Reviews

Óleo de Cártamo emagrece? Benefícios, Como Tomar e Bula

Você já ouviu falar do  óleo de cártamo? Este é um óleo especial que é desenvolvido a partir  das sementes de uma planta chamada Carthamus tinctorius , ou como é comumente conhecido como cártamo.

Originalmente, seu uso era usado na indústria de corantes e na cozinha devido às suas propriedades de tingimento. No entanto, é na saúde que este óleo específico libera todo o seu potencial. Conheça mais sobre o óleo de cártamo a seguir!

oleo de cartamo

7 benefícios do óleo de cártamo para a saúde

O óleo de cártamo oferece uma variedade de benefícios potenciais. Abaixo, relacionamos 7 principais benefícios do óleo de cártamo:

1. Uma fonte saudável de ácidos graxos

Sementes de cártamo podem criar óleo de cártamo, O óleo de cártamo é feito a partir da planta de cártamo, e é uma rica fonte de ácidos graxos insaturados, incluindo gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

O corpo precisa dessas gorduras para funcionar. Os especialistas geralmente consideram os ácidos graxos insaturados mais saudáveis ​​do que as gorduras saturadas.

As gorduras na dieta, como as que são encontradas no óleo de cártamo, são essenciais para a regulação hormonal e a memória. Eles também são vitais para permitir que o corpo absorva as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Comer alguma gordura nas refeições também pode ajudar a pessoa a se sentir mais saciada.

O óleo de cártamo é menor em gorduras saturadas, consideradas gorduras “ruins”, menor até que o azeite, o óleo de abacate e o óleo de girassol.

Uma dieta rica em gorduras “boas” e pobres em gorduras “ruins” traz muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução da inflamação e a melhoria da saúde do coração.

Existem dois tipos de óleo de cártamo: alto oleico e alto linoleico. Ambos contêm ácidos graxos insaturados.

Tal como o azeite, a variedade de óleo de cártamo com alto teor oleico contém gorduras monoinsaturadas e é uma boa opção para cozinhar a altas temperaturas.

O óleo de cártamo com alto teor linoleico contém maiores quantidades de gorduras polinsaturadas. Não é adequado para aquecimento, mas é ideal para uso em molhos para saladas.

2. Combate a inflamação

O óleo de cártamo também contém muitas  propriedades anti-inflamatórias. Vários estudos já comprovaram que  os ácidos graxos insaturados encontrados no óleo de cártamo ajudam a tratar e combater  inflamações. Isso pode ajudar com várias condições, incluindo diabetes e doenças cardíacas.

3. Reduz o colesterol, aumenta a saúde do coração

Alguns estudos também relatam que os níveis de colesterol no sangue dos consumidores do óleo de cártamo  melhoraram após 4 meses de consumo diário.

Esses resultados  comprovam que gorduras insaturadas podem reduzir a lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou o colesterol “ruim” no sangue. O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardíacas.

Além disso, as gorduras insaturadas do óleo de cártamo ajudam a prevenir coágulos sanguíneos que podem levar a ataques cardíacos e derrames . O óleo de cártamo também age nos vasos sanguíneos, relaxando-os e reduzindo a pressão arterial. Ou seja, o  óleo de cártamo é um grande aliado para a saúde do coração.

4. Melhora os níveis de açúcar no sangue

O consumo do óleo de cártamo, em uma dieta rica em gorduras insaturadas pode melhorar o controle glicêmico de uma pessoa.

Foi constatado que a substituição de algumas fontes de carboidratos ou gorduras saturadas por ácidos graxos insaturados, especialmente gorduras poliinsaturadas, tem  efeito benéfico sobre os níveis de açúcar no sangue, assim como a resistência à insulina e a secreção de insulina .

Consumir 8 gramas (g) de óleo de cártamo diariamente durante 4 meses pode reduzir a inflamação enquanto melhora o açúcar no sangue em algumas pessoas com diabetes tipo 2 .

Os pesquisadores sugerem que as pessoas usem gorduras dietéticas de qualidade, juntamente com tratamentos para diabetes, para reduzir as complicações associadas à doença.

5. Combate a celulite

O óleo de cártamo é um bom aliado para combater a celulite devido aos nutrientes que contém.

Isso ocorre porque o óleo impede a ação de  transferir a gordura da corrente sanguínea para as células adiposas, responsáveis ​​pelo acúmulo de gordura. Ao reduzir essa atividade, o óleo de cártamo impede que mais gordura se acumule e o corpo usa o

6. Fortalece o sistema imunológico

As prostaglandinas são sinais químicos celulares de grande importância no organismo para garantir a sinalização bioquímica responsável por defender o organismo humano de invasões de microorganismos e outros ataques externos prejudiciais à saúde.

Eles são sintetizados a partir de um derivado do ácido linoleico que, não sendo produzido pelo corpo humano, pode ser fornecido a partir de alimentos como o óleo de cártamo.

É assim que, ao consumir esse óleo, estamos fortalecendo o sistema imunológico e, portanto, protegendo o corpo de doenças e agressões externas.

7. Ajuda a perder peso

Como vimos, os benefícios do óleo de cártamo são vários, mas o auxílio para perda de peso é um dos mais comentados. Naturalmente, para obter resultados notórios, é essencial que você opte por uma dieta saudável e equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.

O óleo de cártamo é rico em gorduras boas insaturadas – a ingestão destas gorduras estimula a queima de gordura corporal, aumenta o metabolismo e promove a saciedade (mas deve sempre ter cuidado com as quantidades).

Aumenta os níveis de serotonina no organismo A serotonina é um neurotransmissor responsável por reduzir a ansiedade e a depressão, promovendo o bem-estar e, portanto, reduzindo o apetite e o desejo de comer;

Além disso, aumenta os níveis de adiponectina, um hormônio que contribui para o controle glicêmico e o catabolismo da gordura. Sua presença na corrente sanguínea ajudará a controlar os níveis de açúcar e a perder peso e gordura corporal.

oleo de cartamo

Efeitos colaterais

É fácil perceber que o óleo de cártamo não prejudica a saúde se consumido corretamente. Se não for usado adequadamente, pode causar alguns efeitos colaterais, como a

  • redução excessiva do colesterol bom;
  • Arritmia;
  • Dor no peito;
  • Complicações renais;
  • Hemorragia;
  • Problemas no trato gastrointestinal;
  • Manchas na pele.

É imprescindível só  ingerir este óleo depois de consultar um nutricionista. Este profissional lhe dará a orientação necessária para aproveitar ao máximo os benefícios que essa substância pode proporcionar.

Contraindicações

O óleo de cártamo é contraindicado para gestantes, podendo causar contrações uterinas e  parto prematuro. Além disso, ele pode ser contraindicado para algumas pessoas que possuem diabetes tipo 2 e pressão alta. É importante consultar um médico e nutricionista para avaliar cada caso.

oleo de cartamo

Como tomar?

O ideal é consultar um nutricionista para avaliar a quantidade necessária para o seu caso. Mas normalmente, são indicadas 2 cápsulas ou 2 colheres de sopa por dia. Existe o modo de uso do óleo de cártamo na forma líquida ou na forma de cápsula. A versão líquida pode ser adicionada no molho de saladas e outros alimentos na vida diária. As cápsulas podem ser encontradas em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais ou pela Internet.

Veja Também:

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso do óleo de cártamo  consulte o nutricionista e converse sobre este suplemento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.