Já comeu uma flor? Se você comeu uma alcachofra, você pode dizer que sim, as alcachofras são da mesma cadeia delas. São frescas, saborosas e nutritivas. O melhor de tudo, estão disponíveis quase todo o ano.
As alcachofras são uma fonte de energia e nutrição, além de proporcionar muito sabor ao paladar, sendo um ótimo complemento para uma refeição, ou para quem quer uma refeição leve. Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre este super alimento.
O que é alcachofra ?
Alcachofra é um flor, riquíssima em fibras Por porção, tem mais fibra que feijões, ameixas ou ervilhas. É também fonte de potássio, magnésio e vitamina C. Desde que uma alcachofra é uma flor, certamente tem uma anatomia diferente de uma cenoura ou uma batata! É composto de muitas pétalas em torno de um núcleo interno.
Pense nisso como um botão de flor em grande escala: o coração é o centro carnudo; o coração é coberto por um estrangulamento fuzzy; e esses pedaços são todos envolvidos por camadas de pétalas. Fiel à sua natureza de cardo, as folhas externas grandes e duras podem ser cobertas por um pequeno espinho.
Duas partes de uma alcachofra grande e madura não são comestíveis: as folhas muito duras e externas e o bloqueador peludo.
Quatro partes são comestíveis uma vez cozidas: o caule; o tenro coração sob o estrangulamento; as folhas amarelas, macias e internas; e a “carne” dentro da curva interna de algumas das folhas verde-claras.
Quais os benefícios?
Conhecida popularmente por seu uso com fins nutricionais, a alcachofra contém muitos benefícios para saúde do corpo.
- Reduz a pressão arterial
- Regula a fibra dietética
- Reduz os níveis de colesterol
- Fortifica os ossos
- Protege contra os radicais livres
- Previne o câncer
- Beneficia os cérebro
- Ajuda no sistema dispersivo
- Possui antioxidante
- Protege o fígado
- Diurético natural
Além de todos esses benefícios a alcachofra contém uma baixa concentração de gordura saturada e colesterol e é rica em fibras minerais e vitaminas, como a vitamina B6, vitamina B12, vitamina K, vitamina A, E, D, tiamina, niacina, ácido fólico, riboflavina, também possuem sais minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês, fósforo e zinco.
A alcachofra também é considerada um superalimento, devido a sua ação antioxidante no organismo, o que oferece grandes benefícios à saúde.
Pra que serve?
Muitos são os nutrientes dessa planta medicinal chamada alcachofra, e muitos são os seus benefícios.
A alcachofra é uma planta com muitas propriedades que ajudam em várias funções do organismo, com ação digestiva, diurética, laxante, anti- reumática, anti-tóxica, hipotensora, depurativa do sangue, anti-esclerótica, e anti-térmica.
Devido às suas muitas propriedades, ela é indicada e utilizada em vários tratamentos, como colesterol alto, regular níveis de açúcar no sangue, no combate a anemia, diabetes, hemorróidas, problemas urinários, doenças do coração, pneumonia, tosse, reumatismo, fraqueza, entre outros.
Alcachofra para emagrecer
Diante de todos os muitos benefícios da alcachofra queremos destacar o seu uso para emagrecer.
Apesar de não existirem estudos científicos que comprove a sua eficácia na perda de peso, a alcachofra tem sido muito usada em dietas alimentares no combate à obesidade, e os resultados têm sido muito satisfatórios.
Essa planta medicinal tem ganhado grande repercussão dentre aqueles que buscam opções saudáveis para emagrecer. Seu grande poder diurético, depurativo e antioxidante, auxilia limpando o organismo, eliminando gorduras toxinas e líquidos em excesso.
Lembrando que para se obter um resultado eficaz no tratamento é necessário uma dieta balanceada e acompanhamento de um profissional da saúde.
Efeitos colaterais
A alcachofra consumida de forma correta não apresenta efeitos colaterais, no entanto alguns efeitos colaterais podem ser observados se ingerido de forma incorreta. Os efeitos incluem, diarreia, gases, náuseas, e perda do apetite.
Contra Indicações
Extrato de folha de alcachofra é contra-indicado para grávidas e lactantes, como também, em caso de obstrução do ducto biliar, porque, neste caso, a estimulação da produção de bílis pode causar sérios problemas.
Pessoas alérgicas a plantas da família composta (margaridas, áster, camomila, etc.) podem mostrar reações à alcachofra.
Como tomar ?
A alcachofra pode ser consumida in natura, porém não é fácil de ser encontrada, a alternativa para obter os benefícios dessa planta é o consumo do extrato de alcachofra como um “suplemento alimentar”.
Existem diferentes formatos, cápsulas, comprimidos ou até mesmo em infusão. Os suplementos alimentares usam extratos de raízes das folhas deste vegetal; de onde são obtidos os nutrientes mais importantes destinados à perda de peso. Alguns especialistas em suplementos alimentares, também desenvolveram outra opção, e você pode encontrá-lo no formato de tablets.
Recomenda-se tomar 4 comprimidos por dia com água suficiente, em duas doses, meia hora antes das principais refeições.
veja também:
- Alimentos Ricos em Proteína: Conheça os 7 Melhores!
- 7 Benefícios do Gengibre para a Saúde
- Como fazer Suco Detox de Couve
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso da alcachofra, consulte o médico e nutricionista e converse sobre este suplemento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.
Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar