Bem-Estar

O que é Fascite Plantar? Sintomas e Tratamento 2024

Rate this post

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Envolve inflamação de uma faixa espessa de tecido que atravessa a parte inferior do pé e conecta o osso do calcanhar aos dedos dos pés. A fascite plantar é uma das queixas ortopédicas mais comuns. Seus ligamentos de fáscia plantar experimentam muito desgaste em sua vida diária. Muita pressão nos pés pode danificar ou rasgar os ligamentos; a fáscia plantar fica inflamada e a inflamação causa dor e rigidez no calcanhar.

A fascite plantar geralmente causa dor aguda que geralmente ocorre com seus primeiros passos pela manhã. Conforme você se levanta e se movimenta mais, a dor diminui, mas pode retornar após longos períodos em pé ou depois de levantar da posição sentada. Veja mais sobre a fascite plantar!

O Que é Fascite Plantar Sintomas E Tratamento

Causas de Fascite Plantar:

Várias coisas podem contribuir para a fascite plantar. Seu risco pode aumenta se você:

  •   Usa sapatos desgastados com sola fina
  •   Tem pés chatos ou um arco muito alto
  •   Muitas vezes usam sapatos de salto alto
  •   Têm tendões de Aquiles tensos ou “cordões de calcanhar”
  •   Ter uma posição incomum de pé

Outras Causas:

Você corre um grande risco de desenvolver fascite plantar se estiver com sobrepeso ou obesidade. Isso se deve ao aumento da pressão nos ligamentos da fáscia plantar, especialmente se você tiver ganho de peso súbito. As mulheres que estão grávidas muitas vezes experimentam ataques de fascite plantar, particularmente durante o final da gravidez. Se você é um corredor de longa distância, é mais provável que você desenvolva esse problema. Você também corre risco se tiver um trabalho muito ativo que envolve estar sempre de pé.

Homens e mulheres ativos entre as idades de 40 e 70 anos correm o maior risco de desenvolver fascite plantar. Também é ligeiramente mais comum em mulheres que em homens. Se você tiver problemas estruturais nos pés, como arcos muito altos ou pés muito chatos, pode desenvolver fascite plantar. Simplesmente usar sapatos com solas macias e um suporte de arco fraco também pode resultar em fascite plantar.

Fascite Plantar

Sintomas

A fascite plantar normalmente causa uma dor aguda na parte inferior do pé, perto do calcanhar. A dor geralmente é a pior com os primeiros passos após o despertar, embora também possa ser desencadeada por longos períodos em pé ou levantando-se da posição sentada. A dor é geralmente pior após o exercício, não durante o mesmo.

A queixa principal das pessoas com fascite plantar é:

  • Dor na parte inferior do calcanhar
  • Dor na área inferior do meio do pé
  • Geralmente afeta apenas um pé, mas pode afetar os dois pés
  • Algumas pessoas descrevem a dor como monótona, enquanto outras experimentam uma dor aguda
  • Algumas pessoas sentem uma queimação ou dor na parte inferior do pé que se estende para fora do calcanhar.
  • A dor é geralmente pior de manhã quando você dá os primeiros passos para sair da cama, ou se está sentado ou deitado há algum tempo
  • Subir escadas pode ser muito difícil devido à rigidez do calcanhar
  • Após atividade prolongada, a dor pode aumentar devido ao aumento da inflamação (a dor geralmente não é sentida durante a atividade, mas sim logo após a parada).

Dor No Calcanhar

Fatores de risco

Embora a fascite plantar possa surgir sem uma causa óbvia, os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver fascite plantar incluem:

  • Fascite plantar é mais comum entre as idades de 40 e 60 anos.
  • Certos tipos de exercícios e atividades que exercem muito estresse sobre o calcanhar e o tecido associado – como corridas de longa distância, dança de balé e dança aeróbica – podem contribuir para um início mais precoce da fascite plantar.
  • Ter um arco alto ou até mesmo ter um padrão anormal de caminhada pode afetar a maneira como o peso é distribuído quando você está em pé e colocar mais pressão sobre a fáscia plantar.

Tratamento para Fascite Plantar:

A maioria das pessoas com fascite plantar recupera-se com tratamentos que incluem repouso, congelamento da área dolorida e alongamento, em vários meses, entre outros.

Medicamentos:

Analgésicos como o ibuprofeno e naproxeno sódico podem aliviar a dor e a inflamação associadas à fascite plantar.

Terapias:

Exercícios de alongamento e fortalecimento ou uso de dispositivos especializados podem proporcionar alívio dos sintomas. Esses incluem:

  • Fisioterapia: Um fisioterapeuta pode instruí-lo em uma série de exercícios para alongar a fáscia plantar e o tendão de Aquiles e para fortalecer os músculos da perna, que estabilizam o tornozelo e o calcanhar. Um terapeuta também pode ensiná-lo a aplicar a fita esportiva para apoiar a parte inferior do pé.
  • Talas de noite: Seu fisioterapeuta ou médico pode recomendar que você use uma tala que se estende a sua panturrilha e o arco do seu pé enquanto você dorme. Isso mantém a fáscia plantar e o tendão de Aquiles em uma posição alongada durante a noite e facilita o alongamento.
  • Órteses: O seu médico pode prescrever suportes de órteses prontos para uso para ajudar a distribuir a pressão para os pés de maneira mais uniforme.

Procedimentos cirúrgicos ou outros:

Quando medidas mais conservadoras não estiverem funcionando após vários meses, seu médico pode recomendar:

  • Injeções: Injetar um tipo de medicação esteróide na área sensível pode proporcionar alívio temporário da dor. Múltiplas injeções não são recomendadas porque podem enfraquecer sua fáscia plantar e possivelmente causar sua ruptura. Mais recentemente, o plasma rico em plaquetas tem sido utilizado, sob orientação ultrassonográfica, para proporcionar alívio da dor com menor risco de ruptura tecidual.
  • Terapia por ondas de choque extracorpórea: Neste procedimento, as ondas sonoras são direcionadas para a área da dor no calcanhar para estimular a cicatrização. É geralmente usado para fascite plantar crônica que não respondeu a tratamentos mais conservadores. Este procedimento pode causar hematomas, inchaço, dor, dormência ou formigamento.
  • Procedimento Tenex: Este procedimento minimamente invasivo remove o tecido cicatricial da fascite plantar sem cirurgia.
  • Cirurgia: Poucas pessoas precisam de cirurgia para separar a fáscia plantar do osso do calcanhar. Geralmente, é uma opção apenas quando a dor é grave e tudo o mais falha. Os efeitos colaterais incluem um enfraquecimento do arco no seu pé.

Estilo de vida e remédios caseiros:

Para reduzir a dor da fascite plantar, tente estas dicas de prevenção:

  • Mantenha um peso saudável: Perder peso se você estiver com sobrepeso ou obeso para minimizar o estresse em sua fáscia plantar.
  • Escolha sapatos de apoio: Evite saltos altos. Compre sapatos com calcanhar baixo a moderado, bom suporte de arco e absorção de choque. Não ande descalço, especialmente em superfícies duras.
  • Não use sapatos esportivos desgastados: Substitua seus velhos calçados esportivos antes que eles parem de apoiar e amortecer seus pés.
  • Mude seu esporte: Tente um esporte de baixo impacto, como nadar ou andar de bicicleta, em vez de caminhar ou correr.
  • Aplique gelo: Mantenha uma bolsa de gelo coberta por tecido sobre a área de dor por 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes por dia ou após a atividade. Experimente a massagem com gelo. A massagem regular com gelo pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
  • Estique seus arcos: Exercícios caseiros simples podem esticar a fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Veja Também

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso dos tratamentos para fascite plantar, consulte o médico e nutricionista, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso.

Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.