Bem-Estar

Colágeno Hidrolisado: Para que serve e os principais benefícios

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar extraído de ossos e cartilagem bovina, e serve para várias funções importantes como firmeza da pele, fortalecimento de unhas e cabelos, e também, para várias funções fisiológicas em nosso corpo.  

A palavra colágeno deriva do grego Kolla (cola) e Genno (produção), e funciona como  uma cola que o corpo produz para manter o corpo em bom funcionamento, unindo as células.

Portanto, o colágeno é uma proteína fibrosa produzida pelo próprio corpo, e é a proteína mais abundante, responsável por desempenhar várias funções, e também, por prevenir várias doenças. Existem vários tipos de colágeno produzidos pelos nosso corpo, cerca de 23 tipos, como por exemplo, a nossa pele produz os fibroblastos, a cartilagem produz os condrócitos, e os nossos ossos produzem os osteoblastos.

Mas devido à alguns fatores, a produção tende a diminuir, causando envelhecimento e outras complicações, sendo necessário a suplementação com colágeno em cápsulas ou hidrolisado.

Mas a recomendação médica para suplementar e repor o colágeno é em sua forma hidrolisada, e neste post iremos te explicar tudo.

colágeno hidrolisado

Para que serve o colágeno hidrolisado?

Com o tempo, e também devido à alguns fatores internos e externos, o corpo vai perdendo a quantidade de colágeno, entre as principais causas dessa perda estão à má alimentação (rica em gordura e açúcar), sedentarismo, dormir pouco, exposição ao sol, e emagrecer e engordar (efeito sanfona). E essa falta de colágeno é percebida principalmente pelo aspecto da pele que apresenta-se enrugada, atrofiada e sem elasticidade, e também pelas dores e complicações nas articulações.

A partir disso, faz-se necessário entender que o colágeno não é só importante para a saúde estética, mas também para a saúde fisiológica, ajudando a tratar e a prevenir problemas nos tendões, ligamentos e articulações, pois o colágeno é o principal construtor e firmador dessas partes do corpo.

Por exemplo, o colágeno faz parte de 95% das proteínas dos ossos, e é também parcialmente responsável pelos mecanismos dos ossos.

Quais os benefícios?

O colágeno traz muitos benefícios para o corpo, como por exemplo:

 

  • Previne o envelhecimento da pele
  • Firma a pele
  • Mantém a saúde das articulações e tendões
  • Ajuda no tratamento da pressão arterial
  • Ajuda no tratamento da osteoporose
  • Fortalece os ossos
  • Ajuda a tratar problemas gástricos
  • Previne e trata estrias e celulites
  • Ajuda no processo de cicatrização e regeneração dos tecidos

 

Não somente tomar o colágeno, mas é indispensável ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes para que os benefícios da suplementação por colágeno hidrolisado sejam vistos, isso porque comer muitos doces e gorduras dificulta o processo da absorção do colágeno.

Quais são os efeitos da deficiência de colágeno?

São diversos os efeitos que a diminuição de colágeno provoca no corpo, e pode ser percebido externamente, e também, internamente.

  • Flacidez na pele
  • Desidratação
  • Ossos fragilizados
  • Pele sem elasticidade e enrugada
  • Diminuição da densidade óssea
  • Afinação da espessura dos fios de cabelo
  • Dores nas articulações
  • Dificuldade ao digitar e escrever

Quando devo começar a tomar?

A partir dos 25  anos, o colágeno já não é mais produzido como antes, e o corpo começa a perder 1% de colágeno por ano, e os efeitos são percebidos aos 30 anos, na pele, cabelos, unhas e articulações.

É importante ressaltar que, isso pode variar de pessoa para pessoa de acordo com aspectos ambientais e genéticos. Esse é um padrão percebido e comprovado na maioria dos casos, e é uma estimativa mais aproximada para começar a tomar colágeno e ter os cuidados necessários para evitar os problemas decorrentes da queda dessa proteína.

Porque colágeno hidrolisado é considerado o melhor?

Existe no mercado o colágeno em cápsulas e o colágeno hidrolisado. A melhor opção para suplementar é o colágeno hidrolisado, pois ele é derivado do colágeno nativo, e a  sua forma hidrolisada é melhor absorvido pelo corpo porque é altamente solúvel em água, e apresenta elevado conteúdo protéico, além disso, ele já vem preparado para ser direcionado para as partes corretas do corpo.

O colágeno hidrolisado é produzido a partir de hidrolisados enzimáticos de colágeno (HC) que são obtidos a partir da hidrólise da gelatina, o qual possui muitas propriedades curativas e preventivas contra a osteoporose e diversos problemas nas articulações, devido ao seu alto grau de conteúdo protéico.

Em um estudo feito pela REB (Revista Brasileira de Biologia) constatou-se que o grupo de ratas que recebeu a maior dosagem de HC teve suas vértebras altamente fortalecidas, chegando a suportar uma carga de até 4 vezes maior em relação à ratas que não receberam o colágeno hidrolisado ou receberam somente a gelatina. Como também, foi constatado  que as ratas que receberam a suplementação por HC tiveram a porcentagem de proteína óssea maiores.

Com esse estudos, concluíram que o colágeno é altamente eficaz para uma maior conservação, composição e resistência óssea, quando comparado à gelatina sem a quebra e aos demais tipos de colágeno.  

Como tomar o colágeno?

Colágeno hidrolisado + Vitamina C

O colágeno hidrolisado já vem enriquecido com vitamina C, mas para quem quiser potencializar a absorção desta proteína pelo corpo, a dica é tomar junto com um suco puro de limão ou laranja. Isso porque a vitamina C ajuda na quebra da proteína pelo organismo, aumentando os efeitos e a eficácia do colágeno.

Posologia

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão de 9g diariamente do colágeno hidrolisado, e pode ser encontrado em farmácias de manipulação e em lojas de produtos e remédios naturais.

Conclusão

Todos precisam suplementar o colágeno depois de algum tempo, e os benefícios do colágeno hidrolisado são comprovados cientificamente. Além disso, é imprescindível para manter a saúde do corpo, indo além dos benefícios estéticos que essa proteína fornece.

Se você gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar outras pessoas que precisam conhecer mais sobre os benefícios do colágeno hidrolisado. E se tiver dúvidas, entre em contato conosco que iremos responder com todo prazer.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.