Bem-Estar

Cuidados com a Saúde Durante a Vida Universitária 2024

5/5 - (1 vote)

Ingressar na universidade é um sonho de diversos estudantes do ensino médio espalhados pelo Brasil. Termina-se um ciclo de muitos aprendizados no colégio e inicia-se um ciclo mais desafiador, afinal o estudante está iniciando sua vida no ensino superior. O grau de responsabilidade tende a se elevar à medida que o jovem amadurece e vai morar mais afastado dos pais.

Durante a fase universitária, é fundamental o estudante estar atento a sua saúde física e emocional para que o curso de graduação seja bem feito e renda bons frutos no futuro. Sair da zona de conforto, principalmente para aqueles estudantes que vão se dedicar a um curso de graduação de 4 ou 5 anos, morando em outra cidade, vai influenciar na mudança comportamental do jovem. São muitos pensamentos de como esse novo lugar vai ser, a sua adaptação nesse novo ambiente, sua interação social, além de outros fatores. De fato, manter a saúde em dia é de extrema importância para que as atividades acadêmicas sejam bem realizadas e concluídas no ambiente universitário.

Uma boa alimentação, dormir bem, fazer atividade física e adequada gestão do tempo são itens obrigatórios para aqueles que desejam apresentar uma rotina de estudos produtiva e saudável durante o período de graduação. Há estudantes que acreditam que para ele apresentar bom desempenho durante as disciplinas do semestre, é necessário estudar várias horas seguidas, podendo realizar os estudos durante a madrugada. Adicionalmente, existem relatos de estudantes que ingeriram energéticos para conseguir se manter acordados e terminarem de estudar para uma determinada avaliação do dia seguinte. Mas, a pergunta que se faz é: Realmente vale a pena comprometer a saúde do corpo e da mente para um estudo que é realizado às vésperas de uma prova? Observa-se que a maioria dos alunos entram na universidade não sabendo como estudar de maneira produtiva, e essa falta de conhecimento vai impactando indiretamente nos cuidados com a saúde que os mesmos vãos tendo ao longo de um semestre letivo.

Atualmente, os problemas de saúde mental durante a vida universitária têm sido levados em consideração, sendo que os discentes já podem contar com apoio de profissionais de psicologia epedagogia para organizar melhor sua vida acadêmica e seu horário de estudo em algumas instituições de ensino superior. Os casos de ansiedade e depressão são problemas frequentes identificadosem estudantes universitários.Por isso, o melhor remédio ainda é a prevenção, onde adquirir conhecimento de como se comportar durante a vida universitária e a quem recorrer é fundamental para as novas gerações que vivem conectadas com mais frequência às redes sociais.

Uma das atividades que causa alto grau de pressão psicológica no estudante é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nele o estudante precisa ter organização para fazer o conjunto de subtarefas de tal projeto, considerando desde a escolha de orientador, definição do tema de TCC, levantamento bibliográfico e citação dos autores, até a entrega da parte escrita do trabalho e apresentação do mesmo frente aos avaliadores. É um projeto que demanda de 1 a 2 semestres e gera fortes emoções no discente. Assim, é importante ele estar ciente da qualidade de sua saúde para que ele consiga cumprir com as obrigações exigidas pelos professores.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.