Fluoxetina ajuda na Ejaculação Precoce? Veja tudo a respeito! 2024
A fluoxetina é um medicamento antidepressivo indicado para tratar casos de depressão, ansiedade, manias e distúrbios mentais, disforia e complicações da TPM.
Porém, começou a ser utilizado também para casos de ejaculação precoce.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% dos homens em todo o mundo sofre de ejaculação precoce; é um número grande, e muitos procuram medicamentos que possam auxiliar nesse agravante, incluindo o uso de Fluoxetina.
Será que vale a pena fazer o uso deste medicamento? Afinal, ele não é indicado para esse caso, esse medicamento tem a finalidade de tratar casos de depressão, ansiedade, disforia, e TPM.
Porém, apesar desse medicamento não ser indicado para casos de ejaculação precoce, ele é bastante eficiente para tratar esse quadro; até mesmo estudos foram feitos comprovando a ação da Fluoxetina sobre as disfunções eréteis.
Se quiser saber mais sobre a Fluoxetina, como ela age e como ela ajuda na ejaculação precoce, é só continuar lendo o artigo.
O que é Cloridrato de Fluoxetina?
Cloridrato de Fluoxetina é um dos mais antigos antidepressivos SSRIs (inibidores seletivos da recaptação da serotonina). E funciona controlando os níveis de serotonina.
A fluoxetina é indicada para tratar a depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (pensamentos incômodos que não vão embora, e manias caracterizadas por ações repetidas vezes, ataques (distúrbios ataques repentinos e medo inesperado pânico extrema e preocupação com esses ataques).
É usado também para aliviar os sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual, incluindo alterações de humor, irritabilidade, inchaço e sensibilidade mamária. Ele também é usado para tratar a depressão que não respondeu a outros medicamentos e episódios de depressão em pessoas com transtorno bipolar I (doença maníaco-depressiva, uma doença que causa episódios de depressão, episódios de mania e de outros estados de humor anormal).
A fluoxetina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs). Ele age aumentando a quantidade de serotonina, uma substância natural do cérebro que ajuda a manter o equilíbrio mental.
Efeitos colaterais
Se acontecer algum dos seguintes casos, informe o seu médico imediatamente ou vá para Emergência do hospital mais próximo.
Os efeitos colaterais podem incluir:
- Náusea ,
- Vômito;
- Mal-estar estomacal, diarréia ;
- Perda de apetite, perda de peso, alterações no paladar, boca seca ;
- Problemas para dormir, sonhos incomuns;
- Nervosismo, ansiedade;
- Sonolência, fraqueza;
- Tontura;
- Transpiração excessiva, arrepios;
- Lesões de pele e mucosa;
- Febre e dores articulares ;
- Problemas sexuais;
- Micção mais frequente;
- Mudanças na visão.
Podem ocorrer reações adversas mais graves em algumas pessoas, sendo necessário uma hospitalização de urgência, e caracteriza-se por:
- Sangramento ou hematomas anormais;
- Reação alérgica
- Falta de ar,
- Inchaço (Rosto, lábios, língua e outras partes do corpo),
- Erupção cutânea,
- Urticária na pele
- Mudanças súbitas de humor para hiperatividade e comportamento desinibido;
- Febre repentina ;
- Alucinações ;
- Perda de coordenação;
- Confusão;
- Reflexos hiperativos
Diagnóstico
Diante de um problema de ejaculação precoce, um diagnóstico correto é indicado para oferecer um tratamento adequado. Embora o uso de fluoxetina possa ser indicado, considero que há opções antes desse tratamento para melhorar o reconhecimento do reflexo ejaculatório e seu controle subsequente. Consulte o seu médico para um diagnóstico correto e, assim, optar pela melhor opção terapêutica.
Recomendações
-Não se deve realizar tratamento com Fluoxetina se estiver fazendo uso de outro medicamento para a depressão, denominado inibidor da monoamina oxidase (IMAO) ou se tiver tomado um IMAO nos últimos 14 dias.
-Fale com o seu médico ou farmacêutico se não tiver a certeza de que está tomando algum inibidor da MAO. Ao fazer o uso de Fluoxetina enquanto estiver tomando IMAO, pode sentir tremores,rigidez muscular, febre, taquicardia, respiração rápida ou confusão mental.
-Não tome Fluoxetina se a embalagem estiver rasgada ou mostrar sinais de adulteração; ou se as cápsulas e comprimidos não estiverem em bom estado.
-Não tome Fluoxetina se o prazo de validade da embalagem tiver expirado. Se tiver expirado ou estiver danificado, devolva-o ao seu farmacêutico para eliminação.
E não se esqueça de consultar o seu médico antes de fazer o uso de Fluoxetina.
A Fluoxetina ajuda mesmo a tratar ejaculação precoce?
Presume-se que a ação antidepressiva e antidiabética da fluoxetina esteja ligada à sua inibição da absorção neuronal de serotonina pelo Sistema nervoso central. Estudos com doses clinicamente relevantes no homem demonstraram que a fluoxetina impede a recaptação de serotonina, mas não de noradrenalina, em plaquetas humanas.
Estudo da Usp
De acordo com um estudo feito pela Universidade de São Paulo, a Fluoxetina ajuda de forma significativa, na redução da ejaculação precoce. Esse estudo foi feito com grupos de homens que receberam o medicamento e outros grupos que receberam placebo, e os resultados foram bastante positivos em relação à eficácia da Fluoxetina para tratar esse quadro.
O estudo concluiu ainda que além de ser eficiente para tratar a ejaculação precoce, se mostrou como um método benéfico devido à tolerância às reações adversas apresentadas por parte do grupo em tratamento.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para ajudar a transmitir conhecimentos na saúde.
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!
Seja o primeiro a comentar!