Alimentação

Dieta da Sopa: Emagrece mesmo? Veja como fazer!

Já ouviu falar sobre a dieta da sopa? Será que ela emagrece mesmo? Neste artigo vamos desvendar esse mistério e mostrar como você pode perder peso com saúde!

A preocupação com o emagrecimento se popularizou, tornando-se uma questão de estética e de saúde. Há vários tipos de dietas, como do ovo, paleo, dos pontos e outras, mas nem todas funcionam. É preciso estar atento para não cair no efeito sanfona ou investir grande parte de seu tempo e dinheiro em dietas que não te levarão ao seu objetivo: emagrecer com saúde.

Aqui você vai conhecer uma dieta que vai caber no seu bolso, no seu tempo e no seu gosto: a dieta da sopa!

Esta é uma dieta muito conhecida, e é altamente eficaz, sendo indicada para pessoas que precisem perder peso rapidamente. É possível perder 10 kg em apenas uma semana! saiba agora quais são os benefícios e os diversos tipos de sopas que irão te levar a um emagrecimento eficaz e saudável!

Já pensou em ter mais saúde física, e ainda ter os benefícios do emagrecimento? Saiba mais sobre a dieta da sopa!

dieta da sopa

Como fazer a dieta da sopa?

Na dieta da sopa, você substitui o almoço e o jantar por sopas. É recomendável que estas sejam acompanhadas de uma boa variedade de legumes e verduras crus ou cozinhados a vapor, além de frutas, pouca proteína, sucos e chás sem açúcar, para que seu corpo não sinta falta de vitaminas ou minerais e você não enjoe em comer apenas sopas.

No período da dieta é importante evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes ou qualquer tipo de bebida gasosa, frituras, pães ou carboidratos em geral, como massas e arroz. E é aqui que reside o segredo do sucesso da dieta da sopa! Com baixa ingestão de gordura grande consumo de fibras ou corpo queima gordura com mais eficácia! Porém, baixa ingestão de gordura faz com que alguns cuidados sejam tomados. Vejamos quais, a seguir.

Pontos positivos da dieta da sopa

Muitos quesitos podem ser levantados quando feito com responsabilidade a dieta da sopa. Algumas das melhorias através da dieta:

  • Rápida eliminação de peso: com a dieta da sopa você pode eliminar de 7 a 10 quilos por semana.
  • Excelente custo-benefício: Como a dieta consiste basicamente em verduras e legumes de fácil acesso a todas as pessoas, ela é uma dieta acessível a todos.

A dieta da sopa tem pontos negativos?

Nada feito de maneira irresponsável, irá te trazer benefícios a sua vida e saúde. Alguns dos pontos negativos:

  • Dieta pontapé: Esta dieta é considerada uma dieta pontapé para o processo de emagrecimento ou reeducação alimentar, por isso a dieta da sopa deve ser realizada por um período de no máximo 7 dias, podendo retornar a ela após um intervalo de 4 dias, mantendo uma alimentação equilibrada neste intervalo.
  • Sensação de fraqueza: isto pode ocorrer, pois a ingestão de calorias, proteínas e carboidratos é muito baixa, logo não é recomendável que exercício pesados sejam praticados no período da dieta.

Tipos de sopas para dieta

dieta da sopa emagrece

A dieta da sopa foi inventada por pesquisadores da Universidade de São Paulo, a fim de auxiliar o emagrecimento de candidatos à cirurgias do coração, ficando conhecida como a dieta do coração. Seu sucesso foi tamanho que foi incorporada pela população como um todo.

Mas não há apenas esta sopa, também conhecida como dieta da sopa do hospital do coração. Agora iremos conhecer as receitas mais conhecidas e eficazes de sopas para que você tenha uma dieta nutritiva, saborosa e muito eficaz!

Confira algumas dicas de sopas!

Sopa do hospital do coração

Ingredientes

1 berinjela

2 nabos

1 repolho grande

2 tomates

1 aipo pequeno

2 cenouras

2 xícaras de couve picada

2 maços de agrião e cheiro verde

2 pimentões

3 dentes de alho

2 folhas de louro

2 caldos de carne

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo da dieta da sopa

Lave todos os legumes e corte-os em pedaços médios. Pique as folhas de aipo e o cheiro verde. Adicione os ingredientes em uma panela com a água e os temperos. Mantenha em fogo alto até a fervura. Logo após, baixe o fogo e deixe os legumes cozinharem. A sopa já está pronta e pode ser armazenada em geladeira!

Sopa de repolho

1 Batata

1 Cenoura

½ Repolho

2 colheres de sopa de Azeite

Sal a gosto

Modo de preparo

É como a sopa anterior, mas nesta é aconselhável bater tudo no liquidificador.

Gostou das nossas dicas de sopas? Você pode fazer muitas mais e aproveitar para pesquisar receitas de sopas caseiras da sua família! Com certeza será uma oportunidade de incentivar e promover a alimentação saudável.

Fique atento com qualquer tipo de dieta!

É importante ressaltar, a ingestão de sopas deve ser acompanhada por uma alimentação equilibrada e balanceada com alimentos sólidos também, principalmente verduras e legumes, de preferência crus ou cozidos a vapor, isto para evitar complicações como:

  • Alimentação desequilibrada: ingestão de alimentos sólidos evita a não sensação de saciedade. Ao mastigar, o cérebro recebe a informação de que você está se alimentando e libera substâncias que dá a sensação de que você está satisfeito. Como esta dieta tem como principal fonte de alimentação a sopa, caso estas não sejam acompanhadas de alimentos sólidos, não haverá mastigação e, por isso, sensação de saciedade, levando você a comer mais do que o necessário.
  • Problemas intestinais, como prisão de ventre: as fibras são auxiliares importantes para o bom funcionamento do intestino. Como em sopas os legumes e verduras são cozinhados, muitos perdem suas vitaminas, minerais e fibras perdendo sua força. Por isso, é importante comê-los também crus ou cozinhados a vapor para que o corpo adquira toda sua potência e ajude ao sistema digestivo funcionar muito bem auxiliando no emagrecimento com saúde.

Tornou-se evidente que a dieta da sopa funciona muito bem. A substituição das refeições de almoço e jantar por sopa é uma excelente maneira de perder peso com saúde. Não exagere e nem pratique excessos. Acrescente e coma legumes Crus ou feitos no vapor, ajudará a não ser desperdiçado as vitaminas contidas nos alimentos, para além de seu cérebro produzir sacies ao modo que você mastiga.

Também já falamos aqui no blog sobre:

Por fim, adoramos te ajudar com este guia completo sobre a dieta da sopa, mas sinalizamos que nada substitui a indicação de profissionais qualificados, por isso é de extrema importância a consulta com médicos, nutricionistas e nutrólogos que irão te indicar a melhor sopa e o cardápio mais adequado para seu organismo e estilo de vida, te levando a um emagrecimento efetivo e saudável!

Quer saber como manter uma vida saudável? Leia os nossos outros conteúdos, e qualquer dúvida, fale conosco que iremos te ajudar!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.