Saúde 2024

Dieta Low Carb: 7 Dicas para Começar a sua!

Rate this post

A dieta Low Carb ganhou notoriedade nos últimos tempos em nível nacional e internacional. Essa dieta tem como objetivo a perda de peso pela diminuição da ingestão de carboidratos na alimentação, ajudando no processo de emagrecimento de forma saudável, pois além de emagrecer, essa dieta incrível traz diversos benefícios para a saúde.

Também já falamos aqui no blog sobre a Dieta da sopa, dieta dos pontos e Cetogênica.

Se quiser saber mais sobre a dieta Low Carb, bem como seus benefícios, como fazer, e os cuidados que deve tomar antes de começar a dieta, é só continuar lendo esse artigo que preparei com 7 dicas maravilhosas para você começar a sua.

Benefícios da dieta Low Carb

 

 

Como começar a dieta Low Carb?

Segue alguns pontos essenciais para iniciar:

 

  1. Consulte um nutricionista

Informação é tudo! E antes de começar de cabeça na dieta Low Carb, é imprescindível consultar um nutricionista, pois a mudança alimentar deve ser bem pensada para o corpo se adaptar, e com o acompanhamento de um profissional, é garantia de segurança e resultados.

  1. Faça exames

Informação é tudo! E antes de começar de cabeça na dieta Low Carb, é imprescindível consultar um nutricionista, pois a mudança alimentar deve ser bem pensada para o corpo se adaptar, e com o acompanhamento de um profissional, é garantia de segurança e resultados.

 

  1. Troque os alimentos de alto índice glicêmico por alimentos de baixo índice glicêmico

 

Alimentos com baixo índice glicêmico são muito importantes porque não permitem que o açúcar no sangue aumente, e por essa razão é considerado uma boa escolha para aqueles que desejam emagrecer, considerado também uma ótima opção para os diabéticos, pois eles ajudam a manter a glicemia controlada.

Devido ao controle de açúcar no sangue, oferecido por esses alimentos, consequentemente se torna um grande auxiliar na perda de peso, por  não estimularem a produção de gordura, permitindo também o aumento da a sensação de saciedade por tempo maior.

Segue alguns exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico:

 

  1. Aumente o consumo de fibras em sua dieta

     Alimentos ricos em fibras são importantes na dieta porque regulam o funcionamento do intestino, diminuindo o tempo de permanência de alimentos no intestino. A recomendação diária de fibras para um adulto saudável é de 25g a 30g.

 

  1. Limpe a dispensa

      Um dos primeiros passos muito importantes antes de fazer a dieta low carb, é realizar uma  limpeza na dispensa e na geladeira, eliminando carboidratos, açúcares e gorduras ruins, que são macarrão, bolos, pães, arroz; iogurtes saborizados, refrigerantes, doces…

 

Ou seja, uma infinidade de produtos de que você ingere todos os dias.  e substitua por alimentos frescos e menos industrializados possíveis, e por proteínas.
Em relação aos doces precisam se substituídos por frutas secas bem doces como as tâmaras, ameixas, uva passa. Uma boa opção é o chocolates com uma quantidade mais concentrada de cacau.

 

  1. Faça uma lista de compra

Depois de limpar a despensa e geladeira é preciso comprar alimentos que serão grandes aliados para uma dieta saudável e eficaz.

Então vamos às compras!

Preparei uma lista com algumas sugestões:

 

 

 

 

            Abacate, Açaí, Acerola, Coco, Ameixa, Caju, Figo,  Morango, Limão, Kiwi, Framboesa, Maracujá, Melancia, Pêssego, Pitanga, Nectarina, Laranja.( As frutas são ricas em nutrientes que são importantes para nossa saúde, como: Minerais, vitaminas e fibras)

 

Rúcula, couve-flor, brócolis, berinjela, abóbora, cenoura, espinafre, beterraba, aipo, escarola, vagem, alho-poró, abobrinha, acelga, couve, alface, tomate cereja, chuchu.

 

batata doce, mandioca, batata baroa, inhame, cará.

 

Azeite, banha de porco, oleaginosas, óleo de coco, abacate.

 

(70% ou 85% cacau ou mais);

 


  1. Cuidados com os alimentos que “parecem” Low Carb

Alguns alimentos podem até parecer compatíveis com a dieta, mas não são, é necessário atenção para começar a dieta low carb.

 

É preciso eliminar da dieta todos os farináceos, como pães e massas integrais que passam a falsa ideia de que são low carb, mas eles não são.

 

Os cereais como feijão, grão de bico, arroz integral, lentilhas entre outros não são considerados low carb, pois eles apresentam grandes quantidades de carboidratos.

 

Cuidados que você precisa saber antes de aderir a dieta Low Carb

É importante antes de aderir a qualquer dieta, entender como ela funciona e qual o seu principal objetivo.  E na Dieta Low Carb não é diferente, ela é uma dieta com um método de alimentação que tem como objetivo diminuir consideravelmente o consumo de carboidratos durante as refeições.

Então vamos entender quais são os tipos de carboidratos, e quais evitar, já que os carboidratos também sabe responsáveis pela energia do nosso corpo. Existem dois tipos de carboidratos, o simples e o complexo. Vamos entender um pouco sobre eles.

Carboidratos simples

Para quem aderir a Dieta Low Carb, esse tipo de carboidrato deve ser evitado a todo o custo, é nele que contém sacarose, frutose e glicose. Por possuir esses elementos eles dificultam o processo de emagrecimento.

 

Alimentos que possuem carboidratos simples em sua composição

 

Como esses alimentos possuem alto teor de carboidratos simples, acabam por aumentar o nível de glicose e açúcar no sangue, e o corpo pode reagir de duas maneiras a essa situação, queimando toda a glicose gerada no sangue ou armazenado nas células em forma de gordura.

O que acontece é que dificilmente o corpo consegue utilizar toda a glicose gerada em energia, então a tendência é ele armazenar em forma de gordura.


Carboidratos complexos


Os carboidratos complexos não são prejudiciais para o processo de emagrecimento, e são indicados a serem incluídos na dieta low carb, isso por que eles possuem em sua composição fibras ao invés de açúcar.

 

 

Estes alimentos possuírem fibras, o sistema digestivo tem mais trabalho para quebrar sua composição, colaborando para a aceleração do metabolismo e o emagrecimento mais eficaz.

Se você gostou do artigo, compartilhe em sua redes sociais. E se ainda tem dúvidas sobre a dieta Low Carb, deixe aqui nos comentário que será um prazer te responder! Você

Sair da versão mobile