Bem-Estar

Dieta Cetogênica: O que é e Como Funciona?

Se seu objetivo é perder peso de forma rápida e bastante saudável você precisa conhecer a dieta cetogênica. Essa forma de se alimentar certamente irá mudar os ponteiros da balança e te deixar muito satisfeito com os resultados obtidos.

Para te ajudar a decidir se essa é a melhor forma de se alimentar no seu caso, separamos várias informações importantes sobre a dieta cetogênica, se você quer saber tudo a respeito dela, continue lendo!

dieta cetogênica

O Que é Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica propõe uma redução drástica do consumo diário de carboidratos, onde o adepto deverá consumir apenas 10 a 15% de carboidratos dentro de sua alimentação diária, para se ter uma ideia de como isso é drástico, a Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto saudável coma cerca de 55 a 75% de carboidratos na alimentação diária.

Para compensar essa redução da ingestão de carboidratos o adepto da cetogênica deverá aumentar o consumo de gorduras saudáveis e de proteínas.

Quando se fala em “gorduras saudáveis” estamos falando das gorduras naturais, provenientes de alimentos como abacate, azeite de oliva, sementes e coco por exemplo.

A gordura trans proveniente de alimentos industrializados não é uma dessas gorduras saudáveis e por isso, não deve ser aumentada na sua alimentação quando você se torna um adepto da cetogênica.

Até mesmo porque, os alimentos industrializados ricos em gordura trans são também ricos em carboidratos.

Alimentos Permitidos na Dieta Cetogênica

dieta cetogênica cardápio

Para que você saiba se a dieta cetogênica é mesmo a mais adequada para a sua rotina, é interessante perceber quais são os alimentos permitidos, confira a lista:

  • Peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru e presunto, é importante evitar salsicha e alimentos que não possuem valor nutricional);
  • Oleaginosas, azeite de oliva, manteiga;
  • Alface, verduras verdes escuras, como brócolis;
  • Queijos no geral e requeijão.

Para que você consiga se manter na dieta cetogênica por um longo período de tempo, é interessante observar se esses alimentos permitidos são opções que você gosta de ter em seu cotidiano e que tem fácil acesso a elas.

Principalmente porque a cetogênica é uma dieta que tem data para iniciar, mas que não tem uma data para terminar, podendo ser adotada como seu estilo de vida para que você consiga emagrecer e manter o peso perdido de forma totalmente saudável.

Alimentos Proibidos

A dieta cetogênica não tem uma longa lista de alimentos proibidos, na realidade o indicado é que o adepto evite alimentos que sejam ricos em carboidratos simples como por exemplo: doces, pães, bolos e massas em geral, além de refrigerantes.

Como dito anteriormente, também é recomendado que se evite o consumo de alimentos que são fonte de gordura trans porque esta não é uma gordura saudável para a sua saúde.

Importância da Água

cetogênica

Em dietas como a cetogênica, é importante que o adepto tenha atenção para o consumo de água, que deve ser necessariamente de no mínimo dois litros diários.

Muitas pessoas não possuem o hábito de consumir essa quantidade mínima de água todos os dias, o que não é saudável.

O corpo necessita de água para seu correto funcionamento, além disso, em dietas onde o consumo de proteínas é aumentado se faz necessário consumir também essa quantidade diária mínima de água para evitar possíveis complicações renais.

Pessoas que possuem histórico de doenças renais na família devem sempre ter o cuidado de consumir 2 litros de água durante o dia, principalmente quando se faz uma dieta que pode sobrecarregar as funções renais como a cetogênica, low carb ou dieta da proteína.

Além de cuidar dos rins, esse cuidado de consumir água na quantidade correta todos os dias é importante para a saciedade.

Exercícios Físicos e Dieta Cetogênica

Se o seu principal objetivo ao iniciar a cetogênica é perder bastante peso, saiba que a melhor forma de garantir esse resultado de maneira rápida é aliando a dieta aos exercícios físicos.

Para os sedentários é interessante que você comece a atividade física três a quatro dias após indicar a dieta, enquanto os que já praticam atividades físicas podem mantê-la da forma habitual.

O que acontece é que quando se inicia a dieta cetogênica é comum perceber uma diminuição inicial na performance dos treinos que geralmente dura três dias.

Nesse período inicial o corpo está se adaptando a falta dos carboidratos como fonte primária de energia, por isso, dores de cabeça e uma fadiga que excede a normalidade, fazendo com que você fique sem vontade de treinar ou que seu rendimento seja menor é absolutamente normal.

No prazo máximo de uma semana você irá perceber que seu corpo voltará a ter energia e força para os treinos e caso você não estivesse treinando antes de começar a dieta, poderá aproveitar essa energia para queimar muitas calorias em treinos realmente intensos.

Esperamos que com todas essas dicas você possa realmente decidir se a dieta cetogênica é a mais adequada para o seu estilo de vida e assim, possa começar a se alimentar de forma mais saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.