Psyllium Emagrece? Veja Como Perder peso de Forma Natural 2024
O Psyllium é uma planta que também é conhecida como Plantago ovata. Essa erva produz uma semente que é rica em fibras, e é utilizada para várias finalidades como emagrecimento, redução de colesterol e melhoria do trânsito intestinal.
Essas sementes produzidas pela planta psyllium é altamente eficaz no processo de emagrecimento, e ainda proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo. Se quiser saber mais sobre esse incrível suplemento, é só continuar lendo o artigo que preparei para você!
Como o Psyllium ajuda no emagrecimento?
O psyllium é fonte de fibras insolúveis, e ao entrar no intestino, essa fibra absorve água e incha, como uma esponja. E logo depois, ela é transformada em um gel espesso e que se espalha, impedindo a absorção de gordura pelo corpo, sendo eliminadas nas fezes juntamente com o gel, além de eliminar junto toxinas e impurezas, fazendo uma limpeza no trato intestinal e melhorando a flora.
Portanto, a suplementação mostra-se altamente eficaz para o emagrecimento, visto que impede o corpo de armazenar gorduras e ainda proporciona uma sensação de saciedade, devido ao gel que o psyllium é transformado ao passar pelo trato intestinal, é uma ótima solução para quem vive sentindo fome e consumindo muito carboidrato.
Quais os benefícios de consumir Psyllium?
Além de emagrecer e diminuir a fome, a suplementação com psyllium proporciona benefícios importantes para a saúde do corpo, veja alguns desses benefícios a seguir:
Melhora o controle da glicose:
O psyllium atua no corpo diminuindo a absorção dos carboidratos, e evitando a sobrecarga do pâncreas. Essa ocorrência ajuda a regular os níveis de insulina no corpo, sendo uma ótima opção para o controle da glicose.
Impede a constipação:
O intestino é um órgão bastante sensível ao que comemos, e ele reage facilmente a tudo que ingerimos, ao consumir muita gordura, açúcar e carboidratos, isso acaba dificultando o processo da digestão causando inchaço e sensação pesada na barriga, acompanhado de prisão de ventre, ou seja, a constipação.
Consumir o psyllium poderá ajudar bastante a reduzir a constipação, além de prevenir complicações como hemorroidas e fissuras anais, pois devido à sua estrutura fibrosa -que é capaz de absorver a água que passa pelo intestino-, ajuda a amolecer as fezes, facilitando a movimentação e fluxo normal do intestino.
Ajuda a tratar doenças intestinais
Como vimos, o psyllium limpa o trato intestinal através do gel que é formado ao entrar em contato com a água. Ele faz o processo de limpeza que é altamente benéfico para a saúde do intestino, pois elimina resíduos e toxinas causadoras de doenças do intestino.
Auxilia no controle dos níveis de colesterol
O Psyllium também pode ajudar no controle do colesterol, pois reduz o colesterol ruim (LDL) visto que proporciona uma melhor absorção de nutrientes e elimina eficazmente as impurezas do organismo, como as gorduras ruins.
Melhora a saúde do coração
O uso de psyllium ajuda a reduzir a pressão arterial. Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension comprovou que o psyllium pode reduzir a pressão arterial em pessoas com quadros de hipertensão, pois funciona como um depurador do sangue, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a pressão das artérias. .
Emagrece com saúde
Como vimos, o Psyllium atua eliminando toxinas, portanto, é um ótimo aliado da perda de peso. Um benefício que é procurado por muitas pessoas, e o psyllium tem a vantagem de promover o emagrecimento de maneira saudável.
Existem contraindicações?
Por ser um suplemento natural, o psyllium possui poucas contraindicações. Mas o uso de psyllium não é recomendado para gestantes e lactantes, nem para pessoas que façam uso de medicamentos para depressão (antidepressivos), medicamentos para tratar diabetes e colesterol, e antiplaquetários. Bem como pessoas com problemas renais e de esôfago.
Esse é o grupo de pessoas que não devem fazer o uso de psyllium. Esse fato é importante para lembrar a importância de nunca se automedicar, visto que é preciso realizar uma avaliação com um médico ou nutricionista, a fim de certificar se pode ou não fazer o uso de certo tipo de medicamento. Muitas pessoas se automedicam e trazem sérios prejuízos à saúde, as vezes o indivíduo nem pode tomar aquela medicação e mesmo assim toma.
Portanto, nunca se automedique! Levante a bandeira da verdadeira saúde com o acompanhamento de um profissional.
Como tomar Psyllium? Veja as dicas para consumir da melhor maneira
Os adultos necessitam de 25 a 30 gramas de fibras diariamente, as mulheres necessitam um pouco menos, mas essa é a média. Uma colher de sopa de psyllium contém cerca de 5 gramas de fibras.
O psyllium é bastante versátil, e pode ser consumido misturado em sucos e vitaminas, água de coco, shake de proteínas e o que for da preferência de cada um.
Além disso, pode ser acrescentado na própria aveia para potencializá-la. O psyllium pode ainda ser polvilhado nos pratos, e como um ingrediente de preparo de massas saudáveis como panqueca fit.
Use a criatividade ao inserir este alimento maravilhoso em sua dieta.
O psyllium tem efeitos colaterais?
O psyllium não tem muitos efeitos colaterais, no geral, ele é bastante tolerado nos organismos de quem faz o uso. Porém, pode ocorrer inchaço, cólicas, constipação e sensação pesada no estômago em pessoas que possuem sensibilidade à fibras e que apresentam a síndrome do intestino irritável. Mas as vezes, esses sintomas podem aparecer porque simplesmente a pessoa não ingere água suficiente, e todos sabem que fibras sem água só causam esses efeitos negativos.
Onde comprar e quanto custa?
O psyllium pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias, e também pode ser comprado pela internet.
O valor varia bastante, dependendo de onde é feito a compra. Mas em média, uma caixa com 60 cápsulas de 500mg custa em torno de 15 a 20 reais.
Enquanto que os sachês com o pó de psyllium custam entre 9 a 40 reais.
Se o seu objetivo é emagrecer, consulte o nutricionista e pergunte sobre o psyllium e como fazer o seu uso adequadamente a fim de extrair todos os benefícios desse suplemento. Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog.
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!
Seja o primeiro a comentar!