Liraglutida é um similar do hormônio GLP-1, com ação fortalecedora sobre seus receptores. Este medicamento age auxiliando no tratamento de pacientes com diabete mellitus tipo 2 que não tenham obtido adequado controle glicêmico com outras medidas.
Este medicamento tem como uma de suas finalidades, a diminuição do apetite. Assim sendo, o emagrecimento em pessoas que estão em uso do medicamento deu início ao interesse de indivíduos sem diabetes, que passaram a usar o fármaco como emagrecedor. Portanto, diante disso iremos mostrar a utilidades e consequências no uso da liraglutida como emagrecedor em pacientes sem diabetes e com diabetes.
Vale lembrar que também já falamos sobre a Victoza e a Saxenda aqui no blog.
Composição:
Cada mL contém:
6,0 mg de liraglutida.
Fórmula: Propilenoglicol, fosfato de sódio dibásico di-hidratado, fenol, ácido clorhídrico (ajuste de pH), hidróxido de sódio (ajuste de pH) e água para injetáveis.
Como este medicamento atua?
Primeiramente, o organismo restringe o peso do corpo por meio de uma convergência entre elementos. No meio desses elementos se evidencia o GLP-1. Essa substância reduz a atividade do estômago e intestino e deste modo, dando uma sensação de saciedade.
O Liraglutide age não somente no GLP-1, ele também desenvolve um papel na expulsão de insulina, colocando a glicose do sangue para dentro da célula. No diabético, bem como em pessoas que estão acima do peso, a insulina tem um impedimento na hora de agir. Portanto, esse fármaco chamado Liraglutida age não somente no aumento da quantidade de insulina, como também diminui o grau do hormônio glucagon que entra em atrito com a insulina impedindo sua ação.
- Perda de peso- O fármaco age em uma ação direta no intestino delgado, reduzindo os movimentos de contração, e aumentando assim o tempo de digestão, favorecendo a sensação de saciedade.
- Para diabéticos- Este medicamento aos entrar na corrente sanguínea, vai direto para o pâncreas onde estimula a produção de insulina.
Benéficos- Em que este medicamento auxilia?
A liraglutida trata-se de um medicamento para o tratamento do diabetes que além de exercer o controle glicêmico possui efeito sobre a redução de peso, demonstrando potencial para ser um fármaco eficaz no tratamento da obesidade.
- Regula os níveis da glicose (agindo beneficamente nas fisiopatologias do diabetes)
- Controla o peso corporal
- Benefícios cardiovasculares
Os efeitos de saciedade do GLP-1 sobre o Sistema Nervoso Central aumenta a concentração de GLP-1, diminuindo a ingestão de alimentos. O mecanismo responsável pela redução de peso da Liraglutida se dá através de duas formas, seu efeito no cérebro e efeitos no trato gastrointestinal. Em um estudo realizado por FARIA a Liraglutida foi testada como adjuvante no tratamento da obesidade em indivíduos obesos que não possuem DM2. Este estudo teve a participação de 564 pacientes que receberam liraglutida uma vez ao dia nas doses de 1,2 mg, 1,8 mg, 2,4 mg e 3,0 mg.
Concluiu-se que a perda de peso em obesos não portadores de diabetes foi razoável, tendo grande incidência de náuseas no grupo submetido ao tratamento. A liraglutida então serve de opção para obesos com DM2, sendo uma alternativa para obesos não diabéticos, principalmente para aqueles que possuem alguma contraindicação ou intolerância a outros medicamentos
Uso no Emagrecimento:
Sim, esse medicamento ajuda no emagrecimento. Ele diminui a motilidade gástrica, ou seja, aumenta a sensação de saciedade com uma quantidade muito menor de alimento – e age diretamente no hipotálamo, nos centros que controlam o mecanismo de fome e saciedade.
Liraglutida- Como usar?
Liraglutida (substância ativa) é administrado uma vez ao dia a qualquer horário, independentemente das refeições. Deve ser injetado por via subcutânea no abdome, coxa ou parte superior do braço. O local de injeção e o horário podem ser alterados sem ajuste da dose.
Liraglutida (substância ativa) não deve ser administrado por via intravenosa ou intramuscular.
Se uma dose for esquecida, o esquema de dose uma vez ao dia deve ser retomado conforme prescrito na próxima dose programada. Uma dose adicional ou aumento na dose não deve ser feito para compensar a dose esquecida.
As instruções de uso do sistema de aplicação Liraglutida (substância ativa) encontram-se ao final desta bula.
Quanto tempo é iniciado os efeitos do Liraglutida:
O tratamento com Liraglutida (substância ativa) deve ser avaliado após pelo menos três meses na dose de 3,0 mg/dia para avaliar os efeitos do tratamento.
O tratamento com Liraglutida (substância ativa) deve ser descontinuado após 12 semanas de tratamento na dose de 3.0 mg/dia se o paciente não apresentar perda ponderal ≥ 5% do peso inicial. A necessidade de continuar com o tratamento deve ser reavaliada anualmente.
Contra-indicações do medicamento- Riscos
Durante o tratamento com liraglutida, efeitos adversos foram apresentados:
- Diarréia
- Náuseas
- Vômitos
- Distúrbios cardíacos
- Infecções
- Neoplasias
- Doenças gastrointestinais
veja também:
- Paroxetina para Ejaculação Precoce: Funciona mesmo? Saiba tudo!
- Canela de Velho: Contra-Indicações, Benefícios e Como Tomar
- DermClear Funciona mesmo? Bula, composição e Onde Comprar
Preços:
Para adquirir o Liraglutida é imprescindível mostrar a receita médica, pois somente o médico saberá a quantidade correta a ser usada. Os preços variam de acordo com marcas, drogarias e farmácias entre: R$ 50 a R$ 500.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. E caso queira fazer o uso da Liraglutida, consulte o nutricionista e converse sobre este medicamento, ele irá avaliar se é ideal para o seu caso e orientar em todo o processo de consumo.
Você também pode ficar por dentro de muitas dicas e conteúdos sobre saúde, dieta, suplementos, emagrecimento e bem-estar, é só dar uma olhada nos outros artigos pelo blog. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e deixe sua mensagem, será um prazer te ajudar!