Reviews

Metformina: Para que serve? Veja tudo a respeito! 2024

Rate this post

A metformina é um medicamento oral para diabetes que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e é utilizada em conjunto com dieta e exercício para tratar diabetes tipo 2, e por vezes, utilizada em conjunto com insulina ou outros medicamentos.

Mas uma característica vantajosa da  metformina é a sua ação no emagrecimento, pois essa substância facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas, e conseqüentemente, o teor desse hormônio no sangue diminui. Como a insulina aumenta a formação de gordura, esse efeito da metformina auxilia no emagrecimento. Indivíduos com resistência à insulina e, portanto, com tendência a ficarem diabéticos, também podem se beneficiar da metformina, quer na prevenção do diabete, quer no emagrecimento.

Saiba mais sobre o funcionamento da metformina a seguir!

Metformina Para Que Serve Veja Tudo A Respeito

Composição:

  • Cada comprimido revestido de 500 mg contém:

cloridrato de metformina ……….. 500 mg

(equivalente a 390 mg de metformina)

excipientes q.s.p. ………………… 1 comprimido

(celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona, hipromelose e macrogol).

  • Cada comprimido revestido de 850 mg contém:

cloridrato de metformina ……….. 850 mg

(equivalente a 663 mg de metformina)

excipientes q.s.p. ……………….. 1 comprimido

(celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona, hipromelose e macrogol).

  • Cada comprimido revestido de 1 g contém:

cloridrato de metformina ………… 1 g

(equivalente a 780 mg de metformina)

excipientes q.s.p. ………………… 1 comprimido

(celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona, hipromelose e macrogol).

Para que serve?

A metformina é um medicamento usado para:

  • Tratar diabetes tipo 2 e para ajudar a prevenir diabetes tipo 2, se você estiver em alto risco de desenvolvê-lo. Diabetes tipo 2 é uma doença em que o organismo não produz insulina suficiente ou a insulina produzida não funciona adequadamente. Isto pode causar níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia). A metformina reduz os níveis de açúcar no sangue, melhorando a forma como o seu corpo lida com a insulina.
  • A metformina é usada no tratamento da síndrome dos ovários policísticos. Para as mulheres com SOP, a metformina reduz os níveis de insulina e açúcar no sangue, e também pode estimular a ovulação. A metformina está disponível mediante receita médica como comprimidos e como um líquido que você bebe.

Como usar:

Tome metformina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição e leia todos os guias de medicação ou instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Use o medicamento exatamente como indicado.

Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente 1-3 vezes ao dia com as refeições. Beba muitos líquidos enquanto estiver tomando este medicamento. Algumas formas de metformina são tomadas apenas uma vez por dia com a refeição da noite. Não esmague, mastigue nem quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula tudo.

A metformina é apenas parte de um programa de tratamento completo que também pode incluir dieta, exercício, controle de peso, testes regulares de açúcar no sangue e cuidados médicos especiais. O seu médico pode pedir que você tome vitamina B12 extra enquanto estiver tomando este medicamento. Tome apenas a quantidade de vitamina B12 que o seu médico prescreveu. Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

Benefícios- Em que este medicamento contribui?

A metformina tem muitos outros benefícios positivos, além de controlar os níveis de glicose no sangue com um risco muito baixo de causar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Alguns benefícios da Metformina:

  •     Um dos principais efeitos da metformina é uma diminuição na produção e liberação de glicose do fígado.
  •     Quando usada em combinação com drogas sulfoniluréias antidiabéticas ou insulina, a metformina também pode ajudar a minimizar o ganho de peso frequentemente associado a esses medicamentos.
  •     Pode diminuir o colesterol LDL (ruim), diminuir os níveis de gordura no sangue e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
  • Em indivíduos com excesso de peso e pré-diabetes, pode ajudar a retardar ou impedir o desenvolvimento de diabetes.

Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre Comprimidos Mastigaveis Imagem Blog

Efeitos Colaterais e Contra-indicações do medicamento:

   Contra-indicações:

Você não deve usar metformina se você é alérgico a ela, ou se você tem:

  •    doença renal grave; ou
  •    acidose metabólica ou cetoacidose diabética (ligue para o seu médico para tratamento).

Se você precisar fazer uma cirurgia ou qualquer tipo de raio X ou tomografia computadorizada usando um corante que é injetado em suas veias, você precisará parar temporariamente de tomar metformina. Certifique-se de que seus cuidadores saibam com antecedência que você está usando este medicamento.

Informe o seu médico se você já teve:

  •    doença renal (a sua função renal pode precisar de ser verificada antes de tomar este medicamento);
  •    altos níveis de cetona no sangue ou na urina;
  •    doença cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva ;
  •    doença hepática ; ou
  •    se você também usa insulina , ou outros medicamentos orais para diabetes.

   Metformina e a Gravidez:

Siga as instruções do seu médico sobre o uso deste medicamento se estiver grávida. O controle do açúcar no sangue é muito importante durante a gravidez, e suas necessidades de dose podem ser diferentes durante cada trimestre da gravidez. Informe o seu médico se ficar grávida enquanto estiver a tomar metformina.

A metformina pode estimular a ovulação em uma mulher na pré-menopausa e pode aumentar o risco de gravidez indesejada. Converse com seu médico sobre o seu risco. Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

A metformina não deve ser administrada a crianças com menos de 10 anos de idade. Algumas formas de metformina não são aprovadas para uso por menores de 18 anos.

   Efeitos Colaterais:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à metformina: urticária ; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.Algumas pessoas que usam este medicamento desenvolvem acidose láctica, que pode ser fatal.

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sintomas leves, como:

  •    dor muscular incomum;
  •    frio;
  •    Problemas respiratórios;
  •    sentir-se tonto, cansado ou muito fraco;
  •    dor no estômago, vômito ;
  •    freqüência cardíaca lenta ou irregular .

Os efeitos colaterais comuns da metformina podem incluir:

  •    Baixo teor de açúcar no sangue;
  •    náusea, dor de estômago;
  •    diarréia .

*Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Veja Também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso de Mertfomina, consulte o médico e nutricionista e converse sobre este medicamento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.