira como o seu corpo usa e armazena gordura.
- As pessoas com diabetes tipo 2 perderam peso por tomarem metformina, mas não são as únicas a se beneficiar da droga dessa maneira. Um estudo envolvendo pessoas que estavam acima do peso ou obesas e tinham resistência à insulina mostrou que eles perderam peso enquanto tomavam metformina.
- Alguns pesquisadores acreditam que a droga reduz o apetite. Outros acham que isso muda a forma como o corpo armazena e usa gordura.
- Os médicos tendem a recomendar certas mudanças na dieta e no estilo de vida, juntamente com a metformina e medicamentos para diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Muitas dessas mudanças na dieta e no estilo de vida também podem levar à perda de peso se a pessoa seguir as recomendações.
- As pessoas que esperam perder peso com a metformina também devem seguir uma dieta rica em nutrientes e com poucas calorias e fazer exercícios regularmente.
Dito isto, se a metformina for prescrita por um médico ou nutricionista, essa pessoa precisa adotar outros hábitos saudáveis para sustentar a perda de peso. Esses hábitos incluem seguir uma dieta rica em nutrientes e baixa caloria e fazer exercícios regularmente.
*É importante notar também que as pessoas que perdem peso enquanto tomam metformina podem recuperá-lo se pararem de tomar o medicamento.
Cloridrato de Metformina- Como usar?
A dose exata de metformina que as pessoas devem tomar varia. Portanto, é preciso consultar o médico para saber sobre dosagem adequada e relatar quaisquer efeitos colaterais após tomar a medicação.
Algumas das recomendações de dosagem e diretrizes incluem:
- Para metformina de liberação prolongada e comprimidos, as doses situam-se entre 500 e 1000 miligramas (mg) e não deve ser superior a 2.500 mg por dia para adultos.
- Para formas líquidas, as doses variam entre 5 e 8,5 mililitros (ml) para adultos e não devem exceder 25 ml por dia.
- As crianças que tomam formas líquidas normalmente usam 5 ml duas vezes ao dia. Para a maioria dos formulários, as crianças devem seguir as doses recomendadas pelo seu médico.
Se esquecer de tomar alguma dose de metformina, deve-se tomá-la o mais rapidamente possível. Se estiver muito próximo da próxima dose agendada, a dose esquecida pode ser deixada. Não se recomenda dobrar doses de metformina.
Efeitos Colaterais e Contra-indicações do medicamento- Riscos
A metformina podem trazer alguns efeitos colaterais potencialmente perigosos. Uma pessoa deve ir ao pronto-socorro para um atendimento imediato em caso dos seguintes sintomas:
- fraqueza
- dificuldade ao respirar
- cansaço
- uma sensação de tontura
- dor muscular inexplicada ou incomum,
- sonolência incomum
- dor de estômago
- náusea ou vômito
- pulsação lenta ou irregular
As pessoas com maior risco de desenvolver acidose láctica incluem:
- pessoas que usam ou abusam de álcool enquanto tomam metformina
- pessoas com problemas no fígado
- pessoas com problemas renais
Outro efeito colateral grave é uma reação baixa de açúcar no sangue. Quando isso ocorre, o nível de açúcar no sangue cai para níveis inseguros:
Se o nível de açúcar no sangue de uma pessoa cair muito, eles correm o risco de:
- convulsões
- desmaiando
- dano cerebral
- morte
O tratamento para uma reação baixa de açúcar no sangue precisa ser iniciado imediatamente para evitar alguns dos efeitos colaterais mais graves. O tratamento consiste em tomar 15 a 20 gramas (g) de glicose. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo bebidas açucaradas e balas duras.
Os sintomas de baixa de açúcar no sangue podem incluir:
- sonolência
- irritabilidade
- dor de cabeça
- fraqueza
- confusão
- sentindo-se instável
- fome
- aumento da frequência cardíaca
- suando
- tontura
Há outros efeitos colaterais menos graves que a metformina pode causar também. Alguns dos efeitos colaterais que uma pessoa pode experimentar incluem:
- Gases
- diarréia
- náusea
- azia
- dor de estômago
Portanto, nunca se automedique, todo e qualquer tipo de medicamento deve ser tomado somente sob prescrição médica.
Veja Também:
- FIT MZT: Veja a Análise Completa desse Emagrecedor!
- Kimera Emagrece? Veja tudo sobre esse Suplemento
- Clenbuterol para Emagrecer: Bula, Como Tomar e Efeitos Colaterais
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso do Cloridrato de Mertfomina, consulte o médico e nutricionista e converse sobre este medicamento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.
Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!
Seja o primeiro a comentar!