Já ouviu falar na dieta alcalina? Ficou curiosa se essa dieta de fato é saudável e pode te ajudar a emagrecer? Então iremos te contar tudo sobre os benefícios de fazer a dieta alcalina e também receitinhas práticas.
Assim, você pode decidir se essa é a melhor dieta para a sua rotina e se você de fato deve investir em adquirir os alimentos da dieta alcalina para começá-la.
Para saciar sua curiosidade, continue lendo e aproveite para aprender receitinhas práticas dessa dieta mesmo para quem não sabe cozinhar ou não tem muito espaço ou acessórios disponíveis em casa para preparar pratos mais elaborados.
O Que é a Dieta Alcalina?
A dieta alcalina é uma forma de se alimentar priorizando o consumo diário de alimentos alcalinos, assim, suas refeições deverão ser compostas de 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos.
Para que você tenha uma ideia melhor do que deverá ou não comer nessa dieta, confira a lista de alimentos permitidos e alimentos proibidos a seguir.
O Que Comer e o Que Evitar?
A lista de alimentos permitidos é bastante extensa, a única dificuldade que você poderá sentir é com relação às proteínas que são permitidas, confira:
- Frutas inclusive frutas ácidas como limão, laranja e abacaxi;
- Legumes e verduras de todos os tipos e sabores;
- Oleaginosas: amêndoas, castanhas, nozes e pistache;
- Proteínas: milhete, tofu, tempeh e proteína do soro do leite;
- Temperos: canela, curry, gengibre, ervas em geral, chili, sal marinho, mostarda;
- Bebidas: água com gás, água, chás de ervas, água com limão, chá verde, as bebidas são sempre sem adoçar;
- Outros: vinagre de maçã, melaço e alimentos fermentados.
Já a lista de alimentos que devem ser evitados também inclui alguns alimentos que a maioria das pessoas adoram, confira:
- Vegetais: batata, feijões, lentilha e azeitona;
- Grãos: trigo, arroz, milho, aveia, centeio e macarrão;
- Oleaginosas: amendoim, noz, pistache, pasta de amendoim;
- Carnes em geral: incluindo as carnes processadas e os ovos;
- Leite e derivados;
- Bebidas: bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, vinho;
- Doces: geleias, sorvetes, açúcares.
Ao observar essa lista de alimentos proibidos e alimentos permitidos, é importante que você perceba que se a lista de alimentos permitidos só disponibiliza itens que você odeia comer, certamente esta dieta não será positiva para a sua rotina.
Os alimentos que devem ser evitados não estão eternamente proibidos na sua rotina, mas devem ser consumidos na menor quantidade e frequência possíveis.
E sempre que você não tiver outra opção e realizar o consumo dos alimentos evitados, complemente sua refeição com alimentos permitidos, sempre na porcentagem de 60% dos permitidos para no máximo 40% dos evitados.
Assim, você consegue manter seu corpo em equilíbrio e garantir que a dieta continuará funcionando mesmo depois dessa pequena escapadinha.
Benefícios
Essa dieta oferece alguns benefícios que são bastante interessantes, entre eles:
- Diminui a acidez do sangue contribuindo para equilibrar o organismo;
- Diminui a incidência de problemas como gripes;
- Desintoxica o que contribui para o emagrecimento;
- O emagrecimento é rápido e o metabolismo se acelera bastante mesmo sem atividade física, devido principalmente a desintoxicação;
- É uma alimentação livre de açúcares adicionais, contribuindo para evitar problemas relacionados ao consumo excessivo de açúcar;
Receita
Se você está pensando que por não saber cozinhar não irá conseguir preparar uma refeição alcalina, saiba que você pode começar por algo bem simples, como a próxima receita:
- Suco Verde Alcalino
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de abacate;
- 1/2 pepino;
- 1 punhado de espinafre;
- suco de 1 limão;
- 200 ml de água de coco;
- 1 colher de sopa de óleo de coco.
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber sem coar ou adoçar.
Se a ideia é avançar um pouco mais nos preparos você também pode apostar em uma salada gostosa.
- Salada de Brócolis com Limão
Ingredientes:
- 1 brócolis;
- 3 dentes de alho;
- 1 limão;
- 1 colher de sopa de azeite;
- Sal a gosto.
Modo de preparo: Cozinhe seus brócolis no vapor por cerca de 5 minutos, colocando uma pitada de sal por cima. Em seguida, pique o alho e refogue no azeite até dourar e adicione os brócolis, deixando por cerca de 3 minutos. Para finalizar, adicione o suco de limão e mexa bem para que a salada tenha um sabor delicioso de limão e alho.
Agora que você já entende melhor o funcionamento da dieta alcalina, sabe o que pode e o que não pode na rotina dessa dieta e também aprendeu alguns preparos simples para que você não sinta fome durante essa nova dieta, que tal começar?
Lembre-se que a sua forma de se alimentar deve ser fácil e prática para que você possa se manter na dieta por mais tempo, por isso, escolher direitinho a dieta adequada para as suas necessidades é tão importante.
Se a dieta alcalina despertou seu interesse e possui na lista de alimentos permitidos muitos dos itens alimentares que você mais gosta, certamente será fácil de seguir e você conseguirá obter excelentes resultados com ela.