Alimentação

Dicas para acertar no ponto de carnes e massas ao usar o forno

5/5 - (1 voto)

A principal dica é apostar em temperaturas médias e prestar atenção no tipo de carne ou massa escolhido.

Carnes e massas fazem parte de muitos almoços e jantares. Seja para você ou para a família, é essencial acertar o ponto de preparo. No método clássico de preparo, isso pode ser mais fácil, especialmente se você usa fogão a gás. Porém, no forno elétrico, o preparo exige alguns truques e pontos de atenção para atingir o resultado desejado.

Ainda assim, não é uma questão impossível, e o principal segredo é nunca deixar a cozinha enquanto faz seus preparos. Quer dicas para nunca mais errar no ponto de carnes e massas? Confira a seguir!

Truques para acertar o ponto das carnes

Se você é um apaixonado por carnes, vai querer se arriscar no preparo não apenas na churrasqueira, mas também no forno. Veja quais truques são essenciais para atingir o ponto certo:

Use um termômetro de carne

Um dos truques mais eficazes para garantir que a carne atinja o ponto desejado é o uso de um termômetro para este fim. Ele permite medir a temperatura interna da carne, ajudando a evitar que ela fique passada ou mal cozida.

O termômetro deve ser inserido na parte mais grossa, sem tocar ossos ou gordura, para garantir uma leitura precisa. Assim, você terá certeza de que a carne está no ponto certo, sem a necessidade de ficar abrindo o forno e verificando constantemente.

Sele antes de ir ao forno

Aqueça uma frigideira e sele a carne antes de levá-la ao forno. Não precisa de azeite, pois a ideia é apenas facilitar o preparo quando você colocar para assar. Essa técnica é muito útil caso as peças sejam mais grossas, como filé mignon, costela ou peito de frango, pois ajuda a cozinhar de maneira uniforme.

Ao selar a carne, você cria uma crosta dourada e saborosa que preserva a  umidade interna. Isso também contribui para o sabor, já que os sucos da carne se mantêm enquanto ela termina de assar no forno.

Preste atenção na temperatura do forno

O forno precisa estar na temperatura certa para cada tipo de carne. Não adianta querer adiantar o preparo aumentando o fogo, pois a única coisa que você irá conseguir com isso é queimá-la ou deixá-la mais seca.

Para evitar erros, aposte sempre no fogo médio, entre 180°C e 200°C, exceto se o preparo exigir uma temperatura mais alta ou mais baixa. Esses detalhes você encontra na receita ou na embalagem.

Dicas para nunca mais errar nas massas

As massas costumam ter um preparo mais fácil; no entanto, mesmo seguindo toda a receita, você deve adotar alguns cuidados, como:

Escolha a massa certa

Nem toda massa se adapta bem ao cozimento no forno. Massas curtas e com formato que retém molho, como penne, rigatoni ou conchiglioni, são ideais porque absorvem melhor os sabores e não ficam ressecadas.

Se optar por massas longas, como espaguete ou fettuccine, é fundamental garantir um molho bem úmido para evitar que fiquem secas e quebradiças durante o cozimento.

Controle quantidades de molho e queijo

O molho e o queijo fazem toda a diferença em um preparo de massas no forno. Veja se você colocou a quantidade certa para deixar a massa leve.

O ideal é garantir que toda a massa esteja bem envolvida no molho, mas sem exageros, principalmente se a receita levar ingredientes como creme de leite ou bechamel, que engrossam no forno.

Acompanhe o tempo e temperatura

Assim como acontece com as carnes, você precisa acompanhar o cozimento da sua massa no forno. Aposte em temperatura média, entre 180°C e 200°C, e fique por perto para acompanhar o processo.

Apostou em uma receita pré-cozida? Diminua o tempo de forno para 20 a 30 minutos, já que o objetivo é só gratinar e incorporar os sabores.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.